Julho no Arquivo e Biblioteca
|
|
DRABM apresenta projeto: Cinema no Arquivo
No passado dia 4 de julho foi divulgado o novo projeto do Arquivo e Biblioteca da Madeira, dedicado à promoção do Cinema. Na ocasião foi apresentada a iniciativa e visionadas quatro curtas-metragens dos anos 1920 e 1930, rodadas na Madeira, ou dizendo respeito à Região, que estão disponíveis na Cinemateca Digital. Seguiu-se uma conversa com Paulo Miguel Rodrigues sobre "Património Fílmico e a História da Madeira", partindo da visualização das quatro curtas-metragens. No final de setembro está agendada uma nova sessão.
Além da projeção de filmes, com uma programação regular a partir de setembro, o projeto visa a desmaterialização do acervo fílmico histórico sob custódia do ABM e uma campanha de prospeção e angariação de filmes “madeirenses” dispersos na comunidade local, na diáspora ou no estrangeiro. Prevê ainda a implementação de uma filmoteca, a dinamização da atual mediateca do ABM (sala de leitura geral) e o crescimento do catálogo fílmico e cinematográfico da instituição. O Cinema no Arquivo tem como objetivos a salvaguarda, promoção e divulgação do património fílmico regional e a promoção da literacia fílmica junto de públicos geracionalmente diferenciados, assim como a facilitação da produção de conhecimento e investigação a partir dos suportes fílmicos e ainda a implementação de lógicas de criação, ou produção cultural a partir dos suportes fílmicos.
As sessões a promover serão gratuitas e abertas ao público em geral, sendo que beneficiarão as parcerias com as escolas da Região, ou os clubes de cinema (escolares e não só).
Primeira sessão Cinema no Arquivo: acesso às curtas-metragens disponíveis na Cinemateca Digital
1927 - Na Ilha da Madeira - Inauguração do Monumento Memorial da Paz Erigido na Fonte da Telha ao Terreiro da Luta: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=22686&type=Video&fbclid=IwAR18kyEbsEWkMfePwAgmvZAJ97RPuys5QvhGvYHIL5LoXtJb1STWpYCy5ts
1936 - Ano X da Revolução Nacional - Comemoração do 28 de Maio no Funchal: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=25690&type=Video&fbclid=IwAR3Hybf1W5GktLvsIyM8qM-eCdzTOpV7-Sb2zVlEvPycsteZ_vitCkhXwx4
1937 (?) - Tosquias de Ovelhas no Paúl da Serra - Ilha da Madeira: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=9796&type=Video&fbclid=IwAR0kunWELOvPM7imPLWJVX_cXN6VVeLJoreyx7YVQ36zYZUEvxcviUCnep4
1938 - A Extraordinária Aventura do Zéca: http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=14573&type=Video&fbclid=IwAR0Qwl623PzbZ4PA-bWEbNqoprsIg7NdbZcemJOB4uIZKEuqtjuVIeS_kSg
|
|
Empréstimo de Manuais Escolares 2022/2023
A partir de 11 de julho, os alunos com cartão de leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira poderão dirigir-se ao edifício do ABM para requisitar manuais escolares para o próximo ano letivo, através do serviço de empréstimo escolar.
Este ano, o empréstimo de manuais escolares será feito apenas de forma presencial, no balcão de atendimento do piso 0. Estão disponíveis para empréstimo cerca de 900 manuais: do 1.º ciclo, ensino básico, secundário e profissional.
Para mais informações e acesso ao regulamento, consulte a nossa página institucional.
|
|
Projeto: Fica ON nas Férias - Aprende, Estuda e Brinca na Biblioteca
Nos meses de julho e agosto, os alunos de 1.º ciclo, com cartão de leitor do Arquivo e Biblioteca, podem usufruir de atividades de apoio ao estudo na biblioteca. As sessões têm a duração de 2 horas, e são complementadas com atividades de origami, recortes e jogos lúdico-pedagógicos.
Esta é uma atividade gratuita, destinada a grupos pequenos, acompanhados por uma professora. Está disponível mediante inscrição presencialmente, ou pelo telefone, na Sala Infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca.
|
|
Divulgação de novo lote de 150 imagens do fundo Perestrellos Photographos
A DRABM disponibiliza, na plataforma de pesquisa de arquivos, um novo lote de 150 imagens do fundo Perestrellos Photographos, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s. Este conjunto inclui imagens do naufrágio do barco Carreireiro Maria Cristina ocorrido em 1961, e da I Feira do Gado, no concelho do Porto Moniz, em 1956. Constam ainda, nesta plataforma, algumas imagens de bombas de gasolina e gasóleo, do Hotel do Porto Santo, da Fábrica de Lacticínios ILMA e de diversas paisagens dos concelhos do Funchal, de Câmara de Lobos, do Porto Moniz, do Porto Santo e de Santa Cruz.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.
|
|
Divulgação de obras em Domínio Público: Genipro de Eça d'Almeida, 1878-1945
Mensalmente, o Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) divulga, junto dos seus leitores, uma seleção de diferentes autores e obras em domínio público. Em julho damos destaque à colonização portuguesa através de uma monografia de Genipro de Eça d’Almeida, uma proposta da biblioteca particular da Família Pereira de Gouveia, integrada no acervo bibliográfico da DRABM em 2017. Uma obra, pelas palavras do próprio capitão Eça D’Almeida, que nos descreve a história política de Portugal, com foco no processo da colonização português de Angola e Moçambique, como também as condições sociais, políticas e económicas destas mesmas colónias.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na biblioteca da DRABM ou em formato digital através do catálogo bibliográfico da DRABM e na RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
|
|
Calendário de atividades infantojuvenil: julho a setembro
Este verão há muitas novidades para os nossos pequenos leitores. Acompanhe o calendário e participe nas sessões e atividades que preparamos para si. Recordamos que os ateliês de verão estão sujeitos a inscrição.
|
|
Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira
Formação Tratamento Documental: Abordagem Técnica
Formação Indexação de Assuntos em Bibliotecas
Decorreu, no mês de junho, na sala de formação da Direção Regional de Informática, a ação de formação: Tratamento Documental: Abordagem Técnica. Na primeira semana de julho, no auditório do Arquivo e Biblioteca, foi dinamizada a ação Indexação de Assuntos em Bibliotecas.
Estas formações foram dirigidas aos profissionais da Rede Regional de Bibliotecas Públicas e cooperantes do Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Madeira e incidiram sobre as normas e os instrumentos disponíveis para o tratamento biblioteconómico, a promoção do acesso e a recuperação da informação em bibliotecas. As ações foram orientada pelas bibliotecárias do ABM, Patrícia Velosa e Silvia Patarelo.
|
|
Bibliotecas particulares no Arquivo e Biblioteca
Biblioteca Eng.º Rui Vieira
A DRABM através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas divulga a Biblioteca Eng.º Rui Vieira adquirida, por doação, em 2019.
A biblioteca pessoal do Eng.º Rui Vieira é constituída por 529 espécies bibliográficas e inclui um conjunto de livros nos domínios da sanidade vegetal, horticultura, fruticultura, floricultura e viticultura.
Acesso à Biblioteca
No âmbito profissional e dentro das matérias do seu interesse, o Eng.º Rui Vieira escreveu e publicou vários livros que integram a coleção de fundo local, dos quais podemos destacar: 1951, 1952, 1953, 1954, 1955, 1959, 1962, 1974.
Exploração virtual do acervo do Eng.º Rui Vieira
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros - junho
Arquivo do Cartório Notarial do Porto Moniz
Incorporação de documentação proveniente da Conservatória do Registo Civil, Predial e Cartório Notarial de Porto Moniz. Inclui livros e maços de documentos para escrituras, livros de registo de escrituras, livros de testamentos.
Dimensão: 53 unidades de instalação (45 livros, 7 pastas e 1 maço)
Datas extremas: 1900-1993;
Arquivo da Associação Artística de Educação pela Arte na Madeira
Doação de documentação produzida e recebida pela extinta Associação Artística de Educação pela Arte na Madeira. A doação foi efetuada pela sua fundadora, Teresa Norton Dias. O arquivo inclui correspondência, atas de reuniões dos seus corpos sociais, fotografias e vídeos de espetáculos.
Dimensão: 18 unidades de instalação (16 pastas e 2 caixas)
Datas extremas: 2002-2009;
Arquivo privado de Teresa Norton Dias
Doação da documentação produzida e recebida por Teresa Norton Dias, na qualidade de diretora artística da Companhia de Bailado da Madeira. Inclui correspondência, fotografias e vídeos de espetáculos.
Dimensão: 5 unidades de instalação (4 pastas e 1 caixa)
Datas extremas: 2000-2002;
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas por Christine Escallier.
Total: 137 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|