Exposição “O Bordado Madeira e o Vestuário: Um Périplo por Arquivos, Documentos e Representações”

CEHA-AV | abril a setembro

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), inaugura no dia 03 de abril, pelas 17:00, na sala de exposições do CEHA-AV (rua das Mercês, n.º 8), o a exposição  O Bordado Madeira e o Vestuário: Um Périplo por Arquivos, Documentos e Representações”.

A exposição, com curadoria interna de Martinho Mendes, tem como ponto de partida a integração de duas realidades documentais e informativa e propõe uma visão abrangente do bordado Madeira enquanto objeto de estudo histórico, com especial ênfase na sua relação com o vestuário ao longo das épocas.

Por um lado, destaca-se o arquivo da extinta casa de bordados João Eduardo de Sousa, Lda., recolhido pelo CEHA-AV em 2019 e atualmente em processo de tratamento arquivístico.
Por outro lado, visa-se explorar o conteúdo de quatro catálogos da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, que estão no prelo e têm os títulos: “O Bordado: Manufactura e Mercado (primeira metade do século XX)”; “O Bordado na Sociedade (de finais do século XIX até meados do século XX)”; “Vestuário (segunda metade do século XIX e início do século XX)”; e “Vestuário (entre 1920 e a década de 1940)”. Os catálogos tiveram por principais autoras Maria Cristina Martins (volumes sobre o bordado) e Odete Souto (volumes acerca do vestuário).

Desenho original de um ramo de cravos para bordado Madeira, aplicado a uma peça de vestuário, datado de entre 1961 e 1970. Reprodução digital de documento do arquivo da Casa de Bordados João Eduardo de Sousa, Lda., depositado no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, em processo de tratamento arquivístico.

Acrescem ainda materiais de diversa ordem que foram amavelmente cedidos pelas seguintes personalidades e instituições: Clara Leça, David Oliveira, Helena Araújo, Henrique Teixeira, Hugo Santos, Isabel Santa Clara, P.e José Martins Júnior, Manuela Aranha, Martinho Mendes, Rui Camacho, Sara Gomes e D. Teodoro de Faria; Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira, Museu de Arte Sacra do Funchal, Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, Núcleo Museológico Mary Jane Wilson e Paróquia de São Pedro – Ribeira Seca.

A exposição estará aberta ao público, sendo de acesso gratuito, até 13 de setembro de 2024.