Comemorações do bicentenário da Igreja Inglesa do Funchal: ABM disponibiliza acesso a 20 mil réplicas digitais de documentos do arquivo histórico desta Igreja Anglicana, datados a partir de 1802

O arquivo histórico da Igreja Inglesa do Funchal (Holy Trinity Church – HTC), depositado no Arquivo e Biblioteca da Madeira, desde 2021, é constituído por documentação datada entre 1802 e 2018, num total de 377 unidades de instalação (livros, pastas e documentação avulsa).

O ABM inicia a divulgação deste arquivo na sua plataforma de descrição de arquivo, com um primeiro lote, constituído por 76 registos descritivos e cerca de 20 mil imagens de documentos que remontam ao ano de 1802.

Este arquivo reúne documentação no âmbito da ação pastoral, administrativa, financeira, patrimonial e da gestão quotidiana da HTC. Destaque para os livros de registo de batismos, casamentos e óbitos celebrados na referida igreja, bem como para os livros de sepultamentos realizados no cemitério inglês. Assumem particular importância os livros de atas e deliberações de reuniões gerais de residentes britânicos, as pastas de correspondência recebida e expedida, onde se incluem as missivas estabelecidas com os cônsules ingleses na Madeira, documentos relativos à famosa disputa do Reverendo Lowe, catálogos dos livros pertencentes à biblioteca da Igreja, plantas, mapas com a localização da igreja e cemitério inglês na cidade do Funchal, entre outros.

A disponibilização deste arquivo, predominantemente constituído por documentos redigidos na língua inglesa, e singular na sua organização e conteúdo documental, representa um ativo bastante relevante para o conhecimento – ainda incipiente – da importante história da comunidade britânica na Madeira.

Mapa de parte da cidade do Funchal, mostrando a posição da Igreja Inglesa.

A legenda revela a posição geográfica da Igreja Inglesa e respetivo cemitério, face à localização dos principais hotéis e consulado britânico. Ano: Cerca de 1925. Dimensões: 382 x 3357 mm. Em depósito no ABM. HTC, n.º 63.
Disponível na plataforma de descrição arquivística do ABM.