DRABM recebe mostra “Tesouros do Mundo: uma viagem pelo Património Mundial”
A DRABM recebe uma mostra de trabalhos dos alunos de artes plásticas do Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF). “Tesouros do Mundo: uma viagem pelo Património Mundial” é o título desta exposição de telas que estará patente na Sala de Leitura Geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, entre os dias 9 de julho e 30 de setembro.
Esta iniciativa, no âmbito do projeto “Liberdade de Ler”, resulta de uma parceria entre as duas instituições.
As telas desenvolvidas pelos reclusos, segundo a professora Ana Francisco, dinamizadora da Atividade de Enriquecimento Curricular de Artes Plásticas do EPF, são “uma homenagem aos lugares extraordinários que foram reconhecidos pela UNESCO como parte do património mundial, tesouros que transcendem fronteiras e estabelecem uma ligação à nossa história, cultura e natureza de forma profunda e significativas”. Os trabalhos apresentados incluem representações da Estátua da Liberdade, do Taj Mahal, entre outros locais, convidando-os a explorar a sua criatividade.
Recorde-se que a criação do projeto “Liberdade de Ler” remonta a junho de 2011, numa parceria estabelecida entre o EPF e a então Biblioteca Pública Regional. Desde 2011, até ao ano corrente, o projeto chegou a todos os setores do estabelecimento prisional (masculino e feminino), com uma grande adesão por parte dos reclusos, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e bem-estar emocional. Investiu-se no apoio à reformulação dos espaços de bibliotecas existentes no EPF, na oferta de acervo atualizado e adaptado a estes espaços e no empréstimo institucional de livros, o que proporcionou um acesso mais alargado ao acervo do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
As atividades mensais de promoção da leitura desenvolvidas no EPF pelos técnicos da DRABM, como a escrita criativa, as oficinas, os ateliês de artes plásticas, a leitura e a partilha de histórias, são abertas ao público daquele estabelecimento, mediante inscrição prévia.