Dezembro no Arquivo e Biblioteca
|
|
ABM recebe iniciativa Vamos enfeitar a árvore de Natal | 12 e 13 de dezembro
No próximos dias 12 e 13 de dezembro o Arquivo e Biblioteca da Madeira associa-se às Festas de Natal 2023, acolhendo a iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura /Direção Regional de Turismo "Vamos enfeitar a árvore de Natal".
Nesta atividade serão recebidas várias escolas e instituições da Região, proporcionando-se momentos de leitura, animação e decoração de algumas árvores de Natal, que vão permanecer no exterior do edifício.
|
|
Conferência Internacional de Estudos de Fotografia. Fotografia e Lugar. Percursos, Cartografias e Derivas | 4 a 6 de Dezembro
O Arquivo e Biblioteca da Madeira integrou o programa da Conferência Internacional de Estudos de Fotografia. Fotografia e Lugar. Percursos, Cartografias e Derivas, com a realização de uma visita técnica no dia 4 de dezembro.
A apresentação dos acervos fotográficos no ABM e a visita às áreas técnicas decorreu com a presença de inúmeros participantes neste encontro, e permitiu compreender a gestão e tratamento dos arquivos à guarda desta instituição.
|
|
Novo lote de 168 fotografias do fundo Augusto João Soares (AJS)
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM disponibiliza um lote de 152 novas imagens do fundo Augusto João Soares (AJS), pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s, em depósito no ABM.
Nesta seleção destacamos, entre outros assuntos, os seguintes temas: arquitetura civil, militar e religiosa; agricultura e pecuária; hotelaria, indústria, pesca e restauração; cortejo regional das Festas da Cidade; procissões; cais e porto do Funchal; pontes; paisagens de concelhos da Madeira; profissões; retratos; ribeiras e cascatas; transportes marítimos e terrestres.
Consulte o novo lote de imagens, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
|
|
Divulgação de obras em domínio público | A existência de Deus: à luz da razão e da sciencia do Cónego Manuel Gomes Jardim (1881-1949)
Em dezembro destacamos uma obra da biblioteca particular Rogério Correia, integrada no acervo do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Na obra A existência de Deus: à luz da razão e da ciência, o autor propõe um ensaio teológico, no qual recorrendo aos princípios da filosofia e do cristianismo, reflete sobre a existência de Deus, com objetivo de consolidar os credos da religião católica.
Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
|
|
Programa infantojuvenil | Calendário trimestral Outubro a Dezembro
O calendário trimestral de atividades está disponível, com sessões de histórias e atividades para bebés e crianças. Em dezembro destaque para a Sessão de Natal, a decorrer no dia 16 de dezembro, às 11h00, com entrada livre. A partir de 18 de dezembro o projeto Ateliê em Casa está disponível para levantamento, na sala infantojuvenil.
Acompanhe as nossas atividades de promoção do livro e da leitura.
|
|
Histórias e Atividades do ABM | A Escavadora e a Flor
Neste projeto do ABM, destinado a pais e educadores, partindo de uma história, apresentamos o tema, o autor e um conjunto de atividades que poderão ser desenvolvidas em casa ou em sala de aula.
A Escavadora e a Flor, de Joseph Kuefler, é a nova proposta de exploração de leitura.
Para aceder a mais Histórias e Atividades do ABM, consulte a página deste projeto.
|
|
“Vamos dar cor ao Natal” , com o Projeto Liberdade de Ler | 23, 29 e 30 de novembro
“Vamos dar cor ao Natal” foi a atividade desenvolvida no setor masculino e feminino do Estabelecimento Prisional do Funchal, nos dias 23, 29 e 30 de novembro. Com diferentes materiais foram criadas decorações alusivas ao Natal, como por exemplo, calendários do advento, árvores de Natal e flocos de neve, que darão cor, nesta época natalícia, às salas de aula, aos espaços comuns e também a algumas celas.
A DRABM, em parceria com o Estabelecimento Prisional do Funchal (EPF), dinamiza atividades periódicas no âmbito de um protocolo de apoio (Liberdade de Ler) à população reclusa, em vigor desde 2012. O protocolo tem como principal objetivo a promoção do livro e da leitura, mas também uma visão de reinserção e alargamento das competências dos reclusos.
Este projeto assume também outras vertentes, como a organização do acervo e dos espaços, assim como a formação dos responsáveis pelas bibliotecas. A biblioteca é encarada como espaço de socialização e ocupação de tempos livres, um escape à situação de reclusão, permitindo a criação de novas oportunidades de vida. As atividades de promoção da leitura, desenvolvidas ao longo do ano, são variadas e abertas ao público daquele estabelecimento.
|
|
Exposição "Memórias do Porto Santo e da Madeira – Bilhetes-Postais Ilustrados da Coleção José Manuel Melim Mendes" | Sala de exposição do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV) | patente até final de janeiro
A exposição Memórias do Porto Santo e da Madeira – Bilhetes-Postais Ilustrados da Coleção José Manuel Melim Mendes / Memories of Porto Santo and Madeira – Illustrated Postcards from the José Manuel Melim Mendes Collection, patente na nova sala de exposições do CEHA-AV, será prolongada até final de janeiro de 2024.
Os documentos exibidos nesta mostra – com legendas da autoria do próprio colecionador – são parte do espólio doado por José Manuel Melim Mendes à Região Autónoma da Madeira. Trata-se de um legado de perto de seis mil bilhetes-postais ilustrados relativos a este Arquipélago, que se distingue pela sua antiguidade e raridade, assim como pela variedade de espaços, motivos, temas e editores.
Para visitar na sala de exposições do CEHA-AV nos dias úteis, entre as 9h00 e as 17h30.
José Manuel Melim Mendes é natural do Funchal e licenciado em Engenharia Química e Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Técnico. A partir de 1991 desenvolveu a sua atividade profissional na Madeira, tendo sido Presidente da Agência Regional da Energia e do Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), Presidente do Centro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CITMA) e também Presidente da Assembleia Geral da ARM – Águas e Resíduos da Madeira. É autor de diversas obras sobre cultura e história da Madeira e tem dedicado a sua vida a colecionar diversos documentos gráficos relacionados com o Arquipélago da Madeira, nomeadamente bilhetes-postais ilustrados.
|
|
Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira
Formação “Preservação de coleções – Boas práticas” | 14 a 17 de novembro
A DRABM, no âmbito do seu programa de apoio à Rede Regional de Bibliotecas da Madeira, promoveu a formação “Preservação de coleções – Boas práticas”.
A formação, direcionada para os profissionais das bibliotecas municipais, foi ministrada pela Dr.ª Fátima Estevinho, colaboradora da Direção de Serviços de Conservação e Restauro, licenciada e mestre em Conservação e Restauro.
Foram abordados os seguintes temas:
- Identificação das ações mais importantes na preservação dos acervos documentais
- Conhecimento dos equipamentos utilizados no controlo das condições ambientais
- Transmissão de boas práticas de preservação de coleções
- Orientações sobre como agir em caso de emergência/desastre em bibliotecas
- Distinção de diferentes métodos de acondicionamento
A formação teórico-prática realizou-se no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira e na área técnica da Direção de Serviços de Conservação e Restauro, entre os dias 14 e 17 de novembro.
|
|
Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira
Formação "Descrição bibliográfica: recursos contínuos"
Decorreu, no mês de novembro, no Auditório do ABM, a ação de formação: Descrição bibliográfica: recursos contínuos.
Esta formação foi dirigida aos profissionais da Rede Regional de Bibliotecas Públicas e destinada a aplicar os conhecimentos indispensáveis para a catalogação de recursos nacionais e internacionais. As ações foram orientada pela bibliotecária do ABM, Helena França.
|
|
Encontro Regional da BAD Madeira | 10.11.2023
Os profissionais da informação estiveram reunidos no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Neste encontro da delegação regional da BAD-Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação foram debatidas questões relacionadas com os "Serviços de Informação para as Comunidades".
Os problemas que afetam a classe e as soluções que se perspetivam para o futuro foram também abordados.
|
|
Congresso Internacional "Modernidade e Globalização no Mundo Atlântico: Relações, Diálogos e Trocas (Séculos XV-XX)" | Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV) | 22 a 24 de novembro
Realizou-se nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no CEHA-AV, o Congresso Internacional "Modernidade e Globalização no Mundo Atlântico: Relações, Diálogos e Trocas (Séculos XV-XX)".
Foram três dias de partilhas, cujos resultados integrarão futuros números da Revista "Arquivo Histórico da Madeira", Nova Série.
As comunicações ficarão disponíveis em breve, no canal de youtube da DRABM.
|
|
Conferência "Aires de Ornelas e Vasconcelos: ministro da Marinha e do Ultramar" | 28 de novembro | Academia da Marinha
A DRABM esteve representada no passado dia 28 de novembro, na Academia de Marinha, em Lisboa, por meio da conferência "Aires de Ornelas e Vasconcelos: ministro da Marinha e do Ultramar".
Fernando Tavares Pimenta, investigador do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou o trabalho de investigação que presentemente desenvolve neste centro de investigação.
Essa conferência colocou em perspetiva a ação política do Conselheiro Aires de Ornelas e Vasconcelos, na qualidade de Ministro da Marinha e do Ultramar, durante o governo de João Franco, entre 1906 e 1908.
Natural da Ilha da Madeira, espaço historicamente de charneira entre a Metrópole e o Império, Aires de Ornelas e Vasconcelos foi um dos mais notáveis pensadores coloniais portugueses do final da Monarquia, ao mesmo tempo que concedeu grande relevo à questão naval. Neste sentido, durante o seu ministério não só foram tomadas medidas inovadoras no sentido da reforma da administração ultramarina em África, em especial em Moçambique, como também foi gizada uma arrojada política de modernização da Marinha Portuguesa. A Marinha era, neste caso, entendida como indispensável não só para a defesa de Portugal e das suas colónias, como também para a vigilância do chamado triângulo estratégico do Atlântico, cujos ângulos eram Lisboa, Horta (Açores) e São Vicente (Cabo Verde). Aires de Ornelas e Vasconcelos entendeu assim a necessidade de valorizar a Marinha, no quadro de uma política de ressurgimento nacional - a última nesse sentido por parte da Monarquia
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros | novembro
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de processos judiciais provenientes do Tribunal de Círculo do Funchal e dos tribunais judiciais das comarcas do Funchal, Ponta do Sol, Santa Cruz e São Vicente.
Dimensão: 121 caixas (cx. 13961-14081)
Datas extremas: 1945-2022
Fundo Especial para a Extinção da Colonia
Incorporação de documentação proveniente da Direção de Serviços Jurídicos e Gestão da Secretaria Regional de Agricultura e Ambiente. Trata-se do arquivo de Fundo Especial para a Extinção da Colonia, organismo criado em 1979 com o objetivo principal de prestar a assistência financeira e técnica nas operações de remição dos contratos de colonia, tendo sido extinto em 2005.
Este arquivo é constituído, sobretudo, pelos processos de remição de colonia dos colonos, senhorios e prédios confinantes. Contém ainda livros de registo dos referidos processos, livros de registo de entrada e saída de correspondência, títulos de propriedade definitiva e um conjunto de processos de empréstimo.
Dimensão: 240 unidades de instalação (225 livros e 15 livros)
Datas extremas: 1978-2016
Biblioteca Henrique de Pontes Leça
Ingresso adicional à Biblioteca Henrique de Pontes Leça doada ao Arquivo Regional da Madeira em 2012. Este ingresso adicional é constituído por títulos sobre pintura, cerâmica, ourivesaria, porcelana e ainda títulos relacionados com a Madeira, a maior parte destes publicados no séc. XIX. Contém também um pequeno conjunto de catálogos de exposições e de leilões, bem como uma coleção de obras de Camilo Castelo Branco editadas entre a década de 1860 e de 1880. Destaque-se duas edições de bolso de “Os Lusíadas” de Luís de Camões de 1721 e 1865.
Dimensão: 220 espécies bibliográficas (214 monografias e 6 publicações periódicas)
Datas extremas: 1721-2014
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas Agostinho Vasconcelos, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Exército Português, Manuel Poggio Capote, Natércia Gouveia e Susana Chaves.
Total: 283 espécies bibliográficas.
Depósito legal
Triagem de 18 caixotes, com um total de 2565 espécies bibliográficas.
|
|
|
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira deseja a todos os seus utilizadores, parceiros e amigos um Feliz Natal e Bom Ano Novo!
|
|
|
|
|