Apresentação da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 6

26 de março

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresenta no dia 26 de março, pelas 17:00, no auditório do CEHA-AV (rua das Mercês, n.º 8), o n.º 6 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.
À semelhança dos anteriores, este número, respeitante ao corrente ano de 2024, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito. A revista continua a cumprir elevados padrões de qualidade científica e, desta feita, conta com 17 artigos, frutos da colaboração de vários autores, que ficam para a posteridade como alicerces robustos da sempiterna edificação do conhecimento – sobre a Madeira, as Ilhas Atlânticas, o Atlântico e a Globalização.

A partir deste número, a revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, passa a estar indexada e referenciada nas seguintes bases de dados internacionais de publicações periódicas científicas: Dialnet; RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal; e Open Academic Journals Index.

Capa: Reprodução fotográfica (por Gregório Cunha) de uma pintura (óleo sobre tela) de Élia Pimenta, sem título e sem data. Coleção do MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.