Apresentação

O Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património CulturalMadeira, resulta da parceria entre a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a Direção Regional da Cultura da Madeira, organizado pela respetiva Direção de Serviços de Conservação e Restauro e Direção de Serviços de Museus e Centros Culturais, esta através da Casa-Museu Frederico de Freitas. 

A partir do papel do conservador-restaurador, o Encontro tem como principal objetivo fomentar o conhecimento e o debate de temas associados à disciplina de Conservação e Restauro, entre os profissionais de instituições culturais (museus, centros culturais, núcleos museológicos, arquivos, bibliotecas, etc.), cuja missão é a salvaguarda, a preservação, a conservação e a valorização do Património Cultural Regional.

A iniciativa pretende, assim, potenciar a investigação e o estudo na área, possibilitando o contacto direto com investigadores nacionais e internacionais, e deste modo estabelecer futuras redes de trabalho; como também capacitar as equipas de profissionais das instituições culturais regionais através da aquisição de novas competências e atualização de conhecimentos técnicos. 

Este projeto, de carácter anual e de estrutura adaptável mediante o tema de cada edição, neste ano de 2023, é dedicado ao tema “A limpeza na conservação e restauro”. Associa-se à empresa 20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea, com larga experiência na organização de masterclasses, para a realização na Madeira de 2 workshops, contando com os professores Andrea Del Bianco e Augusto Giufreddi da Universidade de Bolonha, como formadores.

O programa é dedicado aos profissionais da área da conservação e restauro no âmbito da sua formação contínua, para atualização dos métodos e materiais aplicados nos processos de limpeza em intervenções de conservação e restauro.


Público-alvo

 Profissionais com formação superior em conservação e restauro comprovada, mediante certificado de habilitações.

 Profissionais com formação técnico-profissional em conservação e restauro comprovada, mediante certificado de habilitações.


Condições de participação/inscrição

 Apenas serão aceites inscrições de profissionais com formação superior ou técnico-profissional em conservação e restauro.

– Após inscrição deverá enviar para o email er.crpc@madeira.gov.pt, o comprovativo de formação exigido (certificado de habilitações). A sua inscrição só será confirmada pela organização, após a receção do documento e respetiva validação.

 Para ter direito ao certificado de participação, o inscrito deverá assistir à totalidade das horas definidas para cada um dos workshops. Deverá assinar a folha de presença que será disponibilizada no final de cada dia.

– O número limite de inscritos é condicionado ao número de vagas disponíveis, 20 por workshop.


Detalhes do Evento 

Data(s): 17, 18 e 19 de outubro 2023

Horário: 09h00 às 18h00

Local: Laboratório de Conservação e Restauro do Arquivo e Biblioteca, Funchal

Preço: Gratuito

Workshop 1: PVA-Borax na limpeza de superfícies sensíveis 

17 e 18 de out. | 9h00 à 13h e 14h00 – 18h00

Workshop 2: Limpeza de suportes em papel 

19 de out. | 9h00 à 13h e 14h00 – 18h00


Inscrição obrigatória

Datas: 04 a 10 de outubro 2023

Nº de inscritos limitado às vagas existentes (20 por workshop)

Contactos

er.crpc@madeira.gov.pt


Cartel ERCRPC 2023

Formato do Encontro

– Workshops teórico-práticos, presenciais.


Programa

Workshop 1: PVA-Borax na limpeza de superfícies sensíveis 

Formadores: Andrea del Bianco e Augusto Giuffredi 

Dias 17 e 18 de out. | 9h00  13h00 e 14h00  18h00 

Workshop 2: Limpeza de suportes em papel 

Formador: Andrea del Bianco

Dia 19 de out. | 9h00  13h00 e 14h00  18h00 

Organização

Secretaria Regional de Turismo e Cultura 

Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira | Direção de Serviços de Conservação e Restauro

Direção Regional da Cultura | Direção de Serviços de Museus e Centros Culturais | Casa-Museu Frederico de Freitas

20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea