Junho no Arquivo e Biblioteca
|
|
Madeira alcança 1.º e 3.º lugar no Concurso Nacional de Leitura
No dia 3 de junho, em Torres Vedras, as finalistas da Madeira alcançaram o 1.º e 3.º lugar das suas categorias, na 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Sara Margarida Freitas Fernandes, da EB1 com PE e Creche da Quinta Grande ficou em 1.º lugar na categoria de 1.º ciclo. Carolina Carujo, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) arrecadou o 3.º lugar na categoria de secundário.
As duas alunas fizeram parte do grupo de 5 finalistas de cada ciclo, e apresentaram em palco o seu livro favorito, conseguindo arrecadar dois lugares no pódio. Este foi o melhor resultado alcançado desde que a Madeira participa neste concurso de nível nacional.
A Madeira levou também à final Matilde Camacho Vieira e Francisca Ribeiro Gomes (finalista nas provas de vídeo), da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, que fizeram um excelente percurso nas fases escolar e regional.
Este concurso resulta de uma parceria entre o projeto Baú de Leitura da Direção Regional de Educação e a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira
|
|
Projeto MEMCO apresenta resultados e abre exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade | 23 de junho
A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebe, no dia 23 de junho, às 17h30, o evento final do projeto MEMCO, na sequência de uma parceria estabelecida com os promotores desta iniciativa.
Na ocasião será inaugurada a exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade, seguindo-se a apresentação dos resultados finais do projeto a todos os parceiros.
Esta foi uma iniciativa de mediação cultural decorrida durante 12 meses (Junho 2022 - Junho 2023) orientada para a pesquisa, valorização e reinterpretação criativa do património cultural de comunidades piscatórias madeirenses nos concelhos do Funchal, Calheta e Machico. Além da pesquisa antropológica e do levantamento etnográfico empreendidos em cada concelho, entrevistaram-se diferentes elementos das comunidades e recolheram-se testemunhos. Foi ainda possível reunir filmes amadores, documentos e fotografias de álbuns pessoais e familiares, entre outros objetos relacionados com a identidade marítima local. Como resultado deste processo, e na sequência da realização de três residências criativas, foram construídos e serão disponibilizados no âmbito deste projeto acervos digitais comunitários do Paul do Mar, do Funchal e do Caniçal.
A exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade ficará patente no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira até ao final de setembro.
|
|
DRABM disponibiliza 40 novas imagens do Atelier Sousa & Santos
O Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um álbum do século XIX, com 40 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Atelier Sousa & Santos (ASS).
O álbum reúne fotografias de paisagens dos concelhos rurais da Ilha da Madeira, da cidade do Funchal, de arruamentos, de edifícios religiosos, de pontes e transportes (como a rede e carros de cestos), da autoria dos fotógrafos João Francisco Camacho e Joaquim Augusto de Sousa.
A empresa Sousa & Santos foi constituída em 1889, por Joaquim Augusto de Sousa e Augusto César dos Santos, após aquisição do atelier de João Francisco Camacho, situado na rua de São Francisco, n.º 20-22, no Funchal.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
|
|
DRABM divulga novo lote de 167 imagens do fundo Carlos Fotógrafo (CFF)
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 167 novas imagens, datadas entre 1965 e 1967 e 1971, do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Carlos Fotógrafo (CFF).
Nesta seleção podemos encontrar imagens de presépios de instituições públicas e de particulares. Destacamos as fotografias da lapinha do caseiro, da dedicação da igreja do Piquinho (Machico) e de uma exposição de trabalhos dos alunos do Centro de Educação Especial.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
|
|
DRABM disponibiliza novas obras da coleção Obra Completa de J. Reis Gomes
A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
O novo título a ser apresentado é Natais: contos e narrativas
Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store
Acompanhe as novidades deste projeto
|
|
Divulgação de obras em domínio público: Rindo e chorando, de Luzia, pseudónimo de Luísa Susana Grande Freitas Lomelino
A DRABM divulga junto dos seus leitores obras em Domínio Público.
Em maio, destacamos Rindo e chorando, de Luzia, pseudónimo de Luísa Susana Grande Freitas Lomelino. Esta obra integra a biblioteca particular de Rebelo Quintal. Trata-se do segundo livro que publicou e descreve a sociedade da sua época.
Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
|
|
Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | abril a junho de 2023
O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira traz novas propostas para o mês de junho. Sessões de leitura para bebés e crianças, e a abertura de inscrições para os ateliês de julho são as principais novidades.
Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura, na sala infantojuvenil.
|
|
Exposição Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava no Museu Etnográfico até 18 de junho
A DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), abriu ao público, no Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava), a exposição Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava, que ficará patente até o dia 18 de Junho.
A exposição é coordenada por Filipe dos Santos - que também selecionou os materiais expositivos, elaborou a introdução e editou as legendas - e tem ainda os seguintes intervenientes: legendas - Alda Pereira, Dinis Gouveia Pacheco, Jorge Valdemar Guerra, Manuela Marques, Nélio Pão, Patrícia Velosa, Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas; grafismo - Leonardo Vasconcelos; e montagem - DRABM.
A presente exposição, a sétima no âmbito do projeto Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira, pretende mostrar realidades do espaço concelhio da Ribeira Brava, parcela das ditas “Costas de Baixo” ou “Partes do Fundo” – denominações históricas do conjunto do sudoeste da Ilha da Madeira (desde a Calheta até à Ribeira Brava) –, em dois tempos históricos: antes de 1914, ou seja, antes da fundação do concelho propriamente dito; e nas décadas seguintes.
As imagens expostas – uma centena de fotografias; uma dezena de bilhetes-postais – pertencem à Coleção Fotográfica e à Coleção do Bilhete-Postal Ilustrado do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito também naquela instituição. Datam de um período de cem anos – do último quartel de oitocentos até o ano de 1976.
Nesta seleção podem ser apreciadas panorâmicas e vistas – costas, encostas, vertentes, declives, vales, serras; imagens do “fundador” do concelho, o Visconde da Ribeira Brava; árvores multisseculares; quintas e fazendas; paisagens; o Homem e os frutos da terra; as ribeiras; caminhos, estradas e ruas; malhas urbanas; igrejas, capelas, fortes, casas, hospícios, cinemas, furnas, engenhos – histórias de ruínas, de desaparecimentos, de permutas, de reconstruções, de géneses; marcas da modernidade, como automóveis, postes e linhas de eletricidade; o mar e os seus navegantes – barcos e homens; procissões, festas, visitas e oferendas; elementos e momentos de devoção popular.
|
|
Seminário DRABM/CEHA-AV História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas
No passado dia 26 de maio a DRABM, através do CEHA-AV, promoveu o seminário História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas, com o objetivo de proporcionar um espaço de divulgação e partilha de conhecimentos e experiências.
Este seminário contou com a participação: da Prof.ª Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura; da Dr.ª Fátima Freitas Gomes, professora aposentada do ensino secundário e investigadora; e da Dr.ª Ana Madalena Trigo de Sousa, investigadora auxiliar, da carreira de investigação científica, do CEHA-AV.
Refira-se que em outubro de 1998, CEHA, sob a iniciativa de Alberto Vieira, organizou o Seminário Internacional O Município no Mundo Português, com o intuito de suscitar o debate entre as diversas formas de criação, evolução e funcionamento da instituição municipal no mundo português. Em 2001 e 2005, o CEHA voltou a promover o encontro dos especialistas desta temática, ficando patente a importância da mesma no domínio da História Política e Institucional.
O legado destes eventos traduziu-se no desenvolvimento desta linha de investigação no CEHA, numa abordagem circunscrita à Madeira, e na edição de várias obras através de uma coleção dedicada ao Municipalismo. De igual modo relevante, foi o projeto desenvolvido por José Pereira da Costa de publicação das vereações do Funchal, séculos XV-XVI, e de Santa Cruz, século XVI, permitindo o acesso dos investigadores a este importante conjunto documental.
Acesso às comunicações do Seminário História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas
|
|
Conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência
No passado dia 29 de maio o CEHA-AV acolheu a conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência, por Samuele A. J. Goury, doutorando pela Universidade de La Laguna e que está a cumprir um estágio Erasmus+ no CEHA-AV.
A conferência apresenta uma visão da trajetória pessoal de João Fernandes Vieira. Através da análise epistemológica da identidade e da consciência chegar-se-á a definir o que é uma interpretação correta da “personalidade narrativa”, que consiste numa dimensão pessoal (possivelmente também aplicável ao nível coletivo) incluindo a identificação e a valorização do sentido/desconforto de pertença.
A história de João Fernandes Vieira presta-se à aplicação desta metodologia multidisciplinar por ser composta de fases-contexto que o viram emancipar-se dentro de uma sociedade aristocrática, oligárquica, classista e discriminatória, se não ao nível da raça, certamente por “cor”. O espaço atlântico do século XVII é marcado pelo tráfico de escravos – um fator chave na evolução antropológico-social –, mas foi a gestão hábil das formas dinâmicas de dependência que permitiu a Vieira sublimar a ambição pessoal, favorecida (se não exclusivamente concedida) pela instalação de um novo conceito de economia baseado em capitais.
Acesso à conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência
|
|
DRABM abriu Semana da Educação Artística da UNESCO
No passado dia 22 de maio decorreu no Arquivo e Biblioteca da Madeira a abertura da Semana da Educação Artística da UNESCO.
Esteve presente Fátima Claudino, representante da Comissão Nacional da Unesco - Portugal para as Escolas, Bibliotecas e Cidades de Aprendizagem, Nuno Mota, diretor regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e Natalina Santos, diretora de serviços da Educação Artística da DRE.
Várias escolas e bibliotecas da Região estiveram representadas, destacando-se a atuação da modalidade de dança da Escola Básica 123 PE Bartolomeu Perestrelo e do Coro da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, duas escolas associadas à Rede UNESCO.
Além da nova maleta pedagógica de Poesia Visual do Arquivo e Biblioteca, que estará disponível a partir do próximo ano letivo, decorreu um painel de professores e promotores de educação artística, em Escolas e Bibliotecas UNESCO. Agradecemos à moderadora, a jornalista Celina Resende, ao Jardim-Escola João de Deus - Funchal, à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, ao projeto Câmara de Lobos VIVA - Cidade de Aprendizagem UNESCO e à Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares a vossa participação e partilha de experiências.
|
|
DRABM dinamizou formação Introdução às Ciências Documentais
Entre os dias 29 e 31 de maio, a DRABM dinamizou a formação Introdução às Ciências Documentais. Os destinatários foram técnicos das bibliotecas municipais e escolares.
Com esta formação, dinamizada pela bibliotecária Patrícia Velosa Martins, adquiriram-se conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas técnicas de organização e tratamento de uma coleção, constituída por diversos tipos de recursos documentais.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (maio)
Arquivo audiovisual de Hugo Ary Rodrigues Leitão
Depósito de conjunto de filmes referentes a passeios, férias, cenas familiares e piqueniques filmados em diversos locais da Madeira e em Portugal Continental. Inclui ainda filmes de eventos desportivos e um filme da visita do presidente da República, Francisco Craveiro Lopes, à Madeira, em 1955. Este acervo fílmico foi depositado por Miguel Leitão Jardim, neto de Hugo Ary Rodrigues Leitão.
Dimensão: 17 bobines
Datas extremas: década de 1950/ década de 1970
Paróquia de Machico
Depósito temporário do livro “Tombo I” da Paróquia de Machico para efeitos de digitalização. Trata-se de um livro de registo de missas mandadas rezar pelos instituidores de vínculos na referida paróquia. O acordo prevê a digitalização integral do livro e a sua divulgação em linha na base de dados de descrição arquivística da DRABM, sendo que após a digitalização, o documento original será devolvido à Paróquia de Machico.
Dimensão: 1 livro
Datas extremas: [séc. XVI]
Escola Secundária Jaime Moniz
Incorporação de termos de exame completos do ensino regular e do ensino recorrente e termos de frequência incompletos do ensino recorrente para tratamento técnico de higienização, expurgo e digitalização ao abrigo de protocolo de colaboração entre a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a Escola Secundária Jaime Moniz.
Dimensão: 50 pastas.
Datas extremas: [1995-2009].
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da Direção Regional de Educação, Quartel-General da Zona Militar da Madeira, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Instituto Açoriano de Cultura, Douglas Nassif Cardoso (através da Associação Dr. Robert Reid Kalley), Regimento de Guarnição N.º 3 da Zona Militar da Madeira e Soraia Ferreira.
Total: 24 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|