Apresentação do n.º 17 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas
A DRABL apresentou ao público, no dia 14 de março, pelas 15h00, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (rua das Mercês, n.º 8), o catálogo Do 25 de Abril à Autonomia da Madeira: Imagens de uma Revolução (1974-1976), o n.º 17 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas.
Esta edição – simultaneamente em língua portuguesa e em língua inglesa – procura colocar em perspetiva histórica o processo revolucionário do 25 de Abril de 1974 no Arquipélago da Madeira por via da publicação de registos fotográficos de significativo valor documental, os quais são acompanhados de legendas informativas e de um ensaio introdutório, em jeito de síntese, da autoria de Fernando Tavares Pimenta. As fotografias provêm maioritariamente do fundo documental Carlos Fotógrafo e, em menor número, do fundo Perestrellos Photographos – ambos pertencentes ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Refira-se que a Madeira possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior. A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta heraA DRABL apresenta ao público, no dia 14 de março, pelas 15h00, no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (rua das Mercês, n.º 8), o catálogo Do 25 de Abril à Autonomia da Madeira: Imagens de uma Revolução (1974-1976), o n.º 17 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas.
Esta edição está disponível para venda na loja do Governo Regional ou, presencialmente, no Arquivo e Biblioteca da Madeira e no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s; terá o preço de 12,50 euros.