DRABM apresenta projeto: Cinema no Arquivo

No passado dia 4 de julho foi divulgado o novo projeto do Arquivo e Biblioteca da Madeira, dedicado à promoção do Cinema. Na ocasião foi apresentada a iniciativa e visionadas quatro curtas-metragens dos anos 1920 e 1930, rodadas na Madeira, ou dizendo respeito à Região, que estão disponíveis na Cinemateca Digital. Seguiu-se uma conversa com Paulo Miguel Rodrigues sobre “Património Fílmico e a História da Madeira”, partindo da visualização das quatro curtas-metragens. No final de setembro está agendada uma nova sessão.
Além da projeção de filmes, com uma programação regular a partir de setembro, o projeto visa a desmaterialização do acervo fílmico histórico sob custódia do ABM e uma campanha de prospeção e angariação de filmes “madeirenses” dispersos na comunidade local, na diáspora ou no estrangeiro. Prevê ainda a implementação de uma filmoteca, a dinamização da atual mediateca do ABM (sala de leitura geral) e o crescimento do catálogo fílmico e cinematográfico da instituição. O Cinema no Arquivo tem como objetivos a salvaguarda, promoção e divulgação do património fílmico regional e a promoção da literacia fílmica junto de públicos geracionalmente diferenciados, assim como a facilitação da produção de conhecimento e investigação a partir dos suportes fílmicos e ainda a implementação de lógicas de criação, ou produção cultural a partir dos suportes fílmicos.
As sessões a promover serão gratuitas e abertas ao público em geral, sendo que beneficiarão as parcerias com as escolas da Região, ou os clubes de cinema (escolares e não só).

Primeira sessão Cinema no Arquivo: acesso às curtas-metragens disponíveis na Cinemateca Digital

1927 – Na Ilha da Madeira – Inauguração do Monumento Memorial da Paz Erigido na Fonte da Telha ao Terreiro da Luta

1936 – Ano X da Revolução Nacional – Comemoração do 28 de Maio no Funchal

1937 (?) – Tosquias de Ovelhas no Paúl da Serra – Ilha da Madeira

1938 – A Extraordinária Aventura do Zéca