Conferência

João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência

No passado dia 29 de maio o CEHA-AV acolheu a conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência, por Samuele A. J. Goury, doutorando pela Universidade de La Laguna e que está a cumprir um estágio Erasmus+ no CEHA-AV.

A conferência apresenta uma visão da trajetória pessoal de João Fernandes Vieira. Através da análise epistemológica da identidade e da consciência chegar-se-á a definir o que é uma interpretação correta da “personalidade narrativa”, que consiste numa dimensão pessoal (possivelmente também aplicável ao nível coletivo) incluindo a identificação e a valorização do sentido/desconforto de pertença.
A história de João Fernandes Vieira presta-se à aplicação desta metodologia multidisciplinar por ser composta de fases-contexto que o viram emancipar-se dentro de uma sociedade aristocrática, oligárquica, classista e discriminatória, se não ao nível da raça, certamente por “cor”. O espaço atlântico do século XVII é marcado pelo tráfico de escravos – um fator chave na evolução antropológico-social –, mas foi a gestão hábil das formas dinâmicas de dependência que permitiu a Vieira sublimar a ambição pessoal, favorecida (se não exclusivamente concedida) pela instalação de um novo conceito de economia baseado em capitais.

Acesso à conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência