DRABM disponibiliza arquivo da Associação da Levada dos Piornais
Está já disponível na plataforma de pesquisa de arquivo um novo instrumento descritivo relativo ao arquivo histórico da Associação da Levada dos Piornais.
Este arquivo, depositado em fevereiro de 2020, inclui documentação produzida e acumulada pela associação, nos seus diversos órgãos. Inclui livros de atas da assembleia geral e da comissão administrativa, abaixo-assinados dos heréus, correspondência recebida e expedida entre diversas entidades, bem como, os acordos, trabalhos e pareceres entre as levadas sobre a partilha e divisão de águas. Destaque-se os projetos e plantas referentes a obras das levadas, bem como a secção sobre o conselho fiscal que reúne os livros de registo e despesa, os livros de registo de distribuição e cobranças das águas de propriedade e de renda.
No acervo, sobressai um conjunto assaz variado de certidões e traslados de escrituras de compra e venda de prédios rústicos e escrituras de transação e acordo, onde se destacam duas escrituras, uma entre a Levada dos Piornais e a Levada Nova do Curral e Castelejo, de 13 de fevereiro de 1896, e a outra entre a Levada dos Piornais e a Levada dos Câmara de Lobos, de 19 de dezembro de 1898, sobre a divisão e partilha de águas.
Planta da Levada dos Piornais em toda a sua extensão, com data de 12 de dezembro de 1897.
Acesso ao registo descritivo e à réplica digital da planta.
Compreende ainda um pequeno conjunto documental da Comissão de Vigilância de Vinhos e Azeites do Distrito do Funchal. Embora não haja ligação orgânica entre esta Comissão e a Associação da Levada dos Piornais, estes documentos encontravam-se na sede da Associação. Presume-se que tenham sido acumulados pelo Dr. Manuel José Vieira, enquanto vogal da Comissão de Vigilância e Fiscalização sobre o Fabrico e Venda de Vinhos e Azeites, durante o período em que também foi presidente da comissão administrativa da Levada dos Piornais (1886-1912).