Facebook
Instagram
YouTube
Website
Março no Arquivo e Biblioteca

DRABM inicia projeto BookStart Madeira na Biblioteca Municipal da Calheta

O projeto BookStart Madeira, uma iniciativa que visa a oferta de livros a crianças em idade pré-escolar, terá início no próximo dia 10 de março, no concelho da Calheta.

A partir das 18h30, na Biblioteca Municipal da Calheta são esperadas cerca de 50 crianças, com os seus pais, para assistir a uma sessão de histórias e música para bebés, numa parceria da DRABM com o projeto Sons em Família. Nessa ocasião, serão oferecidos os primeiros conjuntos de 2 livros, a todas as crianças nascidas em 2022 naquele concelho. A primeira sessão deste projeto terá a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, do Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, do presidente da autarquia local e de representantes da Universidade da Madeira.

Esta iniciativa adapta à Região Autónoma da Madeira o projeto Bookstart, implementado com grande sucesso no Reino Unido e entretanto replicado para mais de 30 países no mundo inteiro. A finalidade imediata do projeto consiste em oferecer livros a crianças em idade pré-escolar. Ao fim de 5 anos de acompanhamento, pretende-se que cada criança acumule em casa uma pequena biblioteca de 6 livros oferecidos ao abrigo do projeto. Este é um projeto que visa incentivar a leitura em contexto familiar e promover a experiência do livro, previamente, à aquisição de competências de leitura. 

As ofertas às famílias, concretizadas com o apoio das autarquias locais e bibliotecas municipais, acontecerão em três momentos: 1.º, 3.º e 5.º ano de vida. Esta iniciativa conta ainda com a parceria da Universidade da Madeira, que irá conduzir ao longo do projeto um estudo científico de longa duração sobre práticas de leitura junto destas crianças e respetivos meios familiares.
A Calheta é o primeiro concelho a ser abrangido pelo programa, que pretende prosseguir para outras localidades.

DRABM disponibiliza réplicas digitais de dois álbuns fotográficos do século XIX em parceria com a Casa-Museu Frederico de Freitas

A DRABM disponibiliza, na plataforma de pesquisa de arquivos, as réplicas digitais de dois álbuns fotográficos do século XIX, pertencentes à Casa-Museu Frederico de Freitas. 
O primeiro álbum, denominado "Madeira Scenery", com 41 fotografias da ilha da Madeira, é da autoria do fotógrafo João Francisco Camacho. O segundo álbum, com 23 fotografias da construção do porto de abrigo e cais do Funchal, organizado e comercializado pelo estúdio Photographia Vicente tem o título "The Photo Album".
Entre setembro e novembro de 2022, por iniciativa da Direção Regional de Cultura, através da Casa-Museu Frederico de Freitas, estes dois álbuns foram depositados a título temporário na Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira para serem objeto de digitalização, descrição documental e respetiva divulgação. Desta parceria resultou a presente disponibilização, em linha, de um total de 64 registos descritivos e respetivas imagens fotográficas.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.

Projetos em linha...

DRABM divulga novo lote de 151 fotografias do fundo Foto Figueiras
 

Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM disponibiliza um novo lote de 150 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Foto Figueiras (PHF).

Nesta seleção, podemos encontrar registos alusivos a assuntos diversos, entre os quais: Escola de Santa Clara; Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses; uma missa nova na igreja de Nossa Senhora da Graça - Estreito de Câmara de Lobos; o fogo de artifício e iluminações do fim do ano;  paisagens do Funchal; edifícios de arquitetura popular; o Palácio de São Lourenço; a capela de Nossa Senhora da Conceição; o convento de Santa Clara; as igrejas de Nossa Senhora da Ajuda, Serra de Água, São Martinho, igreja Inglesa e igreja Protestante.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.

DRABM disponibiliza novas obras da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”

A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
O primeiro título a ser apresentado foi “A Filha de Tristão das Damas – Romance Histórico Madeirense”, segue-se “O belo natural e artístico: definição da obra de arte (breve ensaio filosófico)”.

Ao longo do ano serão disponibilizadas mais 13 obras da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”.

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store

Acompanhe as novidades deste projeto

Divulgação de obras em domínio público: O Theatro e o Actor , João dos Reis Gomes 
 

A DRABM divulga junto dos seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.

Em março, destacamos uma obra a autoria de João dos Reis Gomes, sobre a temática do teatro, que integra a  biblioteca particular Rebelo Quintal. Em O Theatro e o Actor, o autor faz uma reflexão sobre o teatro e o papel do ator ao representar, tendo como referência peças e autores como Jean Mounet-Sully, Monvel, entre outros.

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.



GOMES, João dos Reis, 1906, O Theatro e o Actor, 2.ª ed., Lisboa: Livraria Editora Viúva Tavares Cardoso.
 

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | março 2023

O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira vem cheio de propostas para o novo ano. Em março, o destaque vai para a sessão especial Dia do Pai.

Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura, na sala infantojuvenil.

DRABM informa...

DRAM disponibilizou novo número da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), nomeadamente pelo Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou o n.º 5 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. A cerimónia de apresentação, que contou com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, decorreu em fevereiro, no auditório do CEHA-AV.

À semelhança dos anteriores, este número, respeitante ao corrente ano de 2023, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM, permitindo o acesso livre e gratuito.

A revista conta com 16 artigos, frutos da colaboração de vários autores.

Recorde-se que a revista Arquivo Histórico da Madeira é a mais antiga revista histórica e cultural madeirense, ainda vigente, tendo sido criada em 1931 por João Cabral Nascimento, que foi também o seu primeiro diretor.

Acesso à Revista

DRABM recebeu Vinculum Project Day

No passado dia 6 de março, a DRABM recebeu o Vinculum Project Day. Este evento insere-se no projeto VINCULUM, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e financiado pelo European Research Council. Foram abordados os vínculos da Madeira, com apresentações científicas, uma visita à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM e uma sessão final na igreja paroquial de Machico.
A sessão de abertura contou com a presença de Nuno Mota, Diretor Regional da DRABM e de Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM). Seguiram-se as comunicações de Fátima Barros (DRABM/GAGP), sobre o “Tratamento arquivístico dos autos de contas de capelas da Madeira: contributo de uma análise granular para o estudo do fenómeno vincular”, e de Madalena Trigo de Sousa (DRABM/CEHA-AV) subordinada à “Administração das Capelas da família Carvalhal entre 1796 e 1878: Um Contributo para o Estudo da Instituição Vincular da Ilha da Madeira na sua Etapa Final”. Para concluir a manhã de trabalho dinamizou-se uma visita orientada à Direção de Serviços de Conservação e Restauro da DRABM.
Durante a tarde, as comunicações decorreram no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira, a partir das 15 horas. A primeira apresentação teve o título “Os vínculos na "ilha do vinho". Património e paisagem cultural na rota das "haciendas" de vinho de Tenerife”, e esteve a cargo de Judit Gutiérrez de Armas (Universidade de La Laguna). Seguiu-se “O Juízo dos Resíduos e Capelas e a vinculação na Madeira (séculos XV a XVII), por Abel Rodrigues e Ana Rita Rocha (Projeto VINCULUM), “Experiência de introdução dos registos enviados pelo ABM na base de dados do projeto VINCULUM, a cargo de Mafalda Lopes (Projeto VINCULUM) e “Uma experiência de iniciação à investigação: Ciência no Verão no projeto VINCULUM, por Pedro Câmara e Verónica Francisco (Projeto VINCULUM).
Para finalizar o “Vinculum Project Day” foi apresentado, na Igreja Paroquial de Machico, o livro das capelas após o restauro, com intervenções de D. Nuno Brás, bispo do Funchal, do cónego Manuel Ramos, pároco de Machico, e Maria de Lurdes Rosa (Projeto VINCULUM).
Depois de Loulé, o segundo “Vinculum Project Day” foi organizado em colaboração com a DRABM, no âmbito da parceria/protocolo entre a SRTC/DRABM e o projeto VINCULUM.
Recorde-se que este projeto tem como objetivo conceptualizar e explicar o fenómeno vincular nas sociedades medievais e modernas da Europa do Sul. A comunicação à comunidade do trabalho científico é muito importante para o projeto, e realiza-se através desta iniciativa “Dias do projeto Vinculum / Vinculum Project Days”, momentos de debate e troca de ideias com todos os interessados.

Bibliotecas particulares no Arquivo e Biblioteca da Madeira: Dalila Freitas

A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a Biblioteca Dalila Freitas, adquirida por doação, em 2014. Esta biblioteca é constituída por 1877 títulos  publicados nos séculos XX e XXI. Neste núcleo documental, encontramos na área do
 Fundo Local 273 títulos, dos quais destacamos os guias turísticos, num total de 21 obras.

Acesso à Biblioteca Dalila Freitas no catálogo bibliográfico da ABM

Dalila da Conceição Gomes Henriques de Freitas nasceu a 4 de março de 1934, no Funchal. Na década de 70 fez o curso de guia intérprete, pela Escola de Hoteleira e Turismo da Madeira, abraçando essa profissão até 2010. Durante o seu percurso profissional, foi representante do então Instituto do Vinho da Madeira e de vários produtores e exportadores de vinho em feiras na Europa, na promoção do Vinho Madeira. De realçar o seu papel na transmissão da nossa história e da nossa cultura, aos muitos turistas que com ela se cruzaram.

Ingresso de documentos e oferta de livros (fevereiro)
 
Biblioteca Municipal do Funchal
Depósito temporário de documentos, para efeitos de digitalização, ao abrigo do protocolo de cooperação entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura e a Câmara Municipal do Funchal. Inclui livros impressos e manuscritos de temas variados e volumes encadernados de jornais.
Dimensão: 24 monografias e 4 volumes encadernados
Datas extremas: 1716 – 1987
 
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de processos judiciais provenientes do Tribunal de Círculo do Funchal, da Vara de Competência Mista Cível e Criminal do Funchal e dos tribunais judiciais das comarcas do Funchal, Porto Santo e São Vicente.
Dimensão: 149 caixas.
Datas extremas: 1968-2012.
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Direção Regional da Cultura, Câmara de Montemor-o-Novo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Revista Madeira Islands Essential e Jo-Anne S. Ferreira.
Total: 11 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 17 caixotes, com um total de 2484 espécies bibliográficas.
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp