DRABM apresenta o volume A Capela de Nossa Senhora da Ajuda e os Morgados dos Piornais (São Martinho, Funchal): Séculos XVI-XXI
A DRABM, por intermédio da ação editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou ao público o volume intitulado A Capela de Nossa Senhora da Ajuda e os Morgados dos Piornais (São Martinho, Funchal): Séculos XVI-XXI, no dia 12 de dezembro, no auditório do CEHA-AV (rua das Mercês, n.º 8).
O livro é de autoria coletiva, tendo sido assinado por vários autores de uma mesma família: Maria Favila Vieira da Cunha Paredes, Fernão Manuel Homem de Gouveia Favila Vieira, que já não se encontra entre nós, e Maria João Pereira da Silva Favila Vieira; e ainda por um antigo diretor do Arquivo Regional da Madeira (hoje Arquivo e Biblioteca da Madeira), Luís de Sousa Melo, infelizmente falecido no corrente ano. É composto de registos múltiplos: começa com uma «notícia histórica»; apresenta uma memória genealógica; edita em letra redonda vários documentos históricos; dá a conhecer factos dispostos em linha cronológica; mostra abundantes imagens iconográficas e fotográficas; e é completado por exaustivas genealogias.
Nas palavras da Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Rosa, da Universidade Nova de Lisboa, que prefaciou e fez a apresentação do volume, «Através deste labor, fica-se a conhecer melhor, desde logo, a protagonista principal – a capela de Nossa Senhora da Ajuda. Como panteão familiar e local de celebração das cerimónias religiosas da linhagem; como polo dinamizador da vivência crente comunitária; como, por último, pequena parcela do mundo eclesiástico, com o qual tecia relações específicas. Há, de seguida, uma importante investigação genealógica e de “histórias individuais”, que nos torna familiares os homens – e mulheres! – que viveram em torno daquela instituição, e do resto do morgadio linhagístico.»
O novo volume está disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e tem o preço de 15,00 euros.