Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série
No dia 6 de junho, assinalando o Dia Internacional dos Arquivos, o ABM lança um novo projeto editorial: a revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. Criada em 1931, a revista Arquivo Histórico da Madeira é a mais antiga revista histórica e cultural ainda vigente do Arquipélago da Madeira, ocupando assim um lugar axial na história da produção do conhecimento e da salvaguarda do património. No presente ano, no âmbito de uma reforma editorial consonante com a criação do ABM – através da fusão do Arquivo Regional da Madeira com a Biblioteca Pública Regional –, decidiu-se refundar esta publicação periódica, denominando-a Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. A criação desta série insere-se, com efeito, na pertinente atividade editorial do ABM e das instituições que o antecederam e constitui o produto da ambição de traçar e trilhar um novo rumo, assente em três eixos: a produção e a fixação, de forma criteriosa e certificada, de saber científico; a instituição de uma periodicidade anual; a aposta nos formatos digitais e na publicação e divulgação por intermédio da Internet. A revista privilegia, como temáticas globais, a História, a Memória e o Património – material e imaterial – do Arquipélago da Madeira; elege, por conseguinte, as áreas do conhecimento da História, das Ciências Sociais e Humanas e da Arquivística; conta com a colaboração de um Conselho Científico; é publicada em suporte digital; e fica alojada em linha, no sítio institucional do ABM https://ahm-abm.madeira.gov.pt/, permitindo o acesso livre e gratuito. O número inaugural apresenta mais de duas dezenas de contributos (artigos e ensaios) valorosos e presta homenagem ao Dr. João Cabral do Nascimento, primeiro diretor da revista e do Arquivo Distrital do Funchal.
Na mesma ocasião, será inaugurada uma mostra documental e bibliográfica sobre a revista, em jeito de retrospetiva, que ficará patente ao público, no átrio do ABM, de 6 de junho a 31 de julho.
|
|
ABM apresenta nova maleta pedagógica dedicada ao Turismo
Encontra-se agendada para o dia 18 de junho, pelas 10 horas, a apresentação da nova Maleta pedagógica, concebida e executada pelo Serviço Educativo do ABM. A apresentação decorrerá no auditório do ABM e contará com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Dr.ª Paula Cabaço. São convidadas duas turmas do Colégio do Marítimo para conhecer e explorar os novos materiais.
Batizada de “Máquina do tempo”, o referido recurso pedagógico destina-se à divulgação da história do Turismo da Madeira, bem como dos aspetos mais relevantes do nosso património sociocultural. O conteúdo da Maleta inclui um texto dramático intitulado “Os ilustres visitantes”, destinado a revelar algumas figuras históricas que visitaram a Madeira, um jogo que permite explorar as diferentes facetas do nosso Turismo e uma atividade de expressão plástica. Todos estes materiais baseiam-se no Arquivo fotográfico e de postais antigos da Madeira, entre os séculos XIX e XX.
A partir do próximo ano letivo a nova maleta pedagógica poderá ser solicitada pelas escolas de 2.º 3.º ciclo da RAM.
|
|
“Imagens e Memória do Concelho de São Vicente” inaugurada a 28 de junho
O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira, no prosseguimento do seu projeto de divulgação iconográfica “Imagens e Memória” dos concelhos insulares, iniciado em Março passado, leva a efeito uma nova exposição, desta vez sobre o concelho de São Vicente.
São agora dados a conhecer remotos aspetos deste concelho do Norte da Madeira, constituído pelas freguesias de São Vicente, da Ponta Delgada e da Boaventura. À semelhança das duas mostras anteriores que abordaram o concelho da Calheta e o de Câmara de Lobos, a exposição, que estará patente no Centro de Promoção Cultural de São Vicente a partir do dia 28 de Junho, fornece sobretudo curiosas e interessantes imagens do antigo património edificado e dos aglomerados urbanos de outrora, das pitorescas paisagens rurais do passado e dos agrestes panoramas naturais que se desenham ao longo dos vales e vertentes das altíssimas montanhas deste concelho nortenho.
|
|
Para os mais pequenos....
|
|
Calendário de atividades de abril-junho de 2019
Consulte as propostas da Sala Infantojuvenil para o segundo trimestre de 2019.
Ver calendário
|
|
Hora do Conto
Sábados, às 11h00, na Sala Infantojuvenil.
|
|
Atas das sessões e contratos e escrituras da Câmara Municipal de Santana
A assinalar o feriado municipal de Santana, no passado dia 25 de Maio, o Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) disponibilizou online os livros de atas das sessões do seu executivo municipal dos anos de 1951 a 1988, bem como de contratos e escrituras de 1969 a 1993. As cerca de 9700 imagens disponibilizadas constituem um testemunho e uma fonte imprescindível para a história deste concelho, uma vez que registam um manancial de quase 50 anos de deliberações e iniciativas de gestão da autarquia santanense. Recorde-se que, infelizmente, a documentação mais antiga do município de Santana perdeu-se, mercê de vários incidentes, principalmente um incêndio que grassou, em Agosto de 1948, nos paços do concelho destruindo o arquivo camarário.
A publicação em linha de documentação municipal decorre de um projeto de digitalização, em regime de outsourcing, que abarcará uma parcela significativa dos arquivos municipais incorporados no Arquivo Regional, num total de mais de 300 mil imagens. No âmbito deste projeto, já foram disponibilizados os livros de vereações e de contratos e escrituras das autarquias do Funchal e do Porto Santo.
|
|
ABM disponibiliza fundo fotográfico de João Francisco Camacho (1833-1898)
No mês de junho, o ABM disponibiliza parte do fundo fotográfico de João Francisco Camacho. Será possível aceder a 234 imagens, datadas entre 1863 e a primeira metade do séc. XX.
Este fundo é, na sua essência, da família de João Francisco Camacho, predominantemente do ramo da sua filha Adelaide Cristina Camacho Loforte. Resulta da acumulação de retratos ao longo dos anos, muitos deles da autoria de João Francisco Camacho e dos seus estúdios, mas, também muitos, de outros estúdios, resultantes, provavelmente, de ofertas de carte-visite e de postais. O conjunto apresenta, portando, dois pontos de inegável importância: o trabalho de João Francisco Camacho e a atividade de uma grande variedade de estúdios fotográficos ativos na segunda metade do séc. XIX, particularmente em Lisboa e, acessoriamente, noutras localizações, como Setúbal, Porto, Rio de Janeiro, Baía, Luanda, Índia, Paris, Londres, Alemanha e África do Sul.
Consulte o dossiê de divulgação e o instrumento descritivo.
|
|
Fotografias em destaque: “Visita do Escritor Gilberto Freyre” e “Primeiro automóvel na Madeira”
No mês de junho, nos dias 1 e 15, na rubrica “Fotografias em destaque” serão apresentadas imagens que ilustram dois acontecimentos: a visita do escritor Gilberto Freyre e a passagem do primeiro automóvel nas estradas da ilha, conduzido pelo seu proprietário, Harvey Foster. As imagens selecionadas são procedentes de vários fundos do acervo do Photographia – Museu “Vicentes”.
|
|
Obras de José Tolentino Mendonça
O acervo documental do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) tem disponível grande parte das obras escritas pelo poeta, sacerdote e professor madeirense, José Tolentino Mendonça, cujos títulos evidenciamos na listagem anexa. Recorde-se que o poeta, nome destacado da poesia contemporânea portuguesa, foi no ano passado nomeado arquivista do Arquivo Secreto do Vaticano e bibliotecário da Biblioteca Apostólica Vaticana.
Consulte os títulos disponíveis no ABM.
|
|
Projeto do ABM apresentado em conferência de digitalização, preservação e acesso
O ABM participou na conferência "Archiving 2019: Digitization, Preservation and Access" que decorreu de 14 a 17 de Maio na Universidade Lusófona (Lisboa).
O projeto de digitalização de fotografia do ABM foi apresentado pela técnica do ABM, Dina Noite, e esteve integrado no painel "Portuguese Projects on photography Collections Digitization".
|
|
Oficina de catalogação e Formação de utilizadores
No mês de maio o ABM desenvolveu uma oficina de catalogação e uma formação de utilizadores. Nos dias 20, 21 e 22 de maio realizou-se a oficina "Introdução à Catalogação", ministrada pelas técnicas Helena Camacho e Helena França. No dia 18 de maio o ABM recebeu um grupo de formandos da AFERAM - Associação de Etnografia e Folclore da Região Autónoma da Madeira, que participaram numa formação de utilizadores orientada pela professora Natalina Rodriguez, do Serviço Educativo e Extensão Cultural.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (maio)
Instituto de Desenvolvimento Regional
Incorporação em 06-05-2019 de 436 unidades de instalação (caixas e pastas) referentes aos Programas de Financiamento Antigo FEDER, Fundo de Coesão II, POPRAM II, REGIS II e outros Programas Comunitários compreendidos entre 1986 e 1999. Datas extremas: 1982 – 2007.
Tribunal da Comarca da Madeira – Funchal
Processos judiciais, num total de 92 caixas.
Engenheiro Luiz Peter Clode
Entrega pela família de uma pasta com correspondência do Eng. Luiz Peter Clode, respeitante a genealogia de famílias da Madeira. Décadas de 1970/80.
Monografias ofertadas por D. António Carrilho
Total de 2 espécies bibliográficas.
Monografias e publicações doadas pela professora Fátima Abreu nas áreas da Pedagogia, Literatura, Política e Turismo da década de 70/80.
Total de 131 espécies bibliográficas.
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Estado Maior do Exército, Singular Plural, Arte & Comunicação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Ministério da Defesa Nacional – Marinha.
Total de 8 espécies bibliográficas.
Depósito Legal
Entrada de 14 caixotes, contendo um total de 2005 espécies bibliográficas.
|
|
Oficina "Conhecer e Utilizar o Arquivo Regional e a Biblioteca Pública da Madeira" - Inscrições abertas
Esta formação decorre nos dias 23 a 25 de julho, entre as 9h30 e as13h30, no auditório do ABM. É destinada a professores de 1.º ciclo e visa transmitir um conhecimento aprofundado do Arquivo Regional e da Biblioteca Pública, os seus espaços e acervo, habilitando os docentes para a pesquisa autónoma e investigação nas salas de leitura.
Mais informações e inscrições na plataforma Interagir, da Direção Regional de Educação.
|
|
|
|
|