Lançamento da Revista
Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 3
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), disponibilizou no dia de 1 de julho, Dia da Região, o n.º 3 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.
O novo número, à semelhança dos anteriores, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito.
O n.º 3, respeitante ao corrente ano de 2021, continua, na senda dos números anteriores, a cumprir elevados padrões de qualidade científica. A revista conta com colaborações de vários autores e, deste modo, divulga 14 artigos, que ficam desde já para a posteridade como alicerces sólidos na construção eterna do edifício do conhecimento sobre o Arquipélago da Madeira.
Os artigos dados ao usufruto dos interessados são os seguintes: «L’Alfenim Maderien et Autres Avatars du Fanîd Maghrébo-Andalou en Atlantique» («O Alfenim Madeirense e Outros Avatares do Fanîd Magrebo-Andaluz no Atlântico»), de António José Marques da Silva; «Levadas e Moinhos de Água na Ilha da Madeira como Projetos Históricos de Fins Múltiplos», de Hartmut Wittenberg e Christiane Rhode; «A Superstição perante o Inquisidor (Madeira, 1618)», de Bruno Abreu Costa; «As Aulas Médico-Cirúrgicas no Hospital da Misericórdia do Funchal (1812-1836)»; de Luís Timóteo Ferreira; «A (E)migração Madeirense à Luz das Certidões de Passaporte (1851-1861)», de Maria Cristina Martins; «O Relatório da Visita do Governador Jacinto António Perdigão ao Distrito Administrativo do Funchal (1866-1867): Leitura Crítica de uma Fonte Histórica Singular», de Ana Madalena Trigo de Sousa; «Um Madeirense ao Comando do Império. Aires de Ornelas e Vasconcelos e a Reorganização Administrativa de Moçambique (1907)», de Gonçalo C. Albuquerque e Fernando Tavares Pimenta; «O Ataque do Submarino Alemão U 156 ao Funchal à Luz das Alterações na Guerra Naval em 1917», de Mathias Saecker; «Fotografia e Cinema: Representações da Madeira entre Jornalismo, Etnografia e Propaganda Turística nas Primeiras Décadas do Século XX. O Caso da Madeira Film e do seu Homem da Câmara», de Ana Salgueiro; «Manuel Luiz Vieira: Uma Vida Dedicada à Imagem (1920-1952)», de Ana Paula Almeida; «O Município do Funchal na Ditadura Militar e no Estado Novo (1926-1974)», de Emanuel Janes; «A Ponta do Sol nos Trilhos da Memória Cultural Madeirense. Identidade Insular em Dois Romances em Perspetiva», de Susana Caldeira; «Os “Retornados” de África – Integração na Madeira (1974-1977)», de Odete Mendonça Henriques Souto; e «A Estrutura Empresarial da Madeira no Período Pós-Adesão à Comunidade Europeia (1988-2008): Análises de Desempenho», de Jorge José de Aguiar Ramos.
|
|
ABM divulga 300 bilhetes-postais ilustrados
O ABM divulga, através da plataforma de pesquisa ARCHEEVO um conjunto de, aproximadamente, 300 bilhetes-postais ilustrados, de catorze editores nacionais e estrangeiros, onde se incluem alguns editados pelas casas comerciais madeirenses Maison Blanche, casa Havaneza e casa Eldredge. Trata-se de parte de uma coleção adquirida a João Rodrigues da Silva pela anterior Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), e pelo Arquivo Regional da Madeira (ARM).
Os postais, datados entre finais do século XIX e a segunda metade do século XX privilegiam paisagens, atividades empresariais e aspetos do quotidiano madeirense. Na iconografia representada destacam-se as paisagens costeiras e urbanas do Funchal, bem como os transportes, os edifícios turísticos e religiosos e alguns aspetos etnográficos, como por exemplo o traje. As mensagens escritas são de carácter pessoal e em vários idiomas. Os postais tiveram como destino diversos países, nomeadamente África do Sul, Escócia, França, Inglaterra, Noruega, Portugal, entre outros. Consulte as descrições e as réplicas digitais dos postais em linha, bem como o dossiê de divulgação dedicado aos editores Maison Blanche e Raphael Tuck & Sons, na página institucional do ABM.
|
|
Consulte a página dedicada ao empréstimo de manuais escolares.
|
|
Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira
empresta manuais escolares para o ano letivo de 2021/2022
Entre os dias 15 e 20 de julho, os alunos com cartão de leitor do ABM ou os respetivos encarregados de educação poderão enviar, através do email referencia.biblioteca.srtc@madeira.gov.pt as listas com os livros escolares, que pretendam requisitar para o ano letivo de 2021/2022. Para este ano letivo, temos disponíveis para empréstimo 2757 manuais de todos os graus de ensino, desde o 1º ciclo até ao ensino profissional.
No email indique-nos o nome do aluno que beneficiará dos manuais, o respetivo número de leitor, contacto telefónico, email e a lista dos livros pretendidos. Devido à grande procura e ao número de manuais disponíveis (recebidos por Depósito legal) são atribuídos, no máximo, três livros a cada leitor, mediante disponibilidade. As listas recebidas serão numeradas por ordem de chegada, para fins de escalonamento da atribuição dos manuais, sendo consideradas válidas apenas as que forem recebidas nos dias definidos pelo ABM. Receberá uma resposta automática que lhe dará a confirmação da receção do pedido, pelos serviços do ABM.
No dia 23 de julho será publicada na página institucional - área Manuais Escolares – a lista definitiva de pedidos, onde constará o n.º de leitor, data e hora de entrada do pedido via email e posição atribuída. A mesma lista será divulgada nos restantes canais de informação da DRABM (Facebook e Instagram).
A entrega dos manuais será efetuada gradualmente, mediante a validação dos pedidos. Os leitores receberão um email ou contacto telefónico de confirmação da atribuição dos manuais, e têm cinco dias úteis para os recolher. Caso não o façam, os livros passam para outro leitor. Quando não for o próprio beneficiário do empréstimo a efetuar o levantamento dos manuais, o seu representante deverá trazer o documento de identificação do candidato.
O empréstimo domiciliário de livros escolares aos alunos, durante o ano letivo, tem como principal objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição destes manuais. Também se pretende facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados. Este é um serviço gratuito prestado aos utilizadores do ABM que possuam cartão de leitor. Os alunos assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção, ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores dentro do mesmo ciclo de ensino.
|
|
Patriota Funchalense: 200 anos da Imprensa na Madeira
Mesa redonda e mostras documentais no ABM e no Museu de Imprensa da Madeira
No dia 2 de julho, pelas 17h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), a imprensa regional esteve em foco com a mesa redonda: Patriota Funchalense: 200 anos da Imprensa na Madeira. A conversa foi moderada pelo diretor editorial do Diário de Notícias da Madeira, Ricardo Oliveira, e juntou o investigador da Universidade da Madeira, Paulo Rodrigues, o diretor do Museu de Imprensa da Madeira, Lourenço Freitas e as jornalistas Ana Luísa Correia (Diário de Notícias da Madeira) Iolanda Chaves (Jornal da Madeira). A conversa foi transmitida em direto pela TSF-Madeira. Ouça aqui o áudio.
Associada às celebrações está patente uma mostra documental na Sala de Leitura do Arquivo e no Museu de Imprensa da Madeira (MIM). No ABM ficam expostos os primeiros exemplares deste periódico. Pode ainda visitar a página dedicada ao Patriota Funchalense. No MIM foram selecionadas mais de 30 reproduções, que dão conta da evolução do primeiro jornal publicado na Madeira.
Estas iniciativas assinalaram o bicentenário do Patriota Funchalense, fundado pelo prestigiado médico madeirense Nicolau Caetano Bettencourt Pita, redator e defensor dos princípios liberais que estiveram na origem da "Revolução do Porto" de 1820. A "imprensa" ou oficina tipográfica, comprada em Lisboa, foi instalada no mesmo espaço onde funcionavam a administração e a redação, à Rua dos Ferreiros, nº 7, no Funchal. Com uma periodicidade bissemanal, cada número de "O Patriota Funchalense" constituía-se por quatro páginas (alguns números com suplementos de duas ou quatro páginas). A primeira página de todos os números apresentava as armas reais ilustradas por três versos de Almeida Garrett. Ao nível do conteúdo, esta publicação periódica contemplava informação generalizada: notícias do país e do estrangeiro, economia nacional, política, movimento portuário, entre outros assuntos triviais.
|
|
Conferência "Ainda Mensagem, Um Livro por Conhecer", por Jeronimo Pizarro, disponível no canal youtube do ABM
Aceda ao audio da conferência “AINDA MENSAGEM: UM LIVRO POR CONHECER” de Jerónimo Pizarro, que decorreu em junho, no CEHA-AV.
Jeronimo Pizarro é Professor da Universidad de los Andes (Colômbia), Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia, Prémio Eduardo Lourenço – 2013, editor-chefe da revista em linha Pessoa Plural e um dos mais conceituados estudiosos da obra pessoana, da qual tem coordenado várias edições críticas.
|
|
Disponibilização de um lote de 172 novas imagens do fundo “Foto Figueiras"
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 172 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Foto Figueiras.
Deste conjunto destacamos fotografias relativas aos seguintes temas: Complexo balnear do Lido, Fontanários, procissão do Corpo de Deus, romaria a Nossa Senhora de Fátima em Câmara de Lobos, casamentos, cerimónias fúnebres, culto do Espírito Santo, iluminações e fogo de artifício do Natal e Fim de Ano, cemitério das Angústias, paisagens do Funchal, Machico, Ponta do Sol e Santana, quintas da Camacha, Acciaiuoli e Elmina, convento de Santa Clara, Misericórdia de Santa Cruz, escultura, ourivesaria e retratos.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma.
|
|
Divulgação de obras em domínio público: Editora Rudolph Ackermann
Em 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
No mês de julho destacamos uma obra editada em Londres por Rudolph Ackermann em 1821, A history of Madeira, que inclui uma série de vinte e sete gravuras e desenhos coloridos, ilustra os tipos, usos e costumes dos habitantes da Ilha da Madeira, abordando assim vários temas da história, clima, solo, animais, povo, situação política, importações e exportações. A monografia pode ser consultada no catálogo bibliográfico do ABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais).
A history of Madeira, 1821, London, R. Ackermann
Rudolph Ackermann nasceu em Stollberg em 1764 e morreu em Londres a 30 de março de 1834. Foi um livreiro, inventor, litógrafo, editor e empresário anglo-alemão, que introduziu em Inglaterra a litografia artística. Era reputada a qualidade dos seus livros com estampas a cores, fator importante numa época em que não havia fotografia e que as imagens, sobretudo quando coloridas, constituíam um luxo e um enorme atrativo nas publicações.
|
|
A partir de julho, o público infantojuvenil terá um programa de verão em cheio no ABM.
De modo a promover o empréstimo de livros e facilitar o processo de escolha, estão novamente disponíveis os Sacos de Verão, repletos de livros e atividades alusivas às férias.
Os Ateliês ABM voltaram, no seu formato presencial, com duas sessões no dia 9 de julho – “Livros na caixa”, e a 16 de julho – “Os pássaros também almoçam”, para crianças a partir dos 6 anos e mediante inscrição prévia.
Para os adeptos do Ateliê em Casa, nos meses de verão haverá sempre novas sugestões. Em julho, agosto e setembro estarão disponíveis kits para realização de trabalhos plásticos associados a obras específicas do nosso acervo. Os kits são compostos por todo o material necessário para as atividades e dirigidos a crianças a partir dos 4 anos. Podem ser recolhidos na Sala Infantojuvenil (mediante disponibilidade) e incluem um vídeo passo a passo, disponível nas redes sociais do ABM.
Os leitores mais corajosos poderão entrar também no Desafio de Verão, e tentar ganhar prémios com base nas suas leituras. Para participar basta pedir o marcador na Sala Infantojuvenil e requisitar livros de acordo com os diferentes critérios do desafio.
Consulte o programa
|
|
Arquivo e Biblioteca e Universidade da Madeira assinam protocolo de cooperação
A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), assinou um protocolo de cooperação com a Universidade da Madeira (UMa). O acordo foi celebrado no dia 30 de junho, no Edifício da Reitoria da UMa, no Colégio dos Jesuítas, na presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus, tendo sido formalizado pelo Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Dr. Nuno Mota, e pelo Reitor da UMa, Prof. Doutor Sílvio Fernandes.
Esta parceria tem como objetivo central promover a cooperação entre as duas instituições para a realização de estudos e atividades de investigação científica, formação e educação, nos diversos campos do saber relacionados com a investigação da história insular, com a divulgação do património documental regional e com a promoção do livro, da leitura e da literacia, áreas fundamentais na consolidação e desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira.
O protocolo é válido pelo período de um ano, a contar da data da sua assinatura, renovando-se automaticamente por iguais períodos.
|
|
Adesão da Biblioteca Municipal da Ribeira Brava ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira
A DRABM e a Câmara Municipal da Ribeira Brava formalizaram a 18 de junho o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM). Esta é a terceira adesão, no decorrer no presente ano, de uma biblioteca municipal ao CCBM, depois da Biblioteca Municipal da Calheta e da Biblioteca Municipal da Ponta do Sol. A DRABM dá assim continuidade ao seu programa de apoio às bibliotecas municipais da RAM, estando previsto o alargamento do CCBM ao longo do corrente ano com a adesão de novas bibliotecas a esta plataforma de informação bibliográfica regional.
|
|
Conferência “Arquivos Paroquiais da Igreja Matriz de Machico: Contextos e Estudos”
A DRABM esteve presente, no dia 20 de junho, na igreja paroquial de Machico, no âmbito da conferência “Arquivos Paroquiais da Igreja Matriz de Machico: Contextos e Estudos”.
Este encontro, com a presença de D. Nuno Brás, Bispo do Funchal, teve como oradores o Diretor Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Nuno Mota, o Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, a investigadora Rita Rodrigues e o historiador Paulo Ladeira.
Esta iniciativa resultou da recente descoberta de um conjunto de livros da Paróquia de Machico que remontam ao século XVI, encontrando-se alguns destes livros expostos na “Sala do Tesouro” da Paróquia.
|
|
|
|
|