DRABM presente em Congresso Internacional de História | 2 a 6 de setembro | Nápoles

A DRABM participou no Congresso Internacional “Entre América y el Mediterráneo. Actores, ideas, circulaciones en los mundos ibéricos”, que teve lugar em Nápoles, em Itália, entre 2 e 6 de setembro de 2024.

O investigador Fernando Tavares Pimenta, do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira apresentou uma comunicação intitulada «Uma Marinha para o Império. Aires de Ornelas e Vasconcelos e a reestruturação da marinha portuguesa do final da Monarquia à 1.ª República», no âmbito do simpósio 34 “Transportes e serviços, fluxos de investimento direto e políticas públicas comparadas nos mundos ibéricos XIX e XX”, que decorreu no dia 3 de setembro, no Palazzo Mediterraneo.

Nessa comunicação, foi abordada a política naval desenvolvida pelo Conselheiro Aires de Ornelas e Vasconcelos (1866-1930), na qualidade de Ministro da Marinha e do Ultramar (1906-1908), cujo impacto perdurou muito para além do seu ministério, tendo desempenhado um papel muito relevante na reestruturação da Marinha Portuguesa nas primeiras décadas do século XX. Natural de um território insular – o Arquipélago da Madeira – Aires de Ornelas concedeu grande relevo à questão naval portuguesa, tendo gizado uma bem concertada e arrojada política de modernização da Marinha Portuguesa, ao mesmo tempo consonante com a “dignidade nacional” e “compatível com os recursos da nação”, cujo grande objetivo era o “ressurgimento” do poder naval português, entendido como indispensável para a defesa de Portugal e do seu Império Colonial no espaço atlântico.

Este Congresso reuniu cerca de 600 historiadores, investigadores e professores de múltiplas nacionalidades, distribuídos por 78 simpósios.