Bibliotecas particulares no ABM: Biblioteca Nuno Vasconcelos Porto
A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a biblioteca Dr. Nuno Vasconcelos Porto, adquirida, por compra, pelo Arquivo Distrital do Funchal, em 1963.
Nuno Alberto Queirol de Vasconcelos Porto formou-se em Medicina pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, onde nasceu. Contudo, apesar de não ser madeirense, o Dr. Nuno Porto considerava a Madeira como a sua terra adotiva. Chegou ao Funchal em 1910, onde exerceu a sua profissão voluntariamente, quando eclodiu a epidemia da cólera em Machico. Foi diretor de um serviço de Medicina no Hospital da Santa casa da Misericórdia, vogal da Câmara Municipal do Funchal e da Junta Geral do Distrito, membro do Conselho Diretivo da Sociedade de Concertos da Madeira. Considerado um homem culto, colaborou em jornais e revistas madeirenses, como “Das Artes e da História da Madeira”.
A biblioteca Nuno Vasconcelos Porto foi adquirida por indicação do Dr. José Pereira da Costa, diretor do Arquivo Distrital do Funchal, não só pelo seu extraordinário valor, mas também com o objetivo de enriquecer o património bibliográfico do arquivo. O núcleo documental constituído por 1899 títulos, abrange as áreas do Fundo Local, da História de Portugal e da Arte. De realçar, na Coleção Nuno Porto, 149 volumes dos séculos XVI a XVIII incluídos na coleção do livro antigo do ABM.
É importante sublinhar que pertence a esta biblioteca o livro mais antigo da coleção do ABM, Centun ac quinquaginta Psalmi Davidici, da autoria de Jacobus Perez e dado ao prelo em Valência, no ano de 1517.
Acesso à coleção da Biblioteca Nuno Vasconcelos Porto no catálogo bibliográfico da ABM