Conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História” | 29 de fevereiro | CEHA-AV

No próximo dia 29 de fevereiro, às 17:00, o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira acolhe a conferência “Levadas e Moinhos de Água da Madeira – Tecnologias que fazem História”, por Hartmut Wittenberg, Professor Jubilado de Hidrologia e Engenharia Hidráulica da Leuphana Universidade de Lüneburg, na Alemanha.
O foco desta palestra é o funcionamento hidráulico e a tecnologia de levadas e moinhos, sobre os quais se encontra pouco na literatura.
A entrada é livre.

Hartmut Wittenberg é Professor Jubilado de Hidrologia e Engenharia Hidráulica da Leuphana Universidade de Lüneburg, na Alemanha. Estudou Engenharia Civil e Hidráulica na Universidade Técnica de Braunschweig, e fez doutoramento em Engenharia e Hidrologia na Universidade de Karlsruhe, ambas também na Alemanha. Foi e é consultor em projetos internacionais de água. Desenvolveu múltiplos projetos de pesquisa e tem várias publicações, em particular na área dos Recursos Hídricos. Tem vindo, igualmente, a colaborar com projectos nas áreas da História e da Arqueologia, contribuindo para o estudo de moinhos de maré em Portugal e Espanha, e para o uso da água subterrânea no reino dos Hititas (na atual Turquia).