Facebook
Instagram
YouTube
Website
Julho no Arquivo e Biblioteca
 

DRABM apresenta Travessa – Plataforma de Pesquisa de Arquivos e Bibliotecas da Madeira

No âmbito das celebrações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresentou a sua nova plataforma integrada de pesquisa de arquivos e bibliotecas.

A plataforma TRAVESSA está disponível na página institucional da DRABM e permite num mesmo recurso de pesquisa cobrir catálogos e bases de dados sobre arquivos e bibliotecas que, no total, compreendem cerca de 1,5 milhões de registos descritivos e mais de 3 milhões de ficheiros digitais.

Este novo recurso funciona como um ponto único de acesso à informação descritiva e digital disponibilizada através das plataformas de pesquisa de arquivos e bibliotecas geridas pela DRABM, permitindo ainda recuperar informação relativa aos catálogos das bibliotecas aderentes ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira. Visa simplificar e agilizar o acesso aos conteúdos digitais veiculados através dessas plataformas, diluindo barreiras ao acesso à informação e permitindo aproximar de todos o património documental e bibliográfico regional.

Com este novo recurso virtual a DRABM amplia o seu portefólio de recursos em linha, que vêm ao encontro de necessidades de informação por parte de públicos diferenciados. Através desses recursos a DRABM disponibiliza informação arquivística, documental e bibliográfica para efeitos de pesquisa e investigação histórica e no âmbito das humanidades, informação documental para efeitos legais e probatórios, materiais de leitura em suporte eletrónico, ou informação técnica no âmbito dos arquivos e bibliotecas. A TRAVESSA é assim uma nova plataforma que vem fazer crescer o ecossistema digital gerido pela DRABM, onde pontuam as já referidas plataformas de pesquisa de arquivos e bibliotecas, um balcão eletrónico para acesso, reprodução e certificação de documentos, ou a revista eletrónica Arquivo Histórico da Madeira Nova Série , que conta já com cinco números, largas dezenas de artigos e quase 4 mil páginas de investigação, em acesso livre, sobre temas da história, da cultura e do património insulares.

DRABM divulga 3466 processos judiciais (1876 e 1933)

A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos o terceiro lote de registos descritivos de processos judiciais (1876-1933), procedentes do Tribunal Judicial da Comarca da Ponta do Sol , do Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz e do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal . Estão agora disponíveis à consulta pública 3466 registos descritivos judiciais, relativos a duas séries: autos cíveis de inventário obrigatório (1876-1933) e autos cíveis de inventário entre maiores – facultativo (1877-1933).

Empréstimo e devolução de manuais escolares no Arquivo e Biblioteca da Madeira

Através do serviço de empréstimo escolar, os alunos com cartão de leitor do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) podem dirigir-se à Sala de Leitura Geral para requisitar manuais escolares para o próximo ano letivo. O serviço está disponível todo o ano, mediante disponibilidade dos livros.

Os interessados em usufruir deste empréstimo poderão consultar o nosso catálogo, para verificar se os livros estão disponíveis. Não é possível fazer reservas, nem pedidos por mail, ou por telefone. Cada aluno registado, e mediante apresentação do cartão de cidadão, poderá levar manuais de três disciplinas. Tal como em anos anteriores, o empréstimo e devolução de manuais escolares será feito apenas de forma presencial, no balcão de atendimento da Sala de Leitura Geral (piso1). Estão disponíveis para empréstimo cerca de 2100 manuais: do 1.º ciclo, ensino básico, secundário e profissional.

Recordamos que os manuais escolares do ano letivo anterior têm de ser devolvidos nas mesmas condições da entrega, conforme documento assinado pelos requisitantes. Caso estejam rasurados ou danificados, o leitor fica inibido de utilizar este serviço. Até devolução dos manuais do ano anterior, não será possível levantar novos.

Para mais informações e acesso ao regulamento, consulte a nossa página institucional.
Empréstimo de Manuais Escolares – ABM (madeira.gov.pt)

Projetos em linha...

DRABM disponibiliza 223 novas imagens do fundo Photographia Vicente
 
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM divulga um novo lote de 223 fotografias do fundo Photographia Vicente, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM.
 
Este conjunto inclui registos alusivos a múltiplos assuntos, entre os quais destacamos: o Hospício Princesa D. Maria Amélia; a Junta Geral do Distrito do Funchal; as novas instalações da Companhia de seguros "Aliança Madeirense"; imagens da Escola Industrial e Comercial do Funchal; do almoço de celebração do 125.º aniversário da firma Blandy Brothers & Cª na Quinta do Palheiro, de cortejos e arruamentos da cidade do Funchal e de transportes aéreos, náuticos e terrestres. Destaque também para enquadramentos exteriores de várias quintas madeirenses, em especial: a Quinta Vigia; a Quinta Pavão; a Quinta da Achada, a Quinta Vista Alegre, a Quinta Santana, a Quinta do Jardim da Serra, entre outras.   Por fim, disponibiliza-se um bloco de retratos com e sem registo do fotógrafo, cronologicamente situados entre os anos de 1887 e a década de 1930.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
 

DRABM disponibiliza novas obras da coleção Obra Completa de J. Reis Gomes

A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
Os novos títulos disponibilizados são Guiomar Teixeira e Portugal-Brasil

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store

Acompanhe as novidades deste projeto

Divulgação de obras em domínio público: Uma época administrativa da Madeira e Porto Santo, a contar do dia 7 de Outubro de 1846

Em julho destacamos uma monografia da biblioteca particular Família Pereira de Gouveia, integrada no acervo do Arquivo e Biblioteca da Madeira em 2017.

A obra Uma época administrativa da Madeira e Porto Santo, a contar do dia 7 de Outubro de 1846, apresenta-nos uma compilação de documentos oficiais relativos ao desenvolvimento político e económico da ilha, durante a administração de José Silvestre Ribeiro, Governador Civil do Distrito do Funchal entre 1846 e 1849.

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.


Uma época administrativa da Madeira e Porto Santo, a contar do dia 7 de Outubro de 1846, Funchal: Typ. Nacional

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil: julho a setembro

Ateliês presenciais, horas do conto para bebés e crianças e o regresso do projeto "Fica On nas Férias" são as propostas para os meses de verão no Arquivo e Biblioteca.

Acompanhe as nossas atividades de promoção do livro e e da leitura.
Projeto Fica ON nas Férias - aprende, estuda e brinca na Biblioteca

O projeto Fica ON nas férias está de regresso ao Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Nos meses de julho e agosto, os alunos de 1.º ciclo podem usufruir de atividades de apoio ao estudo na biblioteca. As sessões têm a duração de 2 horas, complementadas com atividades, recortes e jogos lúdico-pedagógicos.

As inscrições podem ser efetuadas apenas pelos encarregados de educação, por telefone ou presencialmente, na Sala infantojuvenil.
A participação é gratuita, mediante assinatura do formulário de regulamento geral desta atividade.

DRABM informa...

Nova área de biografias para empréstimo

A pedido dos nossos leitores, criámos uma nova área para empréstimo, dedicada a biografias.
Temos uma seleção de títulos para todos os gostos, desde monarcas a empreendedores, passando por escritores, intérpretes, realizadores ou cientistas.

Ao longo dos próximos meses teremos mais novidades. Poderá ser uma boa opção de leitura para as férias.

Assinatura de contrato de doação de arquivo audiovisual de José Manuel Martins Soveral Ferreira

No passado dia 16 de junho foi assinado um contrato de doação para a entrada do arquivo audiovisual de Manuel Martins Soveral Ferreira. Este conjunto documental é constituído por 6 bobines de 8 mm com cenas do quotidiano familiar, passeios na ilha da Madeira e férias em Portugal Continental e Açores, entre outros, datados do final da década de 1950 e, sobretudo, da década de 1960.

José Manuel Martins Soveral Ferreira nasceu em Lisboa e, no final da década de 1950, veio para a Madeira exercer a atividade de topógrafo na Delegação Regional da Madeira do Instituto Geográfico e Cadastral, então designada como "Missão na Madeira do Instituto Geográfico e Cadastral”. José Manuel Martins Soveral Ferreira tinha o hábito de levar a sua câmara de filmar quando executava os levantamentos cadastrais. Faleceu em 1998.

O acervo fílmico foi doado pelo seu filho, Alexandre Bernardo de Freitas Soveral Ferreira.

Assinatura de acordo de digitalização com a Paróquia da Ribeira Brava

No passado dia 21 de junho foi assinado um acordo que prevê a digitalização integral de oito livros da paróquia da Ribeira Brava e a sua divulgação em linha, na plataforma de pesquisa de arquivos do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Este conjunto documental, com datas entre os séculos XVII e XIX, inclui livros de várias confrarias (Almas, Nossa senhora do Carmo e São Bento), a pauta das missas e sufrágios da Colegiada de São Bento e das ermidas da Ribeira Brava, os livros de índices de batismos e livros com provimentos, cartas pastorais e circulares.

Após a digitalização, os documentos originais serão devolvidos à paróquia da Ribeira Brava.

DRABM presente na conferência internacional The Lusophone World and its Diasporas / O Mundo Lusófono e suas Diásporas
 
A DRABM esteve representada através do investigador Fernando Tavares Pimenta, do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), na conferência internacional The Lusophone World and its Diasporas / O Mundo Lusófono e suas Diásporas. Organizada pela Luspohone Studies Association, esta conferência decorreu – em formato misto, presencial e online – na Universidade de York, em Toronto (Canadá), entre 28 de junho e 1 de julho de 2023, reunindo um conjunto significativo de investigadores e de académicos de vários centros e instituições universitárias americanas, europeias e africanas, especializados no estudo da realidade lusófona e, em particular, da temática das migrações.

No âmbito dessa conferência, Fernando Tavares Pimenta apresentou a comunicação: A Diáspora Madeirense no Sul de Angola. A Africanização de uma Comunidade Branca Colonial, 1884-1975. Esta comunicação colocou em perspetiva a história da diáspora madeirense no Planalto da Huíla, no Sul de Angola, nos séculos XIX e XX, procurando refletir sobre a evolução histórica do núcleo de povoamento criado pelos colonos madeirenses, e que deu origem a uma comunidade fortemente enraizada em solo africano. 

DRABM dinamizou formação Tratamento documental: Descrição UNIMARC: monografias

Entre os dias 19 e 21 de junho, a DRABM dinamizou a formação Tratamento documental: Descrição UNIMARC: monografias. Os destinatários foram técnicos das bibliotecas municipais e escolares.
Com esta formação, dinamizada pela bibliotecária Helena França, pretendeu-se consolidar a aplicação do formato normalizado utilizado no Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM), para a troca de dados bibliográficos com as bibliotecas cooperantes.

Ingresso de documentos e oferta de livros (junho)

Arquivo audiovisual de José Manuel Martins Soveral Ferreira

Doação de acervo fílmico constituído por 6 bobines de 8 mm com cenas do quotidiano familiar, passeios na ilha da Madeira e férias em Portugal Continental e Açores.
O acervo fílmico foi doado pelo seu filho, Alexandre Bernardo de Freitas Soveral Ferreira.
Dimensão: 6 bobines
Datas extremas: final da década de 1950/ década de 1960
 
Paróquia da Ribeira Brava
Depósito temporário de documentação da paróquia da Ribeira Brava para efeitos de digitalização. Este conjunto documental é constituído por livros de várias confrarias (Almas, Nossa senhora do Carmo e São Bento), a pauta das missas e sufrágios da Colegiada de São Bento e das ermidas da Ribeira Brava, os livros de índices de batismos e livros com provimentos, cartas pastorais e circulares. 
Dimensão: 8 livros
Datas extremas: séc. XVII/ séc. XIX
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas por Anne-Marie Langelin, António Miguel Trigueiros, Câmara Municipal do Funchal, Carlos Barradas, Direção Regional da Cultura, Direção Regional de Estatística da Madeira, Edward Kassab, Empresa de Arquivo e Documentação, Jornal do Exército, Lucas Mendonça, Lúcia M. Ataíde, Manuel Poggio Capote, Ramiro Morna Nascimento, Revista Ideia, Revista Madeira Islands Essential, Ricardo Tecedeiro, RTP Madeira, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Total: 51 espécies bibliográficas.
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp