Facebook
Instagram
YouTube
Website
Maio no Arquivo e Biblioteca
 

DRABM abre a Semana da Educação Artística da UNESCO 2023

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebe, no dia 22 de maio, a abertura da Semana de Educação Artística 2023.

O evento decorre no auditório do Arquivo e Biblioteca, entre as 9h00 e as 13h00, com a presença da Dr.ª Fátima Claudino, representante da Comissão Nacional da UNESCO. Esta sessão irá contar com alguns dos professores e orientadores das Escolas / Cidades de Aprendizagem afetas à UNESCO, para um plenário em torno da Educação artística em todas as suas formas e expressões, desde o pré-escolar ao Ensino Secundário. Também será apresentada a nova Maleta Pedagógica do Serviço Educativo da DRABM, de abordagem à Poesia Visual portuguesa.

Trata-se de uma sessão aberta a toda a Comunidade, sem necessidade de inscrição prévia.

A Semana Internacional da Educação Artística decorre anualmente na quarta semana de maio, conforme resolução da UNESCO, desde 2011. A UNESCO apoia duas formas de educação artística: aprender as artes (ensino e aprendizagem das artes visuais e cênicas) e aprender por meio das artes (integração das artes na educação para melhorar e elevar o nível da aprendizagem). A educação artística também intensifica, de maneira transversal, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, sobre educação de qualidade; o ODS 5, sobre igualdade de gênero; o ODS 8, sobre melhorar as oportunidades de trabalho e emprego decente por meio da cultura e da criatividade; tudo isso no espírito do ODS 16, sobre a mitigação de conflitos e a construção da paz.

A DRABM, que integra a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, abre as atividades a decorrer na Região.

Projetos em linha...

DRABM divulga novo lote de 154  imagens do fundo Perestrellos Photographos
 
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM divulga um novo lote de 154 fotografias do fundo Perestrellos Photographos, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM.
 
Nesta seleção, colocamos em evidência, entre outros temas, o  acidente com o comboio da "Companhia do Caminho de Ferro do Monte, ocorrido em 1919; diversos bancos: Banco da Madeira, Banco Espírito Santo e Comercial de Lisboa e Banco Português do Atlântico; interiores do "Diário de Noticias" do Funchal; interiores da Fábrica do Torreão; Empresa de cervejas da Madeira; Monumento de Nossa Senhora da Paz, no terreiro da Luta; espaços balneares, nomeadamente a Piscina da Ponta Delgada e praia de São Lázaro.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.

DRABM disponibiliza novas obras da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”

A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
O novo título a ser apresentado “A lenda de Loreley: contada por um latino”.

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store

Acompanhe as novidades deste projeto


A lenda de Loreley: contada por um latino
 

Divulgação de obras em domínio público: No Pico Ruivo, de João Fortunato de Oliveira

A DRABM divulga junto dos seus leitores obras em Domínio Público.

Em maio, destacamos No Pico Ruivo, uma obra da autoria de João Fortunato de Oliveira.

João Fortunato de Oliveira nasceu no Funchal a 26 de março de 1828. Foi professor no liceu, viveu alguns anos em Inglaterra, voltou ao Funchal em 1863, onde começou a lecionar no Liceu do Funchal as disciplinas de língua inglesa e francesa. Dedicava-se igualmente à poesia, tendo publicado em vários jornais da região. Faleceu com 50 anos em 1878.

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
 


Oliveira, J. F. de, 1863, No Pico Ruivo, Funchal: Imprensa Nacional

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | abril a junho de 2023

O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira vem cheio de propostas para o mês de maio. Sessões de leitura para bebés e crianças, sessão especial Dia da Mãe, projeto ALOHA, entre outras novidades.

Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura, na sala infantojuvenil.

DRABM informa...

Finais Regionais Triatlo Literário Concurso Nacional de Leitura (TLCNL)

Decorreram nos dias 27 e 28 de abril as finais regionais do TLCNL.
Foram tardes com muitos livros, muitas partilhas e muito talento dos alunos de escolas do 1.º. 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário.
Passaram pelo auditório do Arquivo e Biblioteca cerca de 40 jovens, que nos encantaram com as suas provas de leitura expressiva, argumentação oral e interpretação.
Foram aqui apurados os 4 finalistas da Região, que competem a 3 de junho, em Torres Vedras, na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura.
Os nossos finalistas são:
1.º ciclo | Sara Margarida Freitas Fernandes | EB1/PE/C da Quinta Grande
2.º ciclo | Matilde Camacho Vieira | EB23 do Caniço
3.º ciclo | Francisca Ribeiro Gomes | EB23 do Caniço
Secundário | Carolina Carujo | EBS Padre Manuel Álvares
Parabéns a todos pela vossa participação no TLCNL.
Esta iniciativa resulta da conjugação de dois concursos: o Triatlo Literário, do projeto Baú de Leitura, da responsabilidade da Direção Regional de Educação (DRE), e do Concurso Nacional de Leitura, coordenado, a nível regional, pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM).

Apresentação pública do catálogo «Provas Automobilísticas (entre 1930 e 1949)», o n.º 13 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas

No dia 26 de abril a DRABM apresentou ao público, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, o catálogo «Provas Automobilísticas (entre 1930 e 1949)», o n.º 13 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas, da autoria de Jorge Ramos, Alda Pereira, Manuela Marques e Tânia de Jesus. Com esta edição divulgam-se imagens inéditas que representam provas automobilísticas na Madeira nas décadas de 30 e 40 do século XX; as fotografias provêm sobretudo dos fundos arquivísticos Perestrellos Photographos e Foto Figueiras, que pertencem ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, em depósito no Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Refira-se que a Madeira possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior. A coleção "Madeira – Memórias Fotográficas", composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.

Esta edição está disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira e no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e tem o preço de 12,50 euros.

DRABM no 14.° Congresso Nacional da Associação de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD) | 3 a 5 de maio | Universidade do Algarve

No passado dia 3 de maio, a DRABM  esteve presente no Congresso Nacional da Associação de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, que decorreu entre os dias 3 e 5 de maio, na Universidade do Algarve. A palestrante foi a Diretora de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, Helena Camacho, que apresentou o projeto do Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Madeira (CCBM).

O 14.ª Congresso Nacional da BAD reuniu mais de 400 profissionais de todo o país. Aproximar comunidades, definir estratégias, criar espaços de aprendizagem, colaborar para uma sociedade aberta e sustentável, preservar a memória digital, valorizar a cocriação, desenvolver infraestruturas, acompanhar as novas tendências e pensar em novos serviços e funções, foram alguns dos tópicos propostos a debate, sob o tema Comunidades e Profissionais para o Futuro: Agir Hoje.

Atas do Congresso Nacional BAD
 

DRABM  presente em Coimbra na conferência «Da Madeira para a Huíla. Notas para o estudo do património e da cultura material e imaterial da colonização portuguesa no Sul de Angola»

A DRABM esteve representada no passado dia 5 de maio, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no âmbito da conferência «Da Madeira para a Huíla. Notas para o estudo do património e da cultura material e imaterial da colonização portuguesa no Sul de Angola».

Fernando Tavares Pimenta, investigador do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou o trabalho de investigação que presentemente desenvolve neste centro de investigação da DRABM. 

Esta conferência, conforme resumo apresentado pelo investigador do CEHA-AV, coloca em perspetiva a história da colonização portuguesa no Sul de Angola, mais especificamente na Huíla, por via do estudo do património e da cultura material e imaterial resultante da presença - ao longo de quase um século, 1884-1975 – de um núcleo de povoamento formado por famílias oriundas da Ilha da Madeira. Para além de um significativo património edificado, construído no período colonial, os colonos madeirenses marcaram profundamente a cultura material e imaterial dessa província angolana, sendo disso exemplos a construção de levadas de irrigação e a introdução de um regime de policultura de regadio, bem como a promoção da devoção a Nossa Senhora do Monte, tendo para o efeito erigido um imponente complexo religioso na cidade do Lubango, formado por capela, escadaria e jardins, e que constitui ainda hoje uma das principais referências da espiritualidade católica no Sul de Angola.

DRABM dinamizou formação em Tratamento Documental: partes componentes - analíticos

Entre os dias 26 e 28 de abril a DRABM dinamizou uma formação em Tratamento Documental: partes componentes. Os destinatários foram técnicos das bibliotecas cooperantes do Catálogo Coletivo das Bibliotecas da Madeira.
Com esta formação, dinamizada pela bibliotecária Helena França, aprofundaram-se conhecimentos e competências indispensáveis para a descrição de partes componentes de uma publicação (artigos de publicações periódicas, partes de monografias, etc.).

Ingresso de documentos e oferta de livros (abril)

Tribunal Judicial da Comarca da Madeira

Incorporação de processos judiciais provenientes do Tribunal de Círculo do Funchal, Vara de Competência Mista Cível e Criminal do Funchal e dos tribunais judiciais das comarcas do Funchal, Ponta do Sol, Porto Santo e Santa Cruz.
Dimensão: 266 caixas
Datas extremas: 1960-2015

José Manuel de Sainz-Trueva
Ingresso adicional à doação do espólio de José Manuel de Sainz-Trueva constituído por conjunto de dossiês com documentação referente a genealogia, heráldica, azulejaria, iconografia, quintas e solares madeirenses, entre outros temas sobre a Madeira. Inclui ainda exemplares de diversos periódicos madeirenses: “Garajau”, “Quebra-Costas” e “Re-nhau-nhau”.
Dimensão: 26 unidades de instalação (pastas, envelopes e maços)
Datas extremas: década de 1970 - década de 2010
 
Nuno Pinto Coelho Homem da Costa
Doação de um conjunto de espécies bibliográficas pertencentes ao seu tio-avô, Cónego António Homem de Gouveia. Deste conjunto, destacam-se vários volumes encadernados da revista “The Illustrated London News”, datados entre 1879 e 1897, e o livro “Luz da Liberal e Nobre Arte de Cavallaria” de Manuel Carlos de Andrade, datado de 1790.
Dimensão: 20 espécies bibliográficas
Datas extremas: 1790 - 1934   
 
Direção Regional de Planeamento, Recursos e Gestão de Obras Públicas
Incorporação de conjunto de fotografias fora de formato, provenientes da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, de obras públicas, eventos públicos e retratos oficiais de entidades. Com este conjunto também ingressaram bustos em gesso da República Portuguesa.
Dimensão: 32 provas fotográficas e 4 bustos em gesso
Datas extremas: Séc. XX
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Associação Cultural – A Circular, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Berta Helena, Carmo Marques e Maria Cecília Gonçalves.
Total: 38 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp