Facebook
Instagram
YouTube
Website
Fevereiro no Arquivo e Biblioteca
 
Seminário “A Madeira e o Porto Santo pela lente da cinematografia portuguesa” | 3 a 24 de fevereiro

Organizado pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), em colaboração com o Screenings Funchal, o projeto FILMar da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e o Plano Nacional de Cinema, o Seminário "A Madeira e o Porto Santo pela lente da cinematografia portuguesa" procura contribuir para o conhecimento dos filmes que, durante o mês de fevereiro de 2024, serão exibidos na Madeira pelo Screenings Funchal no ciclo FILMar - Screenings Funchal.

O seminário terá lugar entre 3 e 24 de fevereiro de 2024, contemplando duas sessões que decorrerão no Arquivo e Biblioteca da Madeira, com intervenções de investigadores que têm trabalhado sobre os filmes em estudo, e quatro sessões que decorrerão nos Cinemas NOS Forum Madeira, para visualização de quatro dos seis filmes exibidos no ciclo.

Rodados no arquipélago da Madeira ao longo do século XX, estes filmes permitem não só acompanhar as diversas modalizações do cinema português assumidas pelos seus realizadores, mas também revisitar distintas formas de representação fílmica do território insular, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da literacia cinematográfica, para a divulgação da História do Cinema Português e Madeirense e para o conhecimento da história e da cultura madeirenses ao longo do século XX.

Acesso ao programa
DRABM e Universidade da Madeira desenvolvem oficinas para crianças e jovens

Em 2024, a DRABM, através da Direção de Serviços de Comunicação e Acesso, inicia um projeto de parceria com a Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia da Universidade da Madeira (UMa), tendo em vista o desenvolvimento de oficinas temáticas para crianças e jovens. Pretende-se dinamizar um conjunto de atividades, tendo a ciência e a tecnologia como base, promovendo o conhecimento da realidade destas duas instituições.

O projeto Oficinas ABM/UMa – Ciência e Tecnologia terá início nos dias 12 e 14 de fevereiro, interrupção letiva de Carnaval. As primeiras sessões estão a cargo do departamento de Física e sugerem como tema central o magnetismo. No dia 12 de fevereiro, entre as 10:00 e as 12:00, a sessão será para crianças dos 8 aos 12 anos. No dia 14 de fevereiro, entre as 14:00 e as 16:00 realiza-se uma oficina para jovens dos 13 aos 16 anos. As inscrições podem ser efetuadas na sala infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), presencialmente, ou por telefone. Os participantes devem possuir um cartão de leitor do ABM.

Além da interrupção letiva do Carnaval estão previstas novas ações na Páscoa, Verão e Natal.
Conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História” | 29 de fevereiro | CEHA-AV

No próximo dia 29 de fevereiro, às 17:00, o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira acolhe a conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História”, por Hartmut Wittenberg, Professor Jubilado de Hidrologia e Engenharia Hidráulica da Leuphana Universidade de Lüneburg, na Alemanha.
O foco desta palestra é o funcionamento hidráulico e a tecnologia de levadas e moinhos, sobre os quais se encontra pouco na literatura.
A entrada é livre.

Hartmut Wittenberg é Professor Jubilado de Hidrologia e Engenharia Hidráulica da Leuphana Universidade de Lüneburg, na Alemanha. Estudou Engenharia Civil e Hidráulica na Universidade Técnica de Braunschweig, e fez doutoramento em Engenharia e Hidrologia na Universidade de Karlsruhe, ambas também na Alemanha. Foi e é consultor em projetos internacionais de água. Desenvolveu múltiplos projetos de pesquisa e tem várias publicações, em particular na área dos Recursos Hídricos. Tem vindo, igualmente, a colaborar com projectos nas áreas da História e da Arqueologia, contribuindo para o estudo de moinhos de maré em Portugal e Espanha, e para o uso da água subterrânea no reino dos Hititas (na atual Turquia).

Projetos em linha...

Novo lote de 158 fotografias do fundo Perestrellos Photographos (PER)
 
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM disponibiliza um lote de 158 fotografias do fundo Perestrellos Photographos (PER), pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s, em depósito no ABM.

Nesta seleção destacamos, entre outros assuntos, os seguintes temas: Embaixada Especial do Brasil às Comemorações Centenárias; Inauguração da ponte da Ribeira de São Jorge; inauguração do Externato Tristão Vaz Teixeira; faixa experimental do aeroporto de Santa Catarina; paisagens do concelho de Santa Cruz; construção da Policlínica da Caixa de Previdência do Funchal; Hospital Distrital do Funchal, atual Hospital Dr. Nélio Mendonça e navios de passageiros.

Consulte o novo lote de imagens ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos:

Exemplo de um processo de autos de contas de capelas, após intervenção técnica de estabilização e consolidação do suporte. ABM, JRC.

DRABM disponibiliza 2475 autos de contas de administração de capelas do Arquivo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas

A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos 2475 autos de contas de administração de capelas, datados entre os séculos XVI a XIX. Este conjunto documental integra o Arquivo do Juízo dos Resíduos e Provedoria das Capelas.

Os autos de contas de capelas documentam o processo de transmissão do vínculo a herdeiros/administradores no decorrer do tempo, com todas as implicações sociais e económicas decorrentes da inalienabilidade e indivisibilidade dos bens vinculados. Alguns documentos, designadamente os testamentos e escrituras, contêm informação que complementa lacunas de outros fundos documentais, como o registo paroquial e notarial, o que se revela de extrema importância para a investigação genealógica e de âmbito patrimonial. Existem 2475 autos de contas de administração de capelas (porém, as descrições correspondem a 2479 documentos compostos pois existem alguns processos apensados). As datas encontram-se compreendidas entre a primeira década do séc. XVI e o último quartel do séc. XIX. Contudo, os vínculos mais antigos documentados nos processos em apreço foram instituídos no último quartel do século XV, como o de Gil Eanes, carpinteiro, fundado em 1482 (JRC, 299-2) ou o de João Preto, em 1470 (JRC, 305-4).

Saliente-se que vários processos desta série documental foram objeto de restauro, permitindo a sua digitalização e disponibilização ao público, ao abrigo do projeto VINCULUM. Este projeto recebeu financiamento do European Research Council (ERC), ao abrigo do programa União Europeia de investigação e inovação Horizonte 2020 (acordo nº 819734).

Acesso aos documentos

DRABM reedita novas obras da coleção Obra Completa de J. Reis Gomes | “Através da França, Suíça e Itália (Diário de Viagem)”; “Três Capitais de Espanha. Burgos – Toledo – Sevilha”; “Através da Alemanha (Notas de Viagem)”

A DRABM reedita, nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, três volumes da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”: “Através da França, Suíça e Itália (Diário de Viagem)”; “Três Capitais de Espanha. Burgos – Toledo – Sevilha”; “Através da Alemanha (Notas de Viagem)” em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store.

Acompanhe as novidades deste projeto.

DRABM disponibiliza 12 obras da Biblioteca da Cúria Diocesana

No âmbito do protocolo assinado entre a DRABM e a Diocese do Funchal estão disponíveis, na plataforma de pesquisa de bibliotecas, 12 obras da Biblioteca da Cúria Diocesana, publicadas no século XVI.

Este primeiro lote constitui o fundo de reservados da Biblioteca Histórica da Cúria Diocesana. As obras contemplam, na sua maioria, a temática da teologia e a escrita em latim.

Recorde-se que o objetivo do acordo assinado entre a DRABM e a Diocese do Funchal  é preservar, valorizar e divulgar o património arquivístico, documental e bibliográfico da Diocese do Funchal e da Região. A cooperação entre as partes concretiza-se nos domínios da conservação e restauro, da desmaterialização, do tratamento documental e da divulgação deste património. 

Acesso às obras 

Coleção de jornais: novos títulos disponíveis na plataforma de pesquisa

O ABM disponibiliza um conjunto de novos títulos, disponíveis à consulta na plataforma de pesquisa de biblioteca.

A aurora : semanário commercial, agrícolas, industrial
A aurora Liberal: semanário litterário
A época: folha democrática
A pátria
Archivo de Leis: publicação jurídica quinzenal
Archivo Litterario
As novidades : dedicado à agricultura, ao commercio e à indústria
O clamor Publico
A boa nova
 

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil | Especial Carnaval

O calendário trimestral da sala infantojuvenil oferece sessões de histórias e atividades para bebés e crianças. Todos os sábados às 11:00 há sessões ABM Miúdos, para crianças a partir dos 4 anos. Na primeira quinta-feira de cada mês, às 18:00 é a vez do ABM Bebés, destinado a crianças até aos 3 anos.
Em fevereiro destacamos a sessão do dia 17, especial de Carnaval.

As sessões são gratuitas e não necessitam de marcação prévia.

Acompanhe as nossas atividades de promoção do livro e da leitura.

DRABM informa

Empréstimo  de livros na Biblioteca Pública atinge novo máximo em 2023

Em 2023, o número de livros emprestados pela Biblioteca da Madeira atingiu o valor máximo, com um total de com um total de 42.219 empréstimos. O número de livros emprestados tem vindo a aumentar gradualmente nos últimos anos.

Em 2015, por exemplo, foram emprestadas 17.865 obras literárias. Em 2018 foi ultrapassada, pela primeira vez, a marca dos 20 mil empréstimos (29.589) e, no ano seguinte, foi ultrapassada a marca dos 30 mil livros requisitados (33.393). Em 2020, fruto das restrições impostas pela pandemia, houve uma diminuição para um total de 23.751 obras emprestadas e em 2021 foi atingido o valor mais elevado até à data: 35.010. Em 2023 atingiu-se um novo recorde com 42.219 empréstimos.

No âmbito deste serviço, em 2023, as escolhas dos leitores foram variadas.
No que diz respeito à ficção para adultos, a autora que se destaca é Collen Hoover, com vários dos seus livros entre os mais emprestados do ano, seguida de “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo”, de Taylor Jenkins Reid, e “Lá, Onde o Vento Chora”, de Delia Owens. Já fora do top 5, merece destaque a obra “Misericórdia”, de Lídia Jorge, vencedora de inúmeros prémios e que despertou uma grande interesse por parte dos leitores, tendo sido ininterruptamente emprestado ao longo de 2023. No área de não-ficção, os empréstimos são dominados pelos livros técnicos de estatística e programação ou os de preparação para os exames e apoio ao estudo.
No público infantojuvenil, o título de ficção mais emprestado é “O Diário de Um Banana 2”, um sucesso junto dos leitores. Já os títulos Pedro Alecrim e Coelhinho Branco são escolhas para leitura em contexto escolar, pois integram as listas do Plano Nacional de Leitura. Outra das preferências foi o título “As Piores Crianças do Mundo”, de David Walliams, tal como todos as outras obras do autor. Na área da não-ficção, a escolha recaiu sobre a temática do corpo humano, dos dinossauros, e da História de Portugal.
O título mais emprestado ao público Jovem Adulto foi “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne e destacamos no top 5 a presença da coleção “Blue Exorcist”, do autor Kazue Kato, e que reflete o crescente interesse em obras de Mangá.

Recorde-se que a Biblioteca da Madeira possui um vasto acervo bibliográfico proveniente, na sua maioria, do Depósito Legal, benefício atribuído a um número reduzido de bibliotecas no nosso país e que consiste na receção de um exemplar de todas as obras publicadas em Portugal.  Neste momento, o ABM dispõe de cerca de 100 mil livros disponíveis para empréstimo à população, nas suas diferentes faixas etárias, num total de mais de meio milhão de monografias.

Visita do diretor do Churchill Archives Centre | 26.01.24

A DRABM recebeu a visita do diretor do Churchill Archives Centre, Allen Packwood, no âmbito da sua participação nas II Conferências do Atlântico, realizadas em Câmara de Lobos.
Na ocasião conheceu as instalações do ABM e consultou documentação relativa à visita de Winston Churchill à Madeira, em janeiro de 1950 . Nesta oportunidade, estreitaram-se as relações entre as duas instituições e exploraram-se possibilidades de parceria.

Nova área de literatura em espanhol para empréstimo

O Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza na sala de leitura geral uma área dedicada à literatura em espanhol, para empréstimo domiciliário. Esta iniciativa visa oferecer aos nossos leitores, que têm o espanhol como língua materna, mais opções de leitura. Também incentiva a aprendizagem e a prática de uma segunda língua.
Destacamos a obra “El Libro Oculto”, do escritor espanhol Javier Almenara Caballero, um romance histórico que já chegou à 3.ª edição.

Ingresso de documentos e oferta de livros (janeiro)
 
Empresa de Eletricidade da Madeira
Incorporação de documentação proveniente da central hidroelétrica da Calheta. Trata-se de um conjunto documental composto, exclusivamente, por mapas diários de produção de energia da referida central hidroelétrica.
Dimensão: 35 maços.
Datas: 1953-1987.
 
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de processos judiciais provenientes dos tribunais judiciais das comarcas do Funchal, Ponta do Sol e Santa Cruz.
Dimensão: 119 caixas.
Datas extremas: 1955-2015.
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas por Alexandre Reis, Ângela Ferreira, Exército Português, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, João Henriques, José Manuel Cabral Fernandes, Maria de Andrade, Marinha Portuguesa, Núcleo Museológico da Casa do Povo do Caniço, Ordem Hospitaleira de S. João de Deus, Santa Casa da Misericórdia do Porto e Tiago Casanova.
Total: 64 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp