Maio no Arquivo e Biblioteca
|
|
Lançamento da Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 4
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), disponibiliza o n.º 4 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série.
À semelhança dos anteriores, este número, respeitante ao corrente ano de 2022, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito.
A Revista conta com um editorial e com 18 Artigos, fruto da colaboração de vários autores. Grande parte dos artigos relaciona-se com comunicações apresentadas no Congresso de História da Madeira – Rumos de Pesquisa, Problemáticas, Análises, que decorreu no CEHA-AV de 23 a 26 de novembro do passado ano de 2021.
Acesso à Revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, n.º 4
|
|
DRABM edita obra Ilustres Visitantes na Madeira – 1951 a 1991
No passado dia 9 de maio foi apresentado o livro Ilustres Visitantes na Madeira – 1951 a 1991. Este volume surge no âmbito de uma coleção bilingue: “Madeira Selected Memories”; que tem por objetivo principal levar a História da Madeira até o máximo de leitores possíveis. Trata-se de uma edição da DRABM, por intermédio do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira, que constitui um projeto de vários anos de trabalho, e permitirá, assim, conhecer individualidades que passaram pela Madeira e para quem este espaço insular foi um lugar de entretenimento e descanso; de passagem e exílio; de celebração e visita solene; ou ainda, de saber e criação artística. destacam-se, nesta publicação, intelectuais, escritores e poetas, tais como: Gilberto Freyre; Ferreira de Castro; Albert Schweitzer John Dos Passos; Vera Lagoa; Cecil Scott Forester; Sophia de Mello Breyner Andresen; Fernanda de Castro; Leandro Tocantins; Matilde Rosa Araújo; Natália Correia e José Craveirinha.
Também constam dela inúmeros atores, cantores e músicos, como por exemplo:Simone de Oliveira; Amália Rodrigues; Terry Thomas; Vasco Santana; Nigel Patrick; Eva Todor; Lewis Gilbert; Andre Kostelanetz; Michael Craig; Pierre Vaneck; Cliff Richard; Ralph Richardson; Anny Duperey e Omar Sharif.
Estão, também, presentes, nesta edição, políticos, militares e altos dignitários da Igreja Católica, nomeadamente: Francisco Craveiro Lopes; Fulgencio Batista; D. Manuel Gonçalves Cerejeira; Américo Tomás; Bernard Montgomery; Rómulo Betancourt; Marcelo Caetano; Richard Austen Butler (Barão Butler de Saffron Walden); Ian Smith; Mário Soares; Ramalho Eanes e o Papa João Paulo II.
Damos, ainda, destaque para alguns membros da realeza europeia, como a Princesa Maria Pia de Sabóia; o Príncipe Alexandre da Jugoslávia; Juan de Bourbon (Conde de Barcelona); D. Duarte Nuno (Duque de Bragança); a Arquiduquesa Regina de Habsburgo; Humberto II (Rei de Itália); Carmen Polo de Franco; a Princesa Maria Gabriela de Sabóia; o Arquiduque Rodolfo de Habsburgo; a Imperatriz Zita de Bourbon-Parma; o Arquiduque Otto de Habsburgo; o Príncipe Filipe (Duque de Edimburgo); o Príncipe Alberto do Mónaco; Carlos XVI Gustavo (Rei da Suécia).
O novo livro está disponível para venda na loja online do Governo Regional ou presencialmente, na DRABM.
|
|
Coleção de Folhetos Políticos disponível na Plataforma de Pesquisa de Arquivo
No âmbito das Comemorações do 48º Aniversário da Revolução de Abril de 1974, a DRABM disponibiliza registos descritivos e réplicas digitais da coleção de Folhetos Políticos (CFOLP).
Esta coleção, disponível na plataforma de pesquisa de arquivos, reúne um total de 1233 panfletos e outros documentos de natureza propagandística, de divulgação das atividades desenvolvidas no Arquipélago da Madeira por uma série de movimentos pró-independência e/ou pró-autonomia, operários, sindicais, clericais e partidários, durante o conturbado período revolucionário subsequente à Revolução dos Cravos de 1974 até 1980. Esta coleção, constituída ao tempo do Arquivo Distrital do Funchal, foi inteiramente digitalizada pela técnica Ana Santos (4305 réplicas digitais), e descrita pelas bibliotecárias do ABM Patrícia Velosa e Sílvia Patarelo. A coleção contempla, ainda um restrito número de 6 panfletos, com data de produção anterior a 1974 (sendo o mais antigo datado de 1929). É de salientar que uma parte significativa das coletividades, cuja atividade está refletida nesta coleção, encontra-se, hoje, extinta. Este é um universo documental pouco explorado pelo investigador de História Contemporânea da Madeira devido à escassez de documentos desta natureza, à singularidade destas tipologias documentais, ou ainda, ao arco temporal recente coberto.
Os temas políticos e sociais fraturantes testemunhados nestes panfletos permitem-nos concluir que estamos perante fontes documentais inéditas e de significativo valor diferenciado para o estudo da História mais recente do arquipélago madeirense.
Instrumento descritivo: Arquivo e Biblioteca da Madeira, Coleção de Folhetos Políticos, 2022, idd n.º 170.
É interdito o acesso à totalidade desta coleção em suporte papel. A disponibilização pública destes documentos é feita exclusivamente através de réplicas digitais em linha no site da DRABM.
Acesso à coleção
|
|
Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos: uma família e o seu arquivo
No âmbito da exposição dedicada à família Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos, patente ao público entre fevereiro e abril de 2022, a DRABM pretende dar a conhecer o arquivo desta família, que conta com mais de 300 documentos, datados, na sua maioria, do Antigo Regime e do Liberalismo (séculos XVII a XX).
Este arquivo familiar não só divulga a informação sobre os Perestrelos madeirenses (descendentes dos Capitães do Porto Santo), como também documenta a existência de instituições com forte dinamismo, relativamente à administração régia (a família e o morgadio), espelhando uma ordem social animada pelo culto dos antepassados e fundada na “Lei do Morgadio” – a vontade do instituidor, aceite como fonte de direito pela Igreja e pela Coroa.
Aceda à proposta temática
|
|
DRABM disponibiliza 166 Imagens da Foto Figueiras
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 166 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, pertencentes ao fundo Foto Figueiras.
Deste conjunto destacamos fotografias relativas a escolas e arruamentos (Avenida Arriaga e Avenida do Mar e das Comunidades Madeirenses); o Campo Almirante Reis; estradas e caminhos rurais; o Largo do Chafariz, a Praça de Tenerife, o Complexo Balnear da Barreirinha, alguns fontanários, o Jardim Municipal e o Miradouro da Vila Guida.
Destacam-se, ainda, fotografias dos Arraiais de Nossa Senhora da Graça e de São João, de Procissões, do Cais e do Porto do Funchal, além de paisagens dos concelhos da Calheta, Câmara de Lobos, Funchal, Ribeira Brava e Santana.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivos.
|
|
Divulgação de Obras em Domínio Público
Como é sabido a DRABM, mensalmente, divulga, junto dos seus leitores, em domínio público, uma seleção de diferentes autores e obras.
Em maio damos destaque à obra do escritor britânico Thomas Edward Bowdich e à sua passagem pela Madeira e Porto Santo no ano de 1823. Uma narrativa de viagem repleta de descrições e ilustrações sobre a zoologia e costumes das ilhas.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente ou em formato digital, através do catálogo bibliográfico da DRABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais), agregador nacional para a Europeana.
|
|
Bibliotecas particulares no ABM: Família Pereira de Gouveia
A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a biblioteca da família Pereira Gouveia, doada ao Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira em 2017.
A biblioteca particular da família Pereira de Gouveia é constituída por 344 espécies bibliográficas, cabendo a maioria aos séculos XIX e XX. A coleção inclui obras sobre a história económica, política e social do Arquipélago da Madeira, publicadas por instituições públicas, já extintas, como: a Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, a Junta dos Lacticínios da Madeira, a Comissão de Planeamento da Região Autónoma da Madeira e a Delegação de Turismo da Madeira. Igualmente, espelha a produção editorial e as tipografias da época, nomeadamente, a Typografia Esperança; a Tipo. da Flor do Oceano; a Tipo. do Diário Popular; a Tipo. Ponte do Cidrão; a Tipografia O Jornal; a Tipografia Jornal da Madeira; a Tip. do Comércio do Funchal; a Tipo. Diário de Notícias; a Tipo. Sousa; a Tipo. Académica e a Typographia Madeirense.
Acesso à coleção da Biblioteca Família Pereira de Gouveia no catálogo bibliográfico da ABM
Obras do século XIX disponíveis em linha na plataforma Prisma
(Biblioteca da Família Pereira de Gouveia)
RENDELL, James Meadows, 1799-1856, 1881, Concise of the island of Madeira with plan of Funchal and map of the island, Londres, C. Kegan Paul.
S. A., Escriptura de transacção e accôrdo entre a levada dos Peornaes e a levada nova de Câmara de Lobos, 1899, Funchal, Tipografia do "Diário Popular".
S. A., Excursões na Madeira, 1891, Funchal, Tipo. da "Verdade.
S.A., [1946], Grémio da Lavoura do Funchal: estatutos 1946, Funchal, Tipografia.
SOUSA, Francisco Clementino de, 1846-1896, 1868, A questão entre o dr. João da Câmara Leme, servindo interinamente de legado de saúde no distrito do Funchal e o farmacêutico Francisco Xavier de Sousa, Funchal, Tipo. Ponte do Cidrão, 1868
VASCONCELOS, João da Câmara Leme Homem de, 1829-1902, 1889, Os vinhos da madeira e seu descredito pelas estufas: novo método de afinamento de vinhos e bases d'uma associação, Funchal, Tipo. Esperança
1888, A questão da propriedade na Madeira: discurso pronunciado na Câmara dos Senhores Deputados na sessão de 7 de Julho de 1888 pelo deputado Manuel José Vieira, Funchal, Tipo. do "Direito".
|
|
Programa de Atividades da Sala Infantojuvenil – Teatro de Marionetas, “O Sonho da Fada Ofélia”
No âmbito do Programa de Atividades da Semana de Educação Artística, destacamos uma sessão para famílias no dia 28 de maio, pelas 11h00, no auditório do ABM.
A proposta será o Teatro de Marionetas “O Sonho da Fada Ofélia”, uma adaptação do livro: A Fada Ofélia e o Véu da Noiva de Maria Aurora Carvalho Homem. Esta sessão tem entrada livre e está a cargo da Equipa de Animação da Direção de Serviços de Educação Artistica (DSEA), da Direção Regional de Educação.
No alto do Fanal, o avô do Pedro aguarda a sua chegada para passarem as férias juntos. Nesse lugar mágico, as histórias do avô proporcionam ao Pedro a vivência de novas aventuras, que, entretanto, conhece uma pequena gota de água que lhe confia o seu maior desejo. Será o Pedro capaz de ajudar a gotinha de água a realizá-lo? Que aventuras o Pedro e a sua amiga irão experienciar? Vamos descobrir juntos?
|
|
Adesão da Biblioteca Municipal do Porto Santo ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira
A DRABM assinou, no dia 29 de abril, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal do Porto Santo ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM).
O CCBM é um catálogo colaborativo que tem por objetivo valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação constante nas bibliotecas da RAM. A adesão ao CCBM requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas definidas pelo órgão coordenador.
No âmbito das suas funções de coordenação da Rede Regional de Bibliotecas Públicas (RRBP), a DRABM disponibilizará às bibliotecas aderentes um conjunto de procedimentos a executar, visando a uniformidade dos registos bibliográficos produzidos por todas as bibliotecas cooperantes e a interoperabilidade dos seus catálogos. É, também, de extrema importância a normalização de procedimentos, relativos ao empréstimo interbibliotecas e a sua adequação às especificidades de cada instituição.
Em 2017 aderiram ao CCBM as Bibliotecas Municipais de Câmara de Lobos e de Santa Cruz. Em 2021 formalizou-se a adesão das Bibliotecas Municipais da Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol. Também em 2021 registou-se a entrada da Biblioteca Histórica da Cúria Diocesana, e já em 2022 da Biblioteca Municipal de São Vicente.
No final de todo este processo será possível aceder, numa única plataforma de pesquisa, a toda a informação respeitante aos catálogos das bibliotecas aderentes.
|
|
DRABM disponibiliza Manuais de Apoio para Preservação de Documentos Gráficos e Fotográficos
Com o objetivo de apoiar os nossos parceiros e todos os interessados na preservação de documentos gráficos e fotográficos, a Direção de Serviços de Conservação e Restauro efetuou uma revisão dos seus manuais de apoio. Estão disponíveis para consulta os cadernos 1 e 2: Controlo das Condições Ambientais em Arquivos e Bibliotecas Pragas em Arquivos e Bibliotecas.
|
|
Ingresso de Documentos e Oferta de Livros (abril)
Arquivo Fotográfico de Jana Fernandes
Doação do arquivo fotográfico de João Luís Fernandes, mais conhecido por Jana Fernandes, que reúne fotografias capturadas desde 1957 nas Paróquias dos Canhas e Ponta do Sol, entre outras localidade da zona oeste da ilha da Madeira.
Dimensão: 441 cx. (c. 20 mil negativos fotográficos)
Datas extremas: [1957-1992]
Arquivo da Família Zino
Doação de documentos relativos à instituição e administração dos Morgadios do Vale da Bica e do Espírito Santo, na Lombada dos Esmeraldos (Ponta do Sol) e de livro impresso do séc. XVIII, afeto à temática da medicina, em língua italiana.
Dimensão: 1 cx.: 4 doc. encadernados e 1 liv.
Datas extremas: 1528-1743
Serviço de Finanças do Funchal - 1
Incorporação de processo de liquidação de imposto sobre sucessões e doações.
Dimensão: 1 pt.
Datas extremas: 1963-2022
Oferta Avulsa de Monografias e Publicações Periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional da Cultura e José Carlos Daltozo.
Total: 84 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|