Cinema no Arquivo” apresenta o filme Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo

A DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira (CEHA-AV), promove mais uma sessão do projeto “Cinema no Arquivo”, seguida de conversa com Marco Teles e Filipe dos Santos. O filme a exibir será Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo (2011). A sessão é aberta ao público e decorrerá no dia 28 de outubro, às 17h00, no auditório do CEHA-AV.
Realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes, o documentário Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo estreou em 2011, por ocasião do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997), retratando a vida e a obra ímpares do geógrafo português de maior projeção no panorama científico internacional no século XX, que marcou sucessivas gerações – até hoje.

Marco Teles é geógrafo e docente, presidente da Associação Insular de Geografia e mestre em Gestão do Território, com a dissertação Câmara de Lobos: estudo das potencialidades de desenvolvimento e promoção turística do concelho, de 2013, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Filipe dos Santos é diretor de Serviços do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira e mestre em Estudos Locais e Regionais, com a dissertação O Sal na Ilha da Madeira na Segunda Metade de Setecentos – Penúria, Poder e Abastecimento, de 2009, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.