Facebook
Instagram
YouTube
Website
Newsletter do Arquivo e Biblioteca da Madeira
Fevereiro no ABM...

DRABM promove exposição documental e conferência dedicada à genealogia
A DRABM inaugura no dia 18 de fevereiro, às 16h00, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira, a exposição “Os Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos: uma família e o seu arquivo”. Seguir-se-á a comunicação «Os arquivos ao serviço da genealogia - testemunho de um genealogista no mundo português», com o investigador convidado, Dr. Jorge Forjaz. A conferência realiza-se no auditório do ABM, com entrada livre.
Esta exposição apresenta o arquivo da família Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos, com mais de 300 documentos (séculos XVII a XX), datados na sua maioria do Antigo Regime e do Liberalismo, e amplifica a informação sobre os Perestrelos madeirenses. São também integrados documentos de outros fundos e instituições, que apontam outros rumos de pesquisa para a área da Genealogia e História das Famílias.
Ficará disponível uma versão digital da exposição na página web do ABM, permitindo a consulta virtual dos conteúdos e de algumas informações complementares a esta temática.
 
Acesso digital ao arquivo da família Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos
Este mês passa a estar disponível na plataforma de pesquisa de arquivos o novo instrumento descritivo relativo ao arquivo da família Bettencourt Perestrelo de Vasconcelos
Consulte o arquivo na nossa plataforma de pesquisa

Retrato de Carlos Maria dos Santos (busto), [1941], prova fotográfica, ABM, CMS/216.
Acesso ao registo descritivo e à réplica digital da imagem
DRABM disponibiliza arquivo de Carlos Maria dos Santos (1893-1955)
Está já disponível na plataforma de pesquisa de arquivos um novo instrumento descritivo relativo ao arquivo pessoal de Carlos Maria dos Santos.
Este fundo reúne documentação díspar, na qual se espelha não só a sua vida pessoal e familiar, como também a sua vida profissional como empregado na indústria de bordados e jornalista. Inclui ainda documentos que ilustram a sua atividade enquanto compositor e instrumentista e no âmbito da etnografia e folclore, a sua investigação associada a estes temas.
Neste acervo, sobressai um conjunto variado de fotografias relativas a eventos, acontecimentos históricos, costumes e tradições do nosso arquipélago.
O arquivo de Carlos Maria dos Santos foi doado à Região Autónoma da Madeira, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, pelos seus netos, Maria João Santos Afonso Galvão Teles e Duarte Rui Teixeira da Silva Santos, a 1 de junho de 2020.
Consulte o arquivo na nossa plataforma de pesquisa

Itinerância da exposição “António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular” na Biblioteca Municipal de São Vicente
Até 31 de março, a DRABM promove a itinerância da exposição “António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular”, na Biblioteca Municipal de São Vicente.
Esta exposição divulga o trabalho que foi desenvolvido por António Aragão, natural de daquele concelho, nomeadamente em recolhas etnográficas, levantamentos de arquitetura rural ou inventários artísticos.
A Biblioteca Municipal de São Vicente disponibiliza visitas orientadas, mediante marcação junto dos seus serviços.
Acesso à versão virtual da exposição

ABM em linha...

DRABM dá início à divulgação do arquivo Carlos Fotógrafo (CFF) com imagens da VII Volta à Ilha da Madeira em automóvel
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um novo fundo fotográfico pertencente à casa fotográfica Carlos Fotógrafo (CFF), do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM.
Este mês apresentamos um lote de 193 imagens relativas à VII Volta à Ilha da Madeira em automóvel, de 1965.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.
   

Divulgação de obras em domínio público: Uma página de amor, de Paolo Mantegazza
A DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
Paolo Mantegazza nasceu em Monza, Itália, em 1831, e morreu em San Terenzo, em 1891. Foi neurologista, fisiologista e antropólogo italiano, mas igualmente conhecido pelos seus romances. Uma página de amor: um dia na Madeira é uma obra dividida em 5 capítulos, que descreve o romance de William e Ema, com uma passagem na ilha da Madeira.
Esta monografia pode ser consultada em livre acesso através do catálogo bibliográfico da DRABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais), agregador nacional para a Europeana.



MANTEGAZZA, Paolo, 1927, Uma página de amor, Lisboa, Empresa Literária Fluminense

Para os mais pequenos...

Regresso das Sessões de Leitura ABM Bebés e ABM Miúdos na Sala Infantojuvenil
A partir de 12 de fevereiro as sessões de leitura estão de regresso à sala infantojuvenil. As sessões ABM Miúdos, destinadas a crianças a partir dos 4 anos, serão semanalmente aos sábados às 11h. Para que várias famílias possam usufruir da atividade, a sessão será repetida em dois sábados consecutivos.
As sessões ABM Bebés, para crianças entre os 0 e 3 anos de idade, serão realizadas uma vez por mês, à quinta-feira, pelas 18h00.
 
Ateliê de Carnaval - presencial
No dia de 28 de fevereiro, para crianças entre os 6 e 12 anos de idade, com cartão de leitor do ABM, vão realizar-se 2 sessões de ateliê de Carnaval, repletas de materiais divertidos e muita criatividade. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia a partir de 10 de fevereiro, por telefone ou presencialmente na Sala Infantojuvenil.
 
Ateliê em Casa
Para os adeptos do Ateliê em Casa, em fevereiro temos uma nova sugestão. Baseados na obra “Elmer”, de David McKee, estarão disponíveis kits para realização de trabalhos plásticos associados, a partir de 21 de fevereiro. Os kits são compostos por todo o material necessário para as atividades e dirigidos a crianças a partir dos 4 anos.
 

ABM informa...

DRABM edita livro sobre o Hospício Princesa Dona Maria Amélia,
No passado dia 26 de janeiro foi apresentado o livro “Hospício da Princesa Dona Maria Amélia – Um Livro de Pedra”. Trata-se de uma obra da autoria do arquiteto Rui Campos Matos, editada pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM).
A obra, primeiro volume da coleção “Madeira Selected Memories”, da responsabilidade da DRABM, debruça-se sobre os primórdios da história daquele que continua a ser um monumento ímpar da cidade do Funchal, e que se constituiu como o primeiro sanatório português, sendo exemplo da melhor arquitetura hospitalar europeia de meados do século XIX. É assim um livro de História e de Arquitetura – de construção e celebração memorialísticas em pedra. Entre outros tópicos, o autor narra o empenho da Imperatriz D. Amélia em mandar construir uma estrutura hospitalar em honra da sua filha, Princesa D. Maria Amélia, que faleceu na Madeira no ano de 1853 e faz eco da literatura médica oitocentista que defendia a benignidade do clima da Madeira para a cura da tuberculose. A obra traça ainda contornos biográficos de diversos indivíduos relevantes na construção do hospício (o arquiteto Edward Buckton Lamb, que ganhou o concurso internacional para o projeto, médicos de alta craveira, intervenientes vários na campanha de obras), dando conta do contexto histórico delicado – em virtude da epidemia de cólera em 1856 – em que decorreu a construção, assim como de vicissitudes várias em torno da mesma. Descreve ainda, no seu conjunto e nas partes (entre as quais os jardins), o complexo hospitalar, considerando evoluções e permanências temporais e usando de uma ótica comparativa.
O novo livro está disponível para venda na loja online do Governo Regional ou presencialmente, na DRABM.
 

Adesão da Biblioteca Municipal de São Vicente ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira
A DRABM assinou, no dia 28 de janeiro, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal de São Vicente ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM).
O CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação constante das bibliotecas da RAM. A adesão ao CCBM requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas, definidas pelo órgão coordenador.
No âmbito das suas funções de coordenação da Rede Regional de Bibliotecas Públicas (RRBP), a DRABM disponibilizará às bibliotecas aderentes um conjunto de procedimentos a executar, visando a uniformidade dos registos bibliográficos produzidos por todas as bibliotecas cooperantes e a interoperabilidade dos seus catálogos. Também importante é a normalização de procedimentos relativos ao empréstimo interbibliotecas e a sua adequação às especificidades de cada instituição.
Em 2017 aderiram ao CCBM as Bibliotecas Municipais de Câmara de Lobos e de Santa Cruz. Em 2021 formalizou-se a adesão das Bibliotecas Municipais da Calheta, Ribeira Brava e Ponta do Sol. Também em 2021 registou-se a entrada da biblioteca histórica da Cúria Diocesana.
Em 2022 este projeto terá continuidade com a adesão de mais bibliotecas ao CCBM.
No final deste processo será possível aceder, numa única plataforma de pesquisa, a toda a informação respeitante aos catálogos das bibliotecas aderentes.

Acesso à coleção da Biblioteca Rogério Correia no catálogo bibliográfico do ABM
Esta biblioteca foi a primeira doação feita, na década de 90, à antiga Biblioteca de Documentação Contemporânea, entretanto integrada na Biblioteca Pública da Madeira. A coleção é constituída por 145 espécies bibliográficas, na generalidade sobre a literatura e a história da Madeira.
Acesso à biblioteca
 
Rogério Óscar Mota Correia (1908-1991) nasceu na freguesia de Santa Maria Maior e frequentou o curso do Liceu do Funchal sem, no entanto, o concluir. Destacou-se na literatura, foi um inspirado lírico e publicou o opúsculo “Visão do céu”. Deixou duas obras inéditas, “Chuva de estrelas” e “Vitrais, não publicadas. Foi colaborador em vários títulos da imprensa regional, nomeadamente o “Diário de Notícias”, o “Eco do Funchal”, o “Comércio do Funchal”, o “Jornal da Madeira”, a “Voz da Madeira” e nas revistas “Madeira-Açores” e “Pérola do Atlântico”. Conhecido como o “príncipe dos poetas insulanos”, na sua época contribuiu para a promoção do livro e da literatura insulares, pertenceu à tertúlia ritziana e recebeu alguns prémios literários.
 
Títulos disponíveis online
CÂMARA, Tristão Henrique Bettencourt da, 1944, Quem és?: poemas, Funchal, Ed. do autor.

GONÇALVES, Manuel, Feiticeiro do Norte, 1902, A cidade do Funchal, [Funchal], Typografia Bazar do Povo

LEAL, João Batista de Freitas, [18-?], Recordações e impressões de viagem. Funchal, Typ. da Associação Católica

ORNELAS, João Augusto de, [1946], A mão de sangue: romance, 1.ª ed., Funchal, Comércio do Funchal

RIBEIRO, Manuel, 1905, Pyrilampos, Funchal, Typ. do Distrito

RIBEIRO, Manuel, 1918, Ganância & Cª, Funchal, Tip. Camões

RIBEIRO, Manuel, Rimas do ocaso, Funchal, Typographia Esperança

RODRIGUES, António Feliciano, 1903, Versos da mocidade: 1890-1894, Funchal, Typographia "Camões"

SARDINHA, Manuel, 1946, A canção do mês, Funchal, [Manuel Jorge S. de Brito Figueiroa e João de Brito Figueiroa]

Diário de Notícias

Comércio do Funchal

Jornal da Madeira
 

Ingresso de documentos e oferta de livros (janeiro)
 
Doação do Centro de Cultura e Formação Russa “Pushkin” - Associação Cultural
Doação de 79 espécies bibliográficas em língua russa e inglesa, na sua maioria monografias da área da literatura.
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias ofertadas pela Câmara Municipal de Santa Cruz, Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, Rodrigo Costa, João António Rodrigues de Oliveira, Maria da Paz Freitas, António Vermelho do Corral, Leonor Silva e Ilda Marques de Andrade
Total: 82 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 29 caixotes, contendo um total de 4352 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp