DRABM inicia projeto BookStart Madeira na Biblioteca Municipal da Calheta

O projeto BookStart Madeira, uma iniciativa que visa a oferta de livros a crianças em idade pré-escolar, teve início no dia 10 de março, no concelho da Calheta.

Na Biblioteca Municipal da Calheta estiveram presentes cerca de 50 crianças, com os seus pais, para assistir a uma sessão de histórias e música para bebés, numa parceria da DRABM com o projeto Sons em Família. Nessa ocasião, foram oferecidos os primeiros conjuntos de 2 livros, a todas as crianças nascidas em 2022 naquele concelho. A primeira sessão deste projeto teve a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, do Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, do presidente da autarquia local e de representantes da Universidade da Madeira.

Esta iniciativa adapta à Região Autónoma da Madeira o projeto Bookstart, implementado com grande sucesso no Reino Unido e entretanto replicado para mais de 30 países no mundo inteiro. A finalidade imediata do projeto consiste em oferecer livros a crianças em idade pré-escolar. Ao fim de 5 anos de acompanhamento, pretende-se que cada criança acumule em casa uma pequena biblioteca de 6 livros oferecidos ao abrigo do projeto. Este é um projeto que visa incentivar a leitura em contexto familiar e promover a experiência do livro, previamente, à aquisição de competências de leitura.

As ofertas às famílias, concretizadas com o apoio das autarquias locais e bibliotecas municipais, acontecerão em três momentos: 1.º, 3.º e 5.º ano de vida. Esta iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade da Madeira, que irá conduzir ao longo do projeto um estudo científico de longa duração sobre práticas de leitura junto destas crianças e respetivos meios familiares.
A Calheta é o primeiro concelho a ser abrangido pelo programa, que pretende prosseguir para outras localidades.