DRABM promove Seminário Da Escrita de Si à História: Uma Reflexão Sobre os Desafios e as Potencialidades das Narrativas de Testemunho

No próximo dia 20 de outubro de 2022, entre as 14h00 e as 18h00, a DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), acolhe o Seminário «Da Escrita de Si à História: Uma Reflexão Sobre os Desafios e as Potencialidades das Narrativas de Testemunho». Com este seminário pretendemos abordar as literaturas epistolar, de viagem e autobiográfica na dimensão de uma “Escrita de Si” com projeção para a História, através da memória individual de quem escreve e da memória coletiva que se perpetua no tempo e nos estudos que sobre esses documentos se vão fazendo e disseminando.
Organizado pela DRABM, através do CEHA-AV, este seminário, com formato misto (presencial e em streaming na página do Facebook da DRABM), conta também com a participação da Universidade da Madeira, na pessoa da Prof.ª Doutora Teresa Nascimento, e da Universidade do Minho, na pessoa do Prof. Doutor Henrique Rodrigues, ambos com um admirável percurso de investigação nas literaturas de viagem e epistolar, respetivamente. Já a literatura autobiográfica ficará a cargo da investigadora do CEHA-AV, Dr.ª Susana Caldeira.