Assinatura do contrato de doação do arquivo da Associação da Levada de Santa Luzia | 07.04.2025

No passado dia 7 de abril foi assinado o contrato de doação do arquivo da Associação da Levada de Santa Luzia com a presença do Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do Diretor Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro, Nuno Mota e do presidente e do tesoureiro da Associação da Levada de Santa Luzia, respetivamente, Eduardo Welsh e Gil Canha.

O arquivo doado à Região é constituído por 17 unidades de instalação (rolos, livros e documentos avulso) e reúne, sobretudo, plantas, esboços, croquis, livros de atas, copiadores de correspondência expedida, com datas entre 1902 e 1964. Os documentos mais antigos (primeira década do séc. XX) dizem respeito à então designada “Liga de todas as levadas e outros interessados na zona de abastecimento da Ribeira de Santa Luzia”. Estão previstos mais ingressos de documentos provenientes do arquivo histórico desta instituição que irão complementar o conjunto documental agora doado.

A Associação da Levada de Santa Luzia conta com mais de 500 anos, tendo sido formalizada por alvará régio do Rei D. Manuel I, a 22 de fevereiro de 1515. Contudo, é muito provável que tenha nascido na segunda metade do séc. XV, visto ser referida em documentos datados da última década deste século, a existência de uma associação de heréus responsável pela irrigação dos canaviais de cana-de-açúcar na zona central do Funchal.
Infelizmente, embora conte com mais de 5 séculos de história, o arquivo histórico desta instituição é bastante diminuto, sendo natural afirmar que a esmagadora maioria dos seus documentos se tenham perdido.