Facebook
Instagram
YouTube
Website
Outubro no Arquivo e Biblioteca
 

Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural – Madeira | 17 a 19 de outubro

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) e a Direção Regional da Cultura da Madeira (DRC), promovem uma vez mais o Encontro Regional de Conservação e Restauro do Património Cultural – Madeira. Esta 2.ª edição, com o tema “A limpeza na Conservação e Restauro”, conta com a 20|21 Conservação e Restauro de Arte Contemporânea para a realização de 2 workshops destinados aos profissionais da conservação e restauro. Decorrem nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2023, no Laboratório de Conservação e Restauro da DRABM.

Saiba mais na página do Encontro

A partir do papel do conservador-restaurador, o Encontro tem como principal objetivo fomentar o conhecimento e o debate de temas associados à disciplina de Conservação e Restauro, entre os profissionais de instituições culturais (museus, centros culturais, núcleos museológicos, arquivos, bibliotecas, etc.), cuja missão é a salvaguarda, a preservação, a conservação e a valorização do Património Cultural Regional.

A iniciativa pretende, assim, potenciar a investigação e o estudo na área, possibilitando o contacto direto com investigadores nacionais e internacionais, e deste modo estabelecer futuras redes de trabalho; como também capacitar as equipas de profissionais das instituições culturais regionais através da aquisição de novas competências e atualização de conhecimentos técnicos.

Nova coleção de 483 bilhetes-postais ilustrados disponível na plataforma de pesquisa de arquivos | 1000 objetos digitais

Trata-se de uma coleção de postais raros, na sua maioria relativos à Ilha da Madeira, num total de 36 editores. Um acervo adquirido pela então Direção Regional dos Assuntos Culturais e pelo então Arquivo Regional da Madeira, atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Na iconografia representada destacam-se as paisagens costeiras e urbanas do Funchal, bem como os transportes, os edifícios turísticos e religiosos, os jardins e a flora madeirense, e ainda alguns aspetos etnográficos.
Aceda à coleção, através da plataforma de pesquisa de arquivos.

 Arquivo da União dos Caseiros da Ilha da Madeira
 
O Arquivo e Biblioteca da Madeira disponibiliza, na sua plataforma de pesquisa, o arquivo da União dos Caseiros da Madeira.
O arquivo da UCIM é constituído por quatro secções. A primeira secção é denominada de “Assembleia Geral” e reúne apenas as atas deste corpo gerente. A secção “Administração” engloba as fichas de associados, comprovativos de pagamentos de quotas e documentos de receita e despesa, entre os quais, balancetes, folhas de caixa, registo de compras, registo de pagamento de quotas dos sócios.
A secção “Correspondência e Expediente” inclui a correspondência expedida e recebida de várias entidades públicas e privadas, sobre a compra e venda de terrenos e benfeitorias dos caseiros. Reúne também a correspondência expedida para os senhorios a solicitar que os mesmos cumpram com a lei e que respeitem os direitos dos caseiros de acordo com o Decreto-Regional 13/77/M de 18 de outubro. Inclui ainda recortes de imprensa sobre assuntos de interesse para os associados da UCIM e inquéritos aos associados sobre a problemática das águas de rega e da elaboração do projeto de decreto-lei sobre a colonia. A secção "Apoio à Remição da Colonia" reúne abaixo-assinados e documentos relacionados com processos de remição de colonia.
Por fim, este arquivo contém uma série com três fotografias dos representantes da União de Caseiros da Madeira numa conferência de imprensa em Lisboa.

Aceda ao inventário deste acervo 
 
A União dos Caseiros da Ilha da Madeira (UCIM) foi uma associação constituída, a 30 de abril de 1976, na Secretaria Notarial do Funchal, com o objetivo imediato de estudar, defender e promover a extinção do regime de colonia da Madeira. Os 10 outorgantes presentes eram, eles próprios, membros do conselho diretivo, entre os quais ressalta a figura de Maria Inês Afonseca como dinamizadora e fundadora da associação e, também, pela sua reconhecida ligação ao movimento pela extinção da colonia.  
Só com a entrada em vigor da Constituição da República Portuguesa de 1976 e, posteriormente, com o Decreto Regional n.º 13/77/M, de 18 de outubro, é encontrada a plataforma jurídica e regulamentar que permite ao colono a possibilidade de ascender à propriedade plena da terra mediante uma indemnização ao senhorio estabelecida de acordo com a vontade das partes ou correspondente ao valor atual do solo considerado para fins agrícolas e por desbravar. Pretendia-se promover a extinção do regime de colonia mediante a unificação da propriedade – solo e benfeitorias – na mesma pessoa, tendo-se na altura fixado um prazo para as remições de colonia e as condições em que estas decorriam.
Na fase de preparação do quadro legislativo de suporte para a extinção da colonia, a UCIM assume uma função relevante na organização e agregação dos colonos nos diferentes concelhos da região, promovendo a sua capacidade reivindicativa e participativa e fomentando o conhecimento concreto dos seus associados sobre o problema da colonia.  Mantém uma intervenção de apoio aos colonos na constituição dos processos de extinção dos contratos de colonia, no diálogo com os senhorios e com as entidades oficiais competentes.
É de assinalar o marcante papel do seu semanário "O Caseiro", publicado entre 1976 e 1980, em 66 edições, como porta-voz e veículo, junto dos colonos, das diversas problemáticas do processo de extinção da colonia.

Projetos em linha...

Novo lote de 230 imagens do fundo Photographia Vicente
 
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM disponibiliza um lote de 230 novas imagens do fundo Photographia Vicente (VIC), pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente´s.
 
Nesta seleção destacamos, entre outros assuntos, os seguintes temas: desembarque no Funchal dos soldados da 1.ª Companhia Expedicionária da Madeira à Índia, em junho de 1957; sessão de encerramento da XXXI reunião da Associação Internacional de Pontes e Estruturas, em 1965; tomada de posse dos novos presidentes das Câmaras Municipais de Ponta do Sol, Câmara de Lobos e do Funchal, em 1959 e 1965; miniaturas, em barro, de Roberto Cunha; Olaria Funchalense; Clube Sport Marítimo e cortejos das festas de "Final do Ano", em 1955 e em 1969. Divulgam-se também imagens dos bustos do Dr. Alexandre da Cunha Teles e Dr. João Abel de Freitas e, por fim, um bloco de retratos, com e sem registo do fotógrafo, na sua maioria de finais do século XIX.
Consulte o novo lote de imagens, ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.

Divulgação de obras em domínio público | Revista histórica do proselytismo anti-catholico exercido na Ilha da Madeira pelo Dr. Robert Reid Kalley, médico escocez desde 1838 até hoje por um madeirense,1845 Funchal: Typ. do Imparcial

Em outubro destacamos uma monografia do médico e pastor da Igreja Evangélica Presbitariana, Dr. Robert Reid Kalley.

Esta monografia pode ser consultada, presencialmente, na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.


Revista histórica do proselytismo anti-catholico exercido na Ilha da Madeira pelo Dr. Robert Reid Kalley, médico escocez desde 1838 até hoje por um madeirense,1845 Funchal: Typ. do Imparcial

Para os mais pequenos...

Programa infantojuvenil | Calendário trimestral Outubro a Dezembro

O novo calendário trimestral de atividades já está disponível, com sessões de histórias e atividades para bebés e crianças. Este mês destacamos a sessão especial de Halloween, no dia 31 de outubro, às 18h, na sala infantojuvenil.
Acompanhe as nossas atividades de promoção do livro e da leitura.

DRABM dinamizou formações “Os Serviços Educativos nas Bibliotecas” e "Tratamento Documental - Material Não Livro"

A DRABM dinamizou, no âmbito do apoio à Rede Regional de Bibliotecas da Madeira, as formações “Os Serviços Educativos nas Bibliotecas” e "Tratamento Documental - Material Não Livro".

Estas ações decorreram no mês de setembro e foram ministradas pelas técnicas Ana Cristina Figueira e Patrícia Velosa. Estiveram presentes bibliotecários de diversas instituições integradas na Rede Regional.  As formações possibilitaram a aquisição de alguns conhecimentos e competências, a  replicar naqueles serviços, e favoreceram momentos de partilha.

Apoio à Rede Regional de Bibliotecas Públicas | Oferta de livros

No âmbito da deslocação da DRABM ao Festival Colombo, formalizou-se a oferta de 100 livros, de vários géneros literários, à Biblioteca Municipal do Porto Santo. 

Este é um projeto da Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira, através da Direção de Serviços e Gestão e Tratamento de Biblioteca, que pretende contribuir para o enriquecimento do fundo documental das bibliotecas associadas. Este auto de cedência de documentos contou com a presença da Diretora de Serviços de Comunicação e Acesso da DRABM, Natércia Gouveia, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Artur Ferreira.

Ingresso de documentos e oferta de livros | setembro
 
Empresa de Eletricidade da Madeira
Incorporação de documentação proveniente da central hidroelétrica da Serra de Água. Trata-se de um conjunto documental composto, quase unicamente, por mapas diários de produção de energia da referida central hidroelétrica.
Dimensão: 72 maços.
Datas: 1953-2021.
 
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes’s
Ingresso adicional do arquivo fotográfico de Rui Olim Marote, depositado no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes’s, constituído exclusivamente por fotografias em suporte digital.
Dimensão: 260 unidades de instalação (106 DVD e 154 CD)
Datas: s.d. [séc. XXI]
 
Eugénio Perregil - folhetos do Feiticeiro da Calheta
Depósito temporário para efeitos de digitalização de três folhetos do poeta popular madeirense João Gomes de Sousa, conhecido por “Feiticeiro da Calheta”. Após digitalização, as réplicas digitais serão divulgadas nossa plataforma de descrição bibliográfica.
Dimensão: 3 folhetos.
Datas de edição: 1944-1946
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Direção Regional de Estatística da Madeira, Exército Português, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Madeira Islands Essential e Santa Casa da Misericórdia do Porto.
Total: 9 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 26 caixotes, com um total de 3457 espécies bibliográficas.
 
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp