DRABM disponibiliza em linha livro do século XVI recentemente descoberto na Igreja Matriz de Machico
Na sequência da descoberta em 2021, na Igreja Matriz de Machico, de um conjunto de documentos históricos referentes a esta paróquia, a DRABM, em parceria com a Paróquia de Machico, procedeu à digitalização do mais antigo daqueles documentos, um livro de registo de sufrágios que remonta ao século XVI. Este livro contém informação sobre obrigações pias, instituídas em testamento, em benefício das almas dos defuntos paroquianos de Machico, reunindo dados preciosos sobre a comunidade original que evoluiu nesta localidade (tornada vila por foral de 1451), incluindo os primeiros capitães donatários de Machico.
O livro foi depositado provisoriamente no Arquivo e Biblioteca da Madeira para digitalização, tendo sido devolvido à sua entidade detentora, a Paróquia de Machico, que o tem divulgado e dinamizado no âmbito do projeto da “Sala do Tesouro” da Igreja Matriz de Machico.
Antes da sua desmaterialização no ABM, o livro havia já sido objeto de intervenção de restauro promovida pelo projeto VINCULUM, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Novas de Lisboa.
As réplicas digitais, agora disponibilizadas em livre acesso pela DRABM, estão integradas no fundo documental da Paróquia de Machico e podem ser acedidas na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
Acesso Tombo 1.º de registo de sufrágios da paróquia de Machico