DRABM apresenta Travessa – Plataforma de Pesquisa de Arquivos e Bibliotecas da Madeira
No âmbito das celebrações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresentou a sua nova plataforma integrada de pesquisa de arquivos e bibliotecas.
A plataforma TRAVESSA está disponível na página institucional da DRABM e permite num mesmo recurso de pesquisa cobrir catálogos e bases de dados sobre arquivos e bibliotecas que, no total, compreendem cerca de 1,5 milhões de registos descritivos e mais de 3 milhões de ficheiros digitais.
Este novo recurso funciona como um ponto único de acesso à informação descritiva e digital disponibilizada através das plataformas de pesquisa de arquivos e bibliotecas geridas pela DRABM, permitindo ainda recuperar informação relativa aos catálogos das bibliotecas aderentes ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira. Visa simplificar e agilizar o acesso aos conteúdos digitais veiculados através dessas plataformas, diluindo barreiras ao acesso à informação e permitindo aproximar de todos o património documental e bibliográfico regional.
Com este novo recurso virtual a DRABM amplia o seu portefólio de recursos em linha, que vêm ao encontro de necessidades de informação por parte de públicos diferenciados. Através desses recursos a DRABM disponibiliza informação arquivística, documental e bibliográfica para efeitos de pesquisa e investigação histórica e no âmbito das humanidades, informação documental para efeitos legais e probatórios, materiais de leitura em suporte eletrónico, ou informação técnica no âmbito dos arquivos e bibliotecas. A TRAVESSA é assim uma nova plataforma que vem fazer crescer o ecossistema digital gerido pela DRABM, onde pontuam as já referidas plataformas de pesquisa de arquivos e bibliotecas, um balcão eletrónico para acesso, reprodução e certificação de documentos, ou a revista eletrónica Arquivo Histórico da Madeira Nova Série , que conta já com cinco números, largas dezenas de artigos e quase 4 mil páginas de investigação, em acesso livre, sobre temas da história, da cultura e do património insulares.