Janeiro no Arquivo e Biblioteca
|
|
Lançamento do n.º 12 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas Fotografias de René Masset (entre 1885 e 1895)
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresenta ao público, no dia 25 de janeiro, pelas 17h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira, a obra Fotografias de René Masset (entre 1885 e 1895), o n.º 12 da coleção Madeira – Memórias Fotográficas. Com esta edição – em língua portuguesa e em língua inglesa –, divulgam-se imagens inéditas do fotógrafo René Masset, datadas do período entre 1885 e 1895.
Refira-se que a Madeira possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. Esta herança arquivística constitui, por conseguinte, uma fonte ímpar e multifacetada para o conhecimento da Madeira nos séculos XIX e XX, nas suas dinâmicas internas e relações com o exterior. A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação criteriosos e esteticamente cuidados, em língua portuguesa e em língua inglesa, tem por objetivo, em simultâneo, dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.
Esta edição teve o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana e estará disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira e no Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e terá o preço de 12,50 euros. Os textos e legendas ficaram a cargo de Tânia Jesus.
O Fotógrafo:
René Masset nasceu em 1855 na Suíça, em Serrière, próximo de Neuchâtel, e faleceu a 23 de agosto de 1909, em Genebra. Fez os seus estudos básicos em Génova e posteriormente ingressou na Escola Politécnica de Zurique, onde se licenciou em Engenharia Civil (1877-1878). Casou em 1900 com Marianne Olivier, de quem teve dois filhos: Charles, nascido em 1901; e Alfred, nascido em 1902.
Trabalhou na construção do túnel de Gotardo (Suíça) e da linha do elétrico de Valenciennes (norte de França), entre 1882 e 1884. Esteve na Madeira entre 1885 e 1895 para dirigir os trabalhos de construção do cais do Funchal e do molhe da Pontinha, ação pela qual foi agraciado com a Cruz da Ordem de Cristo. As obras do porto do Funchal tiveram início em meados de 1885 e terminaram em 1889; no entanto, um forte temporal ocorrido a 28 fevereiro de 1892 destruiu a muralha de proteção do porto, tendo a sua reconstrução ficado concluída em 1895.
Durante o período em que permaneceu na Ilha da Madeira, fotografou os sítios por onde passava, os passeios que realizava e as pessoas com quem convivia; a existência de um conjunto de documentos com apontamentos fotográficos leva-nos a supor que René Masset fazia as revelações das fotografias que tirava.
Depois de sair da Madeira, colaborou na construção do caminho-de-ferro de La Rochette à Pontcharra (Sabóia – França). Ingressou no Banco Industrial de Genebra como administrador e engenheiro consultor. Foi diretor administrativo da Savonnerie Nationale de Vernier, em Genebra. Dirigiu, finalmente, a firma Siry-Lizars, filial suíça, também em Genebra, de uma grande fábrica francesa de medidores de gás, onde veio a falecer em resultado de uma explosão.
|
|
DRABM divulga novo lote de 200 fotografias do fundo Photographia Vicente
Após tratamento e descrição na plataforma de pesquisa de arquivos, a DRABM divulga um novo lote de 200 fotografias do fundo Photographia Vicente, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicentes, em depósito no ABM.
Nesta seleção publicam-se registos alusivos a unidades hoteleiras do Funchal, entre as quais o Hotel Santa Maria; a Residencial Colombo; o Hotel Atlântico e o Golden Gate. Revelamos também imagens dos hotéis Nova Avenida e Miramar, da Quinta de São João, do campo de golfe do Santo da Serra, da piscina do Reid`s Palace Hotel e da piscina do Hotel Savoy. Por fim, disponibilizam-se três imagens do rescaldo do incêndio na destilaria da Fábrica do Torreão, de W. Hinton & Sons, a 26 de novembro de 1916 e, como habitualmente, um bloco de retratos de estúdio, datados entre 1887 e 1889.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.
|
|
Divulgação de obras em domínio público: The Mirror of the Sea
A DRABM divulga, junto dos seus leitores, livros em Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
Em janeiro destacamos uma obra de António Correia Herédia, sobre a história dos morgados na Madeira. Na monografia Breves reflexões sobre a abolição dos Morgados na Madeira, Herédia tece considerações sobre a abolição deste vínculo na Ilha da Madeira.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
|
|
Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | janeiro a março 2023
O programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca da Madeira vem cheio de propostas para o novo ano. Temos sessões de histórias para bebés e crianças, ateliê em casa e um workshop ligado à matemática.
Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura.
|
|
Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira com Certificação de Qualidade
A DRABM mantém a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, após auditoria de acompanhamento e extensão ao Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira (CEHA-AV), realizada nos dias 19 e 20 de dezembro, pela APCER. Esta auditoria marca a certificação do CEHA-AV, após integração desta estrutura na orgânica da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
O âmbito da certificação da auditoria foi o seguinte: ingresso de documentos; organização e descrição de documentos e espécies bibliográficas; preservação, conservação e restauro; acesso aos documentos e serviços prestados; atividades educativas e culturais; apoio técnico à administração pública e a entidades privadas e pessoas detentoras de documentação de interesse histórico-cultural; investigação histórica; edição e divulgação de fontes no âmbito da história, da cultura e do património insulares.
No final da auditoria considerou-se que a DRABM presta os seus serviços em conformidade com os requisitos legais aplicáveis e com os requisitos dos próprios clientes, assegurando a prestação e o controlo dos seus serviços de forma adequada. A equipa auditora destacou como principais pontos fortes o compromisso e envolvimento da gestão de topo, o envolvimento de todos os colaboradores no Sistema de Gestão de Qualidade e o foco na satisfação do cliente.
|
|
DRABM apresentou o volume Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos / Pictures and Memory of the Municipality of Câmara de Lobos
A DRABM, por intermédio da ação editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresentou ao público o catálogo bilingue intitulado Imagens e Memória do Concelho de Câmara de Lobos / Pictures and Memory of the Municipality of Câmara de Lobos, no dia 6 de janeiro de 2023, no Hotel Pestana Churchill Bay.
O catálogo, que consiste no terceiro número da coleção “Imagens e Memória dos Concelhos da Madeira”, e que teve o apoio, a título de mecenato, do Grupo Pestana, dá à estampa as imagens patentes na exposição alusiva ao concelho de Câmara de Lobos, realizada pelo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (atual Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira), que teve lugar em maio de 2019, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.
São dados a conhecer antigos registos iconográficos deste concelho insular, captados desde o século XIX até à década de 1970. Evidenciam-se diversos elementos relevantes do património edificado e outros interessantes aspetos urbanos, hoje fatalmente transformados, algumas peças artísticas de igrejas e capelas, e a surpreendente paisagem rural madeirense onde avultam os ancestrais poios cultivados que ocupam, aos socalcos, as inclinadas encostas. São, igualmente, fornecidos curiosos apontamentos do quotidiano de outros tempos, sobretudo no centro piscatório de Câmara de Lobos e nas terras sobranceiras do Estreito, e soberbos panoramas do Jardim da Serra, da Quinta Grande e do sempre deslumbrante Curral das Freiras.
Breve memória, também, para dois eventos de índole diversa: a trágica derrocada que ocorreu nas imediações do Cabo Girão em 1930 e, vinte anos depois, a icónica visita do estadista britânico Winston Churchill à vila de Câmara de Lobos onde pintou o cenário da sua pitoresca baía.
As imagens reunidas são provenientes da Coleção Fotográfica (COLFOT) do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (MFM-AV) e de coleções particulares.
O novo volume está disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira, com o preço de 20,00 euros.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (dezembro)
ALS Design, Lda.
Doação do arquivo fotográfico da empresa de design e comunicação ALS Design, Lda. Este arquivo reúne fotografias tiradas no âmbito da sua atividade, nomeadamente, de promoção de produtos regionais e de hotéis. Contém trabalhos para a Companhia Insular de Moinhos, Empresa de Cervejas da Madeira, ILMA, Hotel Reids, Hotel Savoy, entre muitos outros hotéis. Também inclui paisagens da Madeira e fotografia aérea do concelho do Funchal.
Dimensão: 22 pastas com 12500 negativos e diapositivos
Datas: 1994 – [2004/2005]
Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s
Depósito de documentação proveniente das doações de Andrew Akehurst e de Filomeno Paulo Gomes ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. Inclui retratos de passageiros do navio SS Orotava durante a sua passagem pela Ilha da Madeira em julho 1903, e diapositivos em vidro com diversas temáticas: primeira visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima à Ilha da Madeira; Museu de Arte Sacra e Convento de Santa Clara; fim de ano; folclore; paisagens do Funchal e de outros concelhos da ilha.
Dimensão: 2 provas fotográficas e 7 caixas com 194 diapositivos em vidro a cores
Datas: séc. XX
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas por Ana Margarida Pereira de Ponte, Coronel Capelão António Francisco Gonçalves Simões, Ana Men, João António Rodrigues de Oliveira e Ana Salgueiro.
Total: 6 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|