Facebook
Instagram
YouTube
Website
Junho no Arquivo e Biblioteca
 

Madeira alcança 1.º e 3.º lugar no Concurso Nacional de Leitura

No dia 3 de junho, em Torres Vedras, as finalistas da Madeira alcançaram o 1.º e 3.º lugar das suas categorias, na 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Sara Margarida Freitas Fernandes, da EB1 com PE e Creche da Quinta Grande ficou em 1.º lugar na categoria de 1.º ciclo. Carolina Carujo, da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava) arrecadou o 3.º lugar na categoria de secundário.
As duas alunas fizeram parte do grupo de 5 finalistas de cada ciclo, e apresentaram em palco o seu livro favorito, conseguindo arrecadar dois lugares no pódio. Este foi o melhor resultado alcançado desde que a Madeira participa neste concurso de nível nacional.
A Madeira levou também à final Matilde Camacho Vieira e Francisca Ribeiro Gomes (finalista nas provas de vídeo), da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, que fizeram um excelente percurso nas fases escolar e regional.

Este concurso resulta de uma parceria entre o projeto Baú de Leitura da Direção Regional de Educação e a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira

Projeto MEMCO apresenta resultados e abre exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade | 23 de junho

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebe, no dia 23 de junho, às 17h30, o evento final do projeto MEMCO, na sequência de uma parceria estabelecida com os promotores desta iniciativa.

Na ocasião será inaugurada a exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade, seguindo-se a apresentação dos resultados finais do projeto a todos os parceiros. 

Esta foi uma iniciativa de mediação cultural decorrida durante 12 meses (Junho 2022 - Junho 2023) orientada para a pesquisa, valorização e reinterpretação criativa do património cultural de comunidades piscatórias madeirenses nos concelhos do Funchal, Calheta e Machico. Além da pesquisa antropológica e do levantamento etnográfico empreendidos em cada concelho, entrevistaram-se diferentes elementos das comunidades e recolheram-se testemunhos. Foi ainda possível reunir filmes amadores, documentos e fotografias de álbuns pessoais e familiares, entre outros objetos relacionados com a identidade marítima local. Como resultado deste processo, e na sequência da realização de três residências criativas, foram construídos e serão disponibilizados no âmbito deste projeto acervos digitais comunitários do Paul do Mar, do Funchal e do Caniçal.

A exposição MEMCO - Memórias do Mar, Património em Comunidade ficará patente no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira até ao final de setembro. 

DRABM disponibiliza 40 novas imagens do Atelier Sousa & Santos

O Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um álbum do século XIX, com 40 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Atelier Sousa & Santos (ASS). 
O álbum reúne fotografias de paisagens dos concelhos rurais da Ilha da Madeira, da cidade do Funchal, de arruamentos, de edifícios religiosos, de pontes e transportes (como a rede e carros de cestos), da autoria dos fotógrafos João Francisco Camacho e Joaquim Augusto de Sousa.

A empresa Sousa & Santos foi constituída em 1889, por Joaquim Augusto de Sousa e Augusto César dos Santos, após aquisição do atelier de João Francisco Camacho, situado na rua de São Francisco, n.º 20-22, no Funchal.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.

Projetos em linha...

DRABM divulga novo lote de 167  imagens do fundo Carlos Fotógrafo (CFF)
 
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 167 novas imagens, datadas entre 1965 e 1967 e 1971, do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Carlos Fotógrafo (CFF).

Nesta seleção podemos encontrar imagens de presépios de instituições públicas e de particulares. Destacamos as fotografias da lapinha do caseiro, da dedicação da igreja do Piquinho (Machico) e de uma exposição de trabalhos dos alunos do Centro de Educação Especial.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.

DRABM disponibiliza novas obras da coleção Obra Completa de J. Reis Gomes

A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
O novo título a ser apresentado é Natais: contos e narrativas

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store

Acompanhe as novidades deste projeto


Natais : contos e narrativas
 

Divulgação de obras em domínio público: Rindo e chorando, de Luziapseudónimo de Luísa Susana Grande Freitas Lomelino

A DRABM divulga junto dos seus leitores obras em Domínio Público.

Em maio, destacamos Rindo e chorando, de Luziapseudónimo de Luísa Susana Grande Freitas Lomelino. Esta obra integra a biblioteca particular de Rebelo Quintal. Trata-se do segundo livro que publicou e descreve a sociedade da sua época. 

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.


Luzia, pseud. 1922, Rindo e chorando, Lisboa: Portugália

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | abril a junho de 2023

O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira traz novas propostas para o mês de junho. Sessões de leitura para bebés e crianças, e a abertura de inscrições para os ateliês de julho são as principais novidades.

Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura, na sala infantojuvenil.

DRABM informa...

Exposição Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava no Museu Etnográfico até 18 de junho

A DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), abriu ao público, no Museu Etnográfico da Madeira (Ribeira Brava), a exposição Imagens e Memória do Concelho da Ribeira Brava, que ficará patente até o dia 18 de Junho.
A exposição é coordenada por Filipe dos Santos - que também selecionou os materiais expositivos, elaborou a introdução e editou as legendas - e tem ainda os seguintes intervenientes: legendas - Alda Pereira, Dinis Gouveia Pacheco, Jorge Valdemar Guerra, Manuela Marques, Nélio Pão, Patrícia Velosa, Tânia de Jesus e Zélia Fernandes Dantas; grafismo - Leonardo Vasconcelos; e montagem - DRABM.

A presente exposição, a sétima no âmbito do projeto Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira, pretende mostrar realidades do espaço concelhio da Ribeira Brava, parcela das ditas “Costas de Baixo” ou “Partes do Fundo” – denominações históricas do conjunto do sudoeste da Ilha da Madeira (desde a Calheta até à Ribeira Brava) –, em dois tempos históricos: antes de 1914, ou seja, antes da fundação do concelho propriamente dito; e nas décadas seguintes.

As imagens expostas – uma centena de fotografias; uma dezena de bilhetes-postais – pertencem à Coleção Fotográfica e à Coleção do Bilhete-Postal Ilustrado do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito também naquela instituição. Datam de um período de cem anos – do último quartel de oitocentos até o ano de 1976.
Nesta seleção podem ser apreciadas panorâmicas e vistas  – costas, encostas, vertentes, declives, vales, serras; imagens do “fundador” do concelho, o Visconde da Ribeira Brava; árvores multisseculares; quintas e fazendas; paisagens; o Homem e os frutos da terra; as ribeiras; caminhos, estradas e ruas; malhas urbanas; igrejas, capelas, fortes, casas, hospícios, cinemas, furnas, engenhos – histórias de ruínas, de desaparecimentos, de permutas, de reconstruções, de géneses; marcas da modernidade, como automóveis, postes e linhas de eletricidade; o mar e os seus navegantes – barcos e homens; procissões, festas, visitas e oferendas; elementos e momentos de devoção popular.

Seminário DRABM/CEHA-AV História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas

No passado dia 26 de maio a DRABM, através do CEHA-AV, promoveu o seminário História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas, com o objetivo de proporcionar um espaço de divulgação e partilha de conhecimentos e experiências.

Este seminário contou com a participação: da Prof.ª Doutora Maria Helena da Cruz Coelho, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura; da Dr.ª Fátima Freitas Gomes, professora aposentada do ensino secundário e investigadora; e da Dr.ª Ana Madalena Trigo de Sousa, investigadora auxiliar, da carreira de investigação científica, do CEHA-AV.

Refira-se que em outubro de 1998, CEHA, sob a iniciativa de Alberto Vieira, organizou o Seminário Internacional O Município no Mundo Português, com o intuito de suscitar o debate entre as diversas formas de criação, evolução e funcionamento da instituição municipal no mundo português. Em 2001 e 2005, o CEHA voltou a promover o encontro dos especialistas desta temática, ficando patente a importância da mesma no domínio da História Política e Institucional.
O legado destes eventos traduziu-se no desenvolvimento desta linha de investigação no CEHA, numa abordagem circunscrita à Madeira, e na edição de várias obras através de uma coleção dedicada ao Municipalismo. De igual modo relevante, foi o projeto desenvolvido por José Pereira da Costa de publicação das vereações do Funchal, séculos XV-XVI, e de Santa Cruz, século XVI, permitindo o acesso dos investigadores a este importante conjunto documental.

Acesso às comunicações do Seminário História do Municipalismo: Reflexões e Perspetivas

Conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência

No passado dia 29 de maio o CEHA-AV acolheu a conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência, por Samuele A. J. Goury, doutorando pela Universidade de La Laguna e que está a cumprir um estágio Erasmus+ no CEHA-AV.

A conferência apresenta uma visão da trajetória pessoal de João Fernandes Vieira. Através da análise epistemológica da identidade e da consciência chegar-se-á a definir o que é uma interpretação correta da “personalidade narrativa”, que consiste numa dimensão pessoal (possivelmente também aplicável ao nível coletivo) incluindo a identificação e a valorização do sentido/desconforto de pertença.
A história de João Fernandes Vieira presta-se à aplicação desta metodologia multidisciplinar por ser composta de fases-contexto que o viram emancipar-se dentro de uma sociedade aristocrática, oligárquica, classista e discriminatória, se não ao nível da raça, certamente por “cor”. O espaço atlântico do século XVII é marcado pelo tráfico de escravos – um fator chave na evolução antropológico-social –, mas foi a gestão hábil das formas dinâmicas de dependência que permitiu a Vieira sublimar a ambição pessoal, favorecida (se não exclusivamente concedida) pela instalação de um novo conceito de economia baseado em capitais.

Acesso à conferência João Fernandes Vieira: Um Percurso Multiétnico entre a Identidade e a Consciência

DRABM abriu Semana da Educação Artística da UNESCO

No passado dia 22 de maio decorreu no Arquivo e Biblioteca da Madeira a abertura da Semana da Educação Artística da UNESCO.
Esteve presente Fátima Claudino, representante da Comissão Nacional da Unesco - Portugal para as Escolas, Bibliotecas e Cidades de Aprendizagem, Nuno Mota, diretor regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e Natalina Santos, diretora de serviços da Educação Artística da DRE.
Várias escolas e bibliotecas da Região estiveram representadas, destacando-se a atuação da modalidade de dança da Escola Básica 123 PE Bartolomeu Perestrelo e do Coro da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, duas escolas associadas à Rede UNESCO.

Além da nova maleta pedagógica de Poesia Visual do Arquivo e Biblioteca, que estará disponível a partir do próximo ano letivo, decorreu um painel de professores e promotores de educação artística, em Escolas e Bibliotecas UNESCO. Agradecemos à moderadora, a jornalista Celina Resende, ao Jardim-Escola João de Deus - Funchal, à Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos do Caniço, ao projeto Câmara de Lobos VIVA - Cidade de Aprendizagem UNESCO e à Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares a vossa participação e partilha de experiências.

DRABM dinamizou formação Introdução às Ciências Documentais

Entre os dias 29 e 31 de maio, a DRABM dinamizou a formação Introdução às Ciências Documentais. Os destinatários foram técnicos das bibliotecas municipais e escolares.
Com esta formação, dinamizada pela bibliotecária Patrícia Velosa Martins, adquiriram-se conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas técnicas de organização e tratamento de uma coleção, constituída por diversos tipos de recursos documentais.

Ingresso de documentos e oferta de livros (maio)
 
Arquivo audiovisual de Hugo Ary Rodrigues Leitão
Depósito de conjunto de filmes referentes a passeios, férias, cenas familiares e piqueniques filmados em diversos locais da Madeira e em Portugal Continental. Inclui ainda filmes de eventos desportivos e um filme da visita do presidente da República, Francisco Craveiro Lopes, à Madeira, em 1955. Este acervo fílmico foi depositado por Miguel Leitão Jardim, neto de Hugo Ary Rodrigues Leitão.
Dimensão: 17 bobines
Datas extremas: década de 1950/ década de 1970
 
Paróquia de Machico
Depósito temporário do livro “Tombo I” da Paróquia de Machico para efeitos de digitalização. Trata-se de um livro de registo de missas mandadas rezar pelos instituidores de vínculos na referida paróquia. O acordo prevê a digitalização integral do livro e a sua divulgação em linha na base de dados de descrição arquivística da DRABM, sendo que após a digitalização, o documento original será devolvido à Paróquia de Machico.
Dimensão: 1 livro
Datas extremas: [séc. XVI]
 
Escola Secundária Jaime Moniz
Incorporação de termos de exame completos do ensino regular e do ensino recorrente e termos de frequência incompletos do ensino recorrente para tratamento técnico de higienização, expurgo e digitalização ao abrigo de protocolo de colaboração entre a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira e a Escola Secundária Jaime Moniz.
Dimensão: 50 pastas.
Datas extremas: [1995-2009].
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pelo Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas da Direção Regional de Educação, Quartel-General da Zona Militar da Madeira, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Instituto Açoriano de Cultura, Douglas Nassif Cardoso (através da Associação Dr. Robert Reid Kalley), Regimento de Guarnição N.º 3 da Zona Militar da Madeira e Soraia Ferreira.
Total: 24 espécies bibliográficas.
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp