Facebook
Instagram
YouTube
Website

Abril no Arquivo e Biblioteca
 

DRABM promove FALEMOS - Festival do Livro e da Leitura da Madeira
INSCRIÇÕES ABERTAS 


A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), promove, entre os dias 20 e 22 de abril, a 1.ª edição do FALEMOS – Festival do Livro e da Leitura da Madeira. O evento, organizado no âmbito das celebrações do Dia do Livro e dos Direitos de Autor, engloba iniciativas para todos os públicos, a propósito de livros, literatura e a arte de contar. Será também uma oportunidade de divulgação do vasto acervo bibliográfico do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), disponível à população.  

Das ações previstas destacamos, no dia 21 de abril, um Encontro dirigido a estudantes, professores e profissionais do livro e da leitura e no dia 22 de abril, a realização de Oficinas de Formação. A inscrição prévia é necessária para o Encontro e para as Oficinas de Formação, através do preenchimento do formulário.

Estarão presentes no FALEMOS investigadores, escritores e dinamizadores culturais de renome, entre os quais destacamos as autoras Joana Estrela e Ana Cristina Pereira, ou o contador de histórias e mediador cultural Jorge Serafim. Contamos ainda com a presença dos investigadores Emanuel Madalena e Marinela Freitas, das autoras Valentina Silva Ferreira e Berta Helena, da mediadora cultural Catarina Claro, do ator e encenador Sandro Nóbrega, entre outros convidados.

O programa inicia-se no dia 20 de abril, com atividades destinadas às Escolas, mediadas pela autora e ilustradora Joana Estrela. No final do dia, decorre uma sessão especial para bebés, sujeita a inscrição prévia, e dinamizada pelo projeto cultural Apanha-Palavras.
O dia 21 de abril é destinado ao Encontro Conversas sobre Literatura, Leitura e a Arte de Contar. O Encontro inclui os painéis temáticos “Escrita no Feminino”, “Há literatura para meninas?” e “A Arte de Contar: o papel dos contadores de histórias”. Termina com uma sessão de histórias no exterior, às 18h, aberta ao público, pela voz de Jorge Serafim.
O dia 22 de abril, último dia de trabalhos, inicia-se com uma sessão de contos no feminino para famílias, promovido pela mediadora Catarina Claro. A tarde é reservada às oficinas de formação, com as propostas “A Arte de Contar”, “Oficina do Conto” e “Oficina de Encadernação”.

No âmbito do evento estará patente uma mostra bibliográfica, subordinada ao tema “A literatura no feminino e a censura do Estado Novo”. Esta mostra contará com uma seleção de monografias censuradas, pertencentes não apenas ao acervo do ABM, mas também a bibliotecas que integram a Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira.

Consulte a página oficial do Festival

DRABM recebe Finais Regionais do Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL)
Os vencedores de cada ciclo representam a Madeira na Final Nacional


Nos dias 26 e 27 de abril, a DRABM acolhe as Finais Regionais do Triatlo Literário e Concurso Nacional de Literatura (TL/CNL). Os vencedores, um aluno por cada ciclo/nível, serão os representantes da RAM na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, organizada pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), no dia 3 de junho.
No dia 26 de abril, às 14h00, realizam-se as finais para o 1.º e 2.º ciclos. No dia 27 de abril, às 14h00, decorrem as finais para 3.º ciclo e ensino secundário.
As Finais Regionais, a decorrer no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, vão incluir uma prova de leitura expressiva, uma prova de argumentação oral e uma prova de interpretação. A prestação dos concorrentes, em cada uma das provas, será classificada numa escala de 0 a 10 pontos. O concorrente que obtiver mais pontos, no cômputo geral, será o vencedor do TL/CNL na sua categoria (1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário).
O TL/CNL é um concurso que visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a escrita recreativa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. São destinatários do TL/CNL, ao nível da RAM, todos os alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário das escolas públicas e privadas.
É constituído por três fases de apuramento no 1.º ciclo: Fase Escolar, Fase Concelhia e Fase Regional, e por duas fases nos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário: Fase Escolar e Fase Regional.
Esta iniciativa resulta da conjugação de dois concursos: o Triatlo Literário da iniciativa do projeto Baú de Leitura, da responsabilidade da Direção Regional de Educação (DRE), e do Concurso Nacional de Leitura, coordenado, a nível regional, pela Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), em parceria com a DRE.
No ano passado, a Madeira chegou aos 20 finalistas na prova de palco e alcançou o 2.º lugar na categoria de secundário, com a prestação da aluna finalista da Escola Secundária Francisco Franco. Matilde Brazão apresentou em palco a leitura expressiva e argumentação do excerto poético “Há-de flutuar uma cidade no crepúsculo da vida”, de Al Berto (antologia O Medo).
 

DRABM apresenta catálogo Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira / Centenary of the Exile of Charles of Habsburg: A Tour through the Madeira Archives and Library Collections

No dia 11 de abril, às 17h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira será apresentado ao público o catálogo Centenário do Exílio de Carlos de Habsburgo: Um Percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Esta edição estará disponível na loja online do Governo Regional ou, presencialmente, no Arquivo e Biblioteca da Madeira.

O volume consiste no catálogo bilingue (em língua portuguesa e em língua inglesa) da exposição homónima que esteve patente ao público no Arquivo e Biblioteca da Madeira, de 27 de junho a 15 de outubro de 2022, fruto de uma parceria com a Fundação Otto de Habsburgo e a Família de D. João de Almeida. Quer a exposição, quer o catálogo que agora disponibilizamos, visam assinalar o centenário do exílio de Carlos de Habsburgo na Madeira (que aqui faleceu a 1 de abril de 1922), retratando os vestígios da sua presença nos acervos à guarda, sobretudo, do Arquivo e Biblioteca da Madeira. Note-se que, na deslocação oficial do Governo Regional da Madeira a Budapeste, no dia 28 de novembro de 2022, foi inaugurada uma mostra documental, no Palácio Real de Gödöllö, a partir precisamente da referida exposição.

Esta edição abre com um prefácio do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo de Jesus. Depois, pode ler-se um ensaio introdutório, sob o título Carlos de Habsburgo: Da Importância de (Saber) Construir a Paz, da autoria de Paulo Miguel Rodrigues, da Faculdade de Humanidades da Universidade da Madeira, que teve por base uma conferência proferida no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, a 23 de Maio de 2022, a convite da Secretaria Regional de Turismo e Cultura / Direção Regional de Cultura. O catálogo propriamente dito é da responsabilidade de Cátia Vieira Pestana, da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos (DRABM), que, por intermédio de diversos documentos – iconográficos (com destaque para a fotografia) e textuais –, acompanhados de textos descritivos de enquadramento e de listas de notícias, vem narrar a presença de Carlos de Habsburgo na Madeira, desde finais de 1921 até 1922, e alguns acontecimentos posteriores como as visitas de familiares à Madeira e o processo de beatificação do imperador. Este segmento do volume compreende 13 capítulos – 1 | A Pessoa e o Contexto Político; 2 | O Exílio na Madeira; 3 | Diligências das Autoridades Locais no Acolhimento da Pessoa Régia; 4 | Doença, Morte e Exéquias; 5 | A Partida da Família e Comitiva; 6 | Visitas dos Familiares à Madeira; 7 | Beatificação; 8 | O Exílio na Imprensa Húngara; 9 | Principais Momentos do Antes e Depois do Exílio na Madeira: Um Percurso pela Imprensa Madeirense; 10 | D. João de Almeida: Um Português ao Serviço do Imperador; 11 | O Exílio e Morte do Imperador na Esfera Privada; 12 | Apontamentos de Eduardo Nunes Pereira sobre o Exílio do Imperador; e 13 | Cronologia – e finda com notas, relação de fontes e bibliografia.

Note-se que o volume é inserido na coleção Madeira Selected Memories (n.º 7), que tem por objetivo levar a História da Madeira até o máximo de leitores possíveis – madeirenses, estrangeiros, curiosos, especialistas –, mediante o uso de apropriado património iconográfico, em edições bilingues. Nesta coleção juntam-se a divulgação documental, a valorização da iconografia histórica e a produção de investigação sobre a memória e a história madeirenses.

Seminário Migrações em Portugal no Passado Recente e na Atualidade – Fenómenos e Reflexões

No próximo dia 28 de abril, entre as 14h00 e as 18h00, a DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), acolhe o Seminário Migrações em Portugal no Passado Recente e na Atualidade – Fenómenos e Reflexões.

Pretendemos com este seminário abordar questões ligadas ao fenómeno dos deslocamentos populacionais, sejam eles de natureza voluntária ou forçada, não apenas na perspetiva histórica, mas também política e socioeconómica do que foi e do que motivou a emigração portuguesa no passado recente (século XX) e na atualidade, levando também em conta o tema preponderante dos refugiados que, neste contexto, não é possível ignorar.

Estamos conscientes da especificidade do tempo em que vivemos, num período particularmente difícil que a Europa atravessa, motivado pela guerra na Ucrânia, que teve como efeito imediato a fuga massiva de 14 milhões de pessoas daquele país, número esse que vem engrossar o já pré-expressivo fenómeno das deslocações forçadas no mundo que, de acordo com a ONU, no ano passado atingiu o recorde de 100 milhões de pessoas (deslocamentos forçados devido a perseguições, conflitos e violações dos direitos humanos).

Organizado pela DRABM, através do CEHA-AV, este seminário, com formato misto (presencial e em streaming na página de Facebook da DRABM), conta com a participação do Prof. Doutor Rui Pena Pires (Instituto Universitário de Lisboa) e do Prof. Doutor Lúcio Sousa (Universidade Aberta), ambos com um admirável percurso de investigação no estudo das migrações e dos refugiados em Portugal, respetivamente. Uma análise da emigração madeirense no século XX ficará a cargo da investigadora do CEHA-AV, Dr.ª Odete Souto.

Projetos em linha...

DRABM divulga novo lote de 220 fotografias do fundo Photographia Vicente
 
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM divulga um novo lote de 220 fotografias do fundo Photographia Vicente, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM.
 
Nesta seleção, colocamos em evidência, entre outros temas, o armazém de vinhos de António Izidro Gonçalves (atual Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira) e vários registos relacionados com equipamentos e atividades das corporações dos Bombeiros Municipais do Funchal e dos Bombeiros Voluntários Madeirenses. Por fim, disponibiliza-se um bloco de retratos, com e sem registo do fotógrafo, cronologicamente situados entre os anos de 1895 e 1950.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.

DRABM disponibiliza novas obras da coleção “Obra Completa de J. Reis Gomes”

A DRABM reedita a obra completa de João dos Reis Gomes em suportes digitais (PDF – Portable Document Format; e ePUB – Electronic Publication).
O primeiros títulos a serem apresentados foram “A Filha de Tristão das Damas – Romance Histórico Madeirense”, e “O belo natural e artístico: definição da obra de arte (breve ensaio filosófico)”. O terceiro título a ser apresentado é “O cavaleiro de Santa Catarina: (de Varna à Ilha da Madeira)”.

Ao longo do ano serão disponibilizadas mais 11 obras da coleção Obra Completa de J. Reis Gomes.

Para aceder às edições em EPUB é necessário carregar os ficheiros em aplicações dedicadas para dispositivos Android ou iOS, que deverão ser descarregadas nas respetivas lojas: Google Play e App Store

Acompanhe as novidades deste projeto


O cavaleiro de Santa Catarina: (de Varna à Ilha da Madeira)
 

Divulgação de obras em domínio público: Folhas dispersas, de Luiz de Ornelas Pinto Coelho

A DRABM divulga junto dos seus leitores obras em Domínio Público.

Em março destacamos Folhas dispersas, uma compilação de poesias, da autoria de Luiz de Ornelas Pinto Coelho. Esta é uma proposta da biblioteca particular Rogério Correia.

Luis de Ornelas Pinto Coelho nasceu na freguesia de São Pedro, no Funchal. Foi jornalista e poeta, colaborando com vários jornais da época como a Imprensa Livre, o Direito, Voz do Povo, Estrella litteraria, entre outros.

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.


Coelho, Luiz de Ornelas Pinto, 1899, Folhas dispersas, Funchal: Typografia "Camões"

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | abril a junho de 2023

O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira vem cheio de propostas para o novo trimestre. Sessões de leitura para bebés e crianças, ateliê em Casa, projeto ALOHA, um piquenique de histórias são algumas das atividades disponíveis.

Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura, na sala infantojuvenil.

DRABM informa...

DRABM estabeleceu protocolo de cooperação com a Biblioteca Nacional de Portugal

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), estabeleceu um protocolo de cooperação com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) que vem aproximar ainda mais estas duas instituições, que têm missões semelhantes, nas políticas públicas do livro e da leitura.

O protocolo assinado pelo Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e pela Diretora-geral da BNP, Maria Inês Cordeiro, tem como objetivo promover a desmaterialização e acessibilidade digital dos materiais bibliográficos e acervos da Biblioteca Nacional que mais interessam ao conhecimento da história, cultura e património madeirenses.

Nesse sentido, a BNP e a DRABM trabalharão em conjunto no sentido de submeter os acervos da Biblioteca Nacional a uma pesquisa criteriosa visando a localização e posterior digitalização de tais espécies bibliográficas e documentais.
O protocolo prevê que a BNP disponibilize gratuitamente à DRABM cópia digital de toda a documentação de interesse para este protocolo já digitalizada e constante do acervo daquela entidade, e que a mesma realize, em condições de partilha de encargos a acordar com a DRABM, a digitalização de outras espécies relativas à Madeira que, dos seus acervos, venham a ser identificadas por ambas as partes.
Os objetos digitais a adquirir ou a desmaterializar por via deste protocolo serão oportunamente disponibilizados através das plataformas virtuais de pesquisa geridas pela DRABM. Da parte da DRABM, ficou acordado o empenho na disponibilização, no âmbito do RNOD – Repositório Nacional de Objetos Digitais, da documentação digitalizada a partir dos seus acervos que não conste ainda daquele repositório.
 
A SRTC, através da DRABM, e a BNP comprometem-se assim a colaborar na prossecução de ações de identificação e partilha de documentação relativa à Madeira, designadamente no que se refere à desmaterialização de espécies documentais nesse âmbito.
Da parte da DRABM foram deixadas garantias de continuidade da aposta na desmaterialização e disponibilização em linha do seu acervo de jornais, o que por sua vez permitirá enriquecer a RNOD, à qual o catálogo do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM) se encontra ligado.

II Seminário ABC - Arte, Bibliotecas e Cultura | Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos | 23-24 de março

O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença na sessão de abertura do II Seminário ABC - Arte, Bibliotecas e Cultura, que decorreu no Museu de Imprensa da Madeira. No evento, organizado pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Eduardo Jesus relevou o trabalho da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), destacando a adesão das bibliotecas municipais ao catálogo coletivo.

A DRABM esteve presente no painel Biblioteca de Ideias e Apresentação de Projetos, com uma comunicação da técnica de biblioteca Carla Nunes. O ABM Bebés, projeto recente de mediação de leitura para crianças dos 0 aos 3 anos, foi a atividade escolhida para apresentar neste evento.

Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas (março)
 
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Câmara Municipal do Porto Santo, Direção-Geral das Artes, Exército Português, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Santa Casa da Misericórdia do Porto, Visão, Alexandre Barbosa, Eduardo Jesus, Elisângela Ferreira, Jorge Abreu, Jorge Gordon, José Câmara, José Eduardo Franco, Kevin Brunger, Márcia Santos, Marco Livramento, Miguel Pestana, Pedro Vale, Pedro Ventura e Tony Powell.
Total: 295 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 15 caixotes, com um total de 2260 espécies bibliográficas.
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp