DRABM esteve presente em Budapeste na inauguração da mostra documental Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira, em itinerância no Palácio de Gödöllő
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca esteve presente na deslocação oficial do Governo Regional a Budapeste no passado dia 28 de novembro, na abertura da mostra documental Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira, agora em itinerância no Palácio Real de Gödöllö. Esta mostra documental, promovida em parceria com a Fundação Otto de Habsburgo a partir da exposição patente ao público no Arquivo e Biblioteca da Madeira entre junho e outubro, foi enriquecida com vários documentos húngaros recolhidos por aquela Fundação. Numa sala repleta de pessoas, entre entidades oficiais húngaras e regionais, assim como historiadores, investigadores, jornalistas e outros interessados na vida e percurso dos Habsburgos, foram abordados documentos e fotografias que, na sua maioria, não eram do conhecimento público na Hungria e que contribuem para a redescoberta e redefinição do conhecimento local sobre o exílio de Carlos na Madeira. Gergely Prőhle, diretor da Fundação Otto de Habsburgo, sublinhou na ocasião a cooperação com as entidades regionais, salientando a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que cedeu a exposição Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
A abertura da mostra foi antecedida da apresentação (e mesa-redonda) de dois livros que trazem à luz investigações e dados sobre a vida e morte daquele que foi Carlos IV da Hungria, da responsabilidade da Fundação, com a colaboração da associação Veritas da Hungria e a parceria do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura/Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, entidade que estabeleceu um protocolo de colaboração com a referida Fundação em junho último.
Esta sessão contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do diretor regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Nuno Mota, assim como do embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai, do embaixador de Portugal na Hungria, Jorge Roza de Oliveira, e do cônsul honorário da Hungria na Madeira, Pedro França Ferreira. Foram assim evocadas as relações históricas entre os dois territórios, e sobre a importância dos Habsburgos na construção da Europa do presente, sobretudo o efeito que Carlos teve na vida e carreira de Otto.
Refira-se ainda que a organização estima que a exposição agora inaugurada no Palácio Real de Gödöllö será visitada por cerca de 40 mil pessoas ao longo das próximas semanas.
Na ocasião a comitiva madeirense teve ainda a oportunidade de apresentar às entidades húngaras e à Fundação Otto de Habsburgo a edição em inglês do n.º 11 da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, intitulado Charles of Habsburg, e recentemente editado pela DRABM.