Abril no Arquivo e Biblioteca
|
|
Dia Mundial do Livro dedicado a Saramago com livros, visitas orientadas, oficina de conto e sessão para famílias
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) preparou um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Mundial do Livro (celebrado a 23 de abril), sob o tema central do centenário do nascimento de José Saramago.
As iniciativas alusivas ao Dia Mundial do Livro começam a 19 de abril, data a partir da qual será dado destaque às obras de Saramago, para empréstimo, na Sala de Leitura Geral de Biblioteca. Esta iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento da vasta produção literária do prémio Nobel da Literatura, para além das obras mais conhecidas e populares.
A 23 de abril, Dia Mundial do Livro, está previsto um programa mais vasto e com vários momentos de interesse. Nesse dia, logo às 11h00, será promovida no auditório da DRABM uma sessão para famílias dinamizada por Catarina Claro.
A partir das 14h30, arranca o Dia Aberto à Comunidade, que inclui uma visita orientada às salas de leitura e áreas técnicas da DRABM, habitualmente não acessíveis ao público. Esta atividade realiza-se mediante inscrição junto do serviço educativo, por email seec.abm.srtc@madeira.gov.pt ou por telefone.
Das 16h00 às 18h00 horas terá lugar uma oficina do conto dinamizada por Marcela Costa, na Sala de Leitura Geral de Biblioteca. Nesta Oficina do Conto, destinada a adultos e jovens adultos (a partir dos 16 anos), os participantes serão desafiados a escrever uma narrativa curta, a partir das suas experiências pessoais. A oficina, limitada a 15 participantes, é de acesso livre, embora careça de inscrição prévia em seec.abm.srtc@madeira.gov.pt .
A partir de 23 de abril, a DRABM prevê divulgar no seu Canal de Youtube e redes sociais mais um episódio da iniciativa ‘Conversas com Livros’, com a professora Vanda Gouveia, a propósito do livro de José Saramago “Evangelho Segundo Jesus Cristo”.
|
|
Exposição “Voltar aos passos que foram dados” no Porto Santo até 26 de abril
No âmbito do programa de comemorações do Dia Mundial do Livro, está patente na Sala de Exposições do Edifício dos Paços do Concelho do Porto Santo a exposição itinerante “Voltar aos passos que foram dados”, criada pela Fundação José Saramago e promovida pela DRABM em regime de empréstimo, junto de algumas bibliotecas municipais. A exposição poderá ser visitada até 26 de abril seguindo, de julho a setembro, para a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos e de outubro a dezembro, para a Biblioteca Municipal da Calheta – Casa das Mudas.
|
|
Prémio Rede Regional de Bibliotecas Públicas – Leituras madeirenses
Até 18 de abril vote no seu livro preferido
O prémio #Leiturasmadeirenses pretende dar a conhecer o património bibliográfico editado no Arquipélago da Madeira e as obras de autores madeirenses, à guarda das bibliotecas municipais. Até ao dia 18 de abril aceda ao formulário e votar no seu livro preferido.
No dia 23 de abril um leitor será sorteado aleatoriamente, entre os participantes e receberá um conjunto de livros sobre o Arquipélago da Madeira e de autores madeirenses. A biblioteca municipal que sugeriu o livro vencedor terá uma notícia, sobre a sua história e do concelho onde está inserida, nos canais de comunicação da DRABM.
Participam com sugestões de leitura as seguintes bibliotecas da Rede Regional: Biblioteca Municipal do Funchal, Biblioteca Municipal da Ponta do Sol, Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, Biblioteca Municipal da Calheta “Casa das Mudas”, Biblioteca Municipal do Porto Santo, Biblioteca Municipal de Machico, Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, Biblioteca Municipal de São Vicente e Biblioteca Municipal de Santa Cruz e Caniço.
Esta iniciativa associa-se à celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor a 23 de abril. É promovida pela Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
|
Condições de participação
• Até 18 de abril preencher o formulário de votação disponível
• Votar num livro à sua escolha;
• Cada leitor só vota uma vez.
|
|
Os Habsburgo e a Madeira: notas documentais
No âmbito do programa de comemorações do 1.º Centenário do falecimento de Carlos d’Áustria, a DRABM apresenta uma nova proposta temática, dedicada à presença a família Habsburgo na Madeira. Com o objetivo de apoiar a Comunidade Educativa e os interessados nesta temática são apresentadas algumas referências, notas e curiosidades, disponíveis no acervo documental e bibliográfico do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
A Casa de Habsburgo está ligada à Madeira de forma incontestável, com a passagem de vários membros da família pela ilha, tanto por períodos breves, como por vários meses. Esta proposta destaca três personalidades da família Habsburgo que tiveram uma presença mais marcante na Madeira: o Arquiduque Maximiliano, a Imperatriz Isabel “Sissi” e o Imperador Carlos I. Este último terá os conteúdos documentais mais desenvolvidos em junho, no âmbito de uma exposição documental alusiva ao seu exílio na Madeira.
Aceda à proposta
|
|
DRABM divulga Coleção de bilhetes-postais ilustrados
O ABM divulga, através da plataforma de pesquisa ARCHEEVO, um conjunto de aproximadamente novecentos bilhetes-postais ilustrados de quinze editores nacionais e estrangeiros. Deste grupo destacam-se – tanto pelo número como pela qualidade dos exemplares – os bilhetes postais fotográficos publicados pelas casas fotográficas Manuel Olim Perestrello e Foto Figueiras, e pelo fotógrafo amador italiano, Gino Romoli. Trata-se de parte de uma coleção adquirida pela Direção Regional dos Assuntos Culturais e pelo Arquivo Regional da Madeira (ARM) a um colecionador radicado no Reino Unido.
Os postais, com datas atinentes aos três primeiros quartéis do século XX, privilegiam paisagens, atividades empresariais e aspetos do quotidiano madeirense. Na iconografia representada destacam-se as paisagens costeiras e urbanas do Funchal, bem como os transportes, os edifícios turísticos e religiosos, os jardins e a flora madeirense, e ainda alguns aspetos etnográficos, como por exemplo o traje. Os postais tiveram como destino diversos países, nomeadamente Reino Unido, Estados Unidos, Egito, Bélgica, França, entre outros. Consulte as descrições e as réplicas digitais dos postais em linha.
Consulte os bilhetes-postais
|
|
|
PER/11862 - Ponte da Ribeira da Janela, Freguesia da Ribeira da Janela, Concelho do Porto Moniz - 1958.
|
|
DRABM disponibiliza 157 imagens, do fundo Perestrellos Photographos
A DRABM disponibiliza na sua plataforma de pesquisa um lote de 157 imagens, do fundo Perestrellos Photographos pertencentes ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. Nesta seleção destacam-se os seguintes imagens: aluvião no Concelho de Machico ocorrido em 1956; Escola Britânica, para crianças Gibraltinas; venda de fruta nas imediações do Mercado dos Lavradores; Banco Borges & Irmão; ruas e miradouros da Beira da Quinta, da Eira do Serrado e do Lombo da Quinta; Procissão marítima de Nossa Senhora da Piedade; cemitério de São Gonçalo; paisagens dos concelhos da Calheta, de Câmara de Lobos, de Machico, do Porto Moniz; Casa de Saúde de São João de Deus e transportes.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.
|
|
Divulgação de obras em domínio público – história do Arquipélago da Madeira
A DRABM divulga junto dos seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
Em abril damos destaque à história do Arquipélago da Madeira, recuando ao dia 28 de janeiro de 1821, com uma obra que relata os acontecimentos memoráveis desse dia e como se proclamou a Constituição na Ilha da Madeira.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na sala de leitura geral do ABM ou em formato digital através do catálogo bibliográfico em linha e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais), agregador nacional para a Europeana.
|
|
Bibliotecas particulares no ABM - Biblioteca José Pereira da Costa
Por ocasião do centenário do nascimento do Dr. José Pereira da Costa, a DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a biblioteca pessoal do historiador, doada ao Arquivo Regional da Madeira em 2010.
Acesso à coleção da Biblioteca José Pereira da Costa no catálogo bibliográfico do ABM
José Pereira da Costa nasceu em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores. Licenciado em Filologia Clássica, especializou-se em Biblioteca-Arquivo e Ciências Pedagógicas. Foi professor no ensino privado, diretor do Arquivo Distrital do Funchal (entre 1955 e 1966), diretor do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (entre 1966 e 1988), inspetor de bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian e presidente do Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA). Pereira da Costa teve um papel decisivo na vinda das bibliotecas itinerantes para os arquipélagos dos Açores e da Madeira, sendo este projeto implementado primeiro nas ilhas e só depois no continente português. Segundo notícia constante do sítio web do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Pereira da Costa desenvolveu notáveis esforços para “dignificar, valorizar e modernizar o principal arquivo do País, que se concretizaram em melhoramentos das infraestruturas físicas e aumento de espaços públicos, na descrição sistemática de documentação não descrita (…), e na primeira concessão de autonomia administrativa ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo”. Pereira da Costa teve ainda um papel decisivo na conceção e construção do atual edifício do Arquivo e Biblioteca da Madeira, inaugurado em 2004. Notável paleógrafo, dedicou-se à publicação e divulgação de fontes arquivísticas, sendo da sua autoria a transcrição das vereações do Funchal dos séculos XV e XVI. Ao longo da sua vida foi distinguido com várias condecorações.
|
|
Programa de atividades da Sala infantojuvenil – Sessão para famílias a 23 de abril
No próximo trimestre a sala infantojuvenil apresenta um programa repleto de novidades: histórias, convidados especiais e algumas surpresas!
Este mês destacamos uma sessão para famílias no dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, dinamizada por Catarina Claro. Uma oficina com entrada livre, que é um espetáculo (ou será ao contrário?) sobre livros, estórias e recordações, inspirada na história de um menino pequenino que se fez Saramago.
|
|
SRTC/DRABM assinou contrato de doação da biblioteca privada da coreógrafa Dimitra Papathanasopoulou
A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, assinou com a coreógrafa Dimitra Papathanasopoulou, mais conhecida como Dimitra Poulos, a doação da sua biblioteca à Região Autónoma da Madeira. A cerimónia realizou-se no dia 29 de março, pelas 18h00, no auditório do ABM. Trata-se de uma biblioteca especializada, sobretudo, na área da dança e no seu ensino. É constituída por 243 espécies bibliográficas em língua inglesa, onde podemos encontrar títulos relacionados com ensino de ballet clássico para crianças e adultos, história da dança, técnicas de ballet clássico e de dança contemporânea, história do teatro, guarda-roupa e maquilhagem para teatro, entre outros. A biblioteca agora doada não só vem enriquecer e diversificar o acervo bibliográfico da DRABM, como também vem aumentar a oferta de bibliografia disponível aos estudantes e professores de dança da nossa Região. Após o tratamento documental (catalogação), a biblioteca ficará disponível à consulta pública na Sala de Leitura Geral do ABM. Dimitra Papathanasopoulou nasceu na Grécia em 1966 e tem uma carreira profissional de mais de 35 anos como bailarina, professora de dança e coreógrafa. Foi professora de dança em vários países da União Europeia, no Reino Unido e na China. Enquanto coreógrafa, produziu inúmeros espetáculos de dança na Europa e em Nova Iorque. Vive na Madeira há cerca de 6 anos, dá aulas de ballet na Escola de Dança do Funchal e tem participado, enquanto bailarina e coreógrafa, em vários espetáculos na Região.
|
|
Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira
Formação “Gestão de fundos documentais
Decorreu, no mês de março, no auditório do ABM, a ação de formação “Gestão de fundos documentais: políticas de gestão e desenvolvimento de coleções”.
Esta ação de formação foi dirigida aos profissionais das Bibliotecas Municipais e incidiu sobre os procedimentos técnicos intrínsecos à gestão das coleções das bibliotecas. A ação foi orientada pela bibliotecária do ABM, Liliana Pestana.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (março)
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de processos judiciais provenientes do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal, do Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz e do Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente.
Dimensão: 151 caixas.
Datas extremas: 1950-2015.
Biblioteca privada de Rui Carita (ingresso adicional)
Doação de 4 monografias e 4 volumes encadernados de publicações periódicas, destacando-se a edição de 1728 da “Gramatica Latina” do Pe. Manuel Álvares e vários exemplares de “A Paródia: comédia portugueza”, revista dirigida por Cândido Chaves e com caricaturas dos irmãos Gustavo e Rafael Bordalo Pinheiro.
Biblioteca da Cúria Diocesana
Depósito temporário de 56 monografias do séc. XVI para tratamento técnico de higienização, expurgo, acondicionamento e digitalização.
Biblioteca privada de Dimitra Papathanasopoulou
Doação de biblioteca privada especializada, sobretudo, na área da dança e no seu ensino. É constituída por 243 monografias e publicações periódicas em língua inglesa, onde se pode encontrar títulos relacionados com ensino de ballet clássico para crianças e adultos, história da dança, técnicas de ballet clássico e de dança contemporânea, história do teatro, guarda-roupa e maquilhagem para teatro, entre outros.
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Edição de 1890-1891 do “Diccionario da língua portuguesa” de António de Moraes Silva, em dois volumes, ofertada por Gustavo França Pitão.
Total: 2 espécies bibliográficas.
Publicações periódicas e monografia ofertadas pela Direção Regional da Cultura, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, União das Mutualidades Portuguesas.
Total: 7 espécies bibliográficas.
Monografias ofertadas por Filomena Lume, Leonor Silva, Manuel de Lancastre e Maria José de Sousa Ornelas.
Total: 83 espécies bibliográficas.
Depósito legal
Triagem de 20 caixotes, contendo um total de 3070 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|