DRABM recebeu Vinculum Project Day

No passado dia 6 de março, a DRABM recebeu o Vinculum Project Day. Este evento insere-se no projeto VINCULUM, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e financiado pelo European Research Council. Foram abordados os vínculos da Madeira, com apresentações científicas, uma visita à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM e uma sessão final na igreja paroquial de Machico.
A sessão de abertura contou com a presença de Nuno Mota, Diretor Regional da DRABM e de Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM). Seguiram-se as comunicações de Fátima Barros (DRABM/GAGP), sobre o “Tratamento arquivístico dos autos de contas de capelas da Madeira: contributo de uma análise granular para o estudo do fenómeno vincular”, e de Madalena Trigo de Sousa (DRABM/CEHA-AV) subordinada à “Administração das Capelas da família Carvalhal entre 1796 e 1878: Um Contributo para o Estudo da Instituição Vincular da Ilha da Madeira na sua Etapa Final”. Para concluir a manhã de trabalho dinamizou-se uma visita orientada à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM.
Durante a tarde, as comunicações decorreram no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, a partir das 15 horas. A primeira apresentação teve o título “Os vínculos na “ilha do vinho”. Património e paisagem cultural na rota das “haciendas” de vinho de Tenerife”, e esteve a cargo de Judit Gutiérrez de Armas (Universidade de La Laguna). Seguiu-se “O Juízo dos Resíduos e Capelas e a vinculação na Madeira (séculos XV a XVII), por Abel Rodrigues e Ana Rita Rocha (Projeto VINCULUM), “Experiência de introdução dos registos enviados pelo ABM na base de dados do projeto VINCULUM, a cargo de Mafalda Lopes (Projeto VINCULUM) e “Uma experiência de iniciação à investigação: Ciência no Verão no projeto VINCULUM, por Pedro Câmara e Verónica Francisco (Projeto VINCULUM).
Para finalizar o “Vinculum Project Day” foi apresentado, na Igreja Paroquial de Machico, o livro das capelas após o restauro, com intervenções de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, do cónego Manuel Ramos, pároco de Machico, e Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM).
Depois de Loulé, o segundo “Vinculum Project Day” foi organizado em colaboração com a DRABM, no âmbito da parceria/protocolo entre a SRTC/DRABM e o projeto VINCULUM.
Recorde-se que este projeto tem como objetivo conceptualizar e explicar o fenómeno vincular nas sociedades medievais e modernas da Europa do Sul. A comunicação à comunidade do trabalho científico é muito importante para o projeto, e realiza-se através desta iniciativa “Dias do projeto Vinculum / Vinculum Project Days”, momentos de debate e troca de ideias com todos os interessados.