DIREÇÃO REGIONAL DO ARQUIVO E BIBLIOTECA DA MADEIRA

LISTA ORDENADA DE PEDIDOS DE MANUAIS ESCOLARES

Entre os dias 15 e 20 de julho, efetuamos a receção das listas de manuais escolares para empréstimo, relativas ao ano letivo de 2021/2022, exclusivamente através do endereço referencia.biblioteca.srtc@madeira.gov.pt.

Os pedidos recebidos integram uma lista organizada por ordem de chegada e hora de entrada no endereço referido acima. Consulte a lista aqui.

A presença nesta lista não é garantia de que podemos satisfazer os pedidos efetuados. Os mesmos estão dependentes do que recebemos através de Depósito Legal.

Lembramos que, a cada pedido só serão atribuídos manuais para 3 disciplinas, no máximo.

A entrega dos manuais será efetuada gradualmente, mediante a validação dos pedidos. Os leitores receberão um email ou contacto telefónico de confirmação da atribuição dos manuais, e têm cinco dias úteis para os recolher. Caso não o façam, os livros passam para outro leitor. Quando não for o próprio beneficiário do empréstimo a efetuar o levantamento dos manuais, o seu representante deverá trazer o documento de identificação do candidato.

O empréstimo domiciliário de livros escolares aos alunos, durante o ano letivo, tem como principal objetivo ajudar as famílias a diminuir os custos de aquisição destes manuais. Também se pretende facilitar o acesso e utilização de recursos documentais atualizados. Este é um serviço gratuito prestado aos utilizadores do ABM que possuam cartão de leitor. Os alunos assumem o compromisso de manter os livros em bom estado de conservação para futuras utilizações e a devolvê-los no final do ano letivo. Porém, podem renovar o período de utilização por mais um ano, em caso de retenção, ou necessidade de manter os manuais de anos anteriores dentro do mesmo ciclo de ensino.

Refira-se que o serviço de empréstimo escolar foi iniciado no ano letivo de 2012, com 111 livros emprestados, número que tem vindo a crescer ao longo dos anos.