Newsletter n.º 42

Maio no ABM...

Exposição virtual “Livro Antigo impresso: Tesouros do ABM” 
O Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) assinalou o Dia Mundial do Livro de 2020 com a apresentação do seu Catálogo do Livro Antigo Impresso e a abertura de uma exposição virtual dedicada ao tema. Neste projeto, disponível na nossa página institucional, poderá aceder a alguns textos de apoio ou explorar, individualmente, cada uma das coleções do livro antigo, onde destacamos os documentos mais relevantes. Incluímos ainda uma área de destaques e um glossário.
Futuramente, serão integradas algumas atividades pedagógicas de exploração deste acervo, bem como o acesso aos livros da coleção, digitalizados na íntegra, através da plataforma de pesquisa de biblioteca. 
Visite a exposição.

ABM lança catálogo do Livro Antigo Impresso
No âmbito das comemorações do Dia do Livro foi apresentado ao público o catálogo do Livro Antigo Impresso do Arquivo e Biblioteca da Madeira. A coleção de Livro Antigo Impresso do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) é composta por oitocentos e oitenta e três volumes, distribuídos em catorze coleções. Trata-se de um conjunto de obras com diferentes proveniências e temáticas distintas. A sua entrada na instituição formalizou-se através de incorporações, por doações de particulares, assinatura de contratos de depósito ou, em alguns casos, por compra. Na coleção do ABM, 3% das obras são do século XVI, 15% do século XVII e a maioria, cerca de 80%, foram impressas no século XVIII. Muitas possuem carimbos, ex-libris e notas manuscritas. As edições do século XVI são quase todas alemãs. As dos séculos XVII e XVIII são maioritariamente publicações portuguesas.
Entre as temáticas abordadas destacamos a teologia, o direito canónico, a história, a literatura religiosa, a literatura clássica e a medicina. A maioria dos livros são publicados em latim, mas encontramos edições em português, castelhano, italiano, inglês e francês.
O livro mais antigo é de 1517 e o mais recente é de 1835. Nos conjuntos documentais com mais exemplares está a Coleção Nuno Vasconcelos Porto, composta por 149 volumes, quase todos sobre a história de Portugal. É precisamente neste grupo que encontramos o livro mais antigo da coleção do ABM,Centun ac quinquaginta Psalmi Davidici, da autoria de Jacobus Perez e dado ao prelo em Valência, no ano de 1517. 
Aceda ao catálogo 
Mais sobre a coleção 
 

Para os mais pequenos...

Histórias e atividades - versões disponíveis online
Com a nossa habitual hora do conto cancelada por tempo indeterminado, a equipa da sala infantojuvenil prepara, semanalmente, um conjunto de propostas para os nossos leitores e pais. Partindo de uma história, apresentamos o tema, o(a) autor(a) e um conjunto de atividades que poderão ser desenvolvidas em casa.
Estas propostas estarão disponíveis na página de Facebook e na página institucional do ABM.

Iniciativa especial Dia Mundial do Livro: Histórias ao cubo
"Histórias ao cubo" é uma proposta de atividade da sala infantojuvenil do ABM para desenvolver o potencial criativo dos seus filhos e educandos.
Com base em divertidos cubos, desafiamos os leitores a imaginar diferentes histórias. Para isto basta imprimir, recortar e montar os moldes que disponibilizamos e fazê-los rodar de forma a criar as aventuras mais divertidas. Acesso à atividade.

O ABM online...

Jornal da Madeira disponível na plataforma de pesquisa de bibliotecas

O ABM disponibiliza ao público ao longo dos meses de maio e junho, cerca de 100 mil imagens digitalizadas do Jornal da Madeira, possibilitando assim a consulta online deste matutino desde o ano de 1910. Trata-se do resultado final de um projeto destinado a completar as edições digitais em falta deste jornal. 

Recorde-se que o Jornal da Madeira é um matutino com tiragem diária. Iniciou a sua publicação em 1906 com o título O Jornal, até 1910. Só em 1923 reiniciou a sua edição como Jornal da Madeira e, no ano de 1927, readquire a denominação O Jornal, que se mantém até 1952. De 1953 a 2015 manteve o título Jornal da Madeira, alterando para JM em setembro de 2015. Este periódico iniciou a sua edição eletrónica em 2001 e, através de um protocolo assinado com o ABM em 2012, passou a fornecer as imagens para disponibilização online

O Arquivo destaca...

O ABM destaca: Comemorações do 1.º de Maio na Madeira, em 1974
A revolução do 25 de Abril de 1974, iniciada em Portugal Continental, teve uma espécie de desfecho, na Madeira, no 1.º de Maio, dia em que saiu para as ruas do Funchal uma manifestação de consideráveis dimensões. Esta manifestação está documentada nos jornais que se publicaram na Madeira, como o Comércio do Funchal ou o
Diário de Notícias do Funchal . Estas notícias estão disponíveis à consulta, na plataforma de pesquisa de arquivos.
Consulte um pequeno resumo dos acontecimentos desta data, baseados em algumas fontes disponíveis no ABM. 

Em breve...

Reabertura dos serviços do ABM 
O ABM está a preparar a reabertura dos serviços ao público, de forma faseada, durante o mês de maio. Brevemente daremos informações através da nossa página institucional e da página de Facebook.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO







This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp