Facebook
Instagram
YouTube
Website
Dezembro no Arquivo e Biblioteca
Ruas do Phelps e dos Medinas, Freguesia da Sé, Concelho do Funchal – Ant. 1935.
ANF, 1094. MFM-AV, em depósito no ABM.

DRABM divulga 1737 imagens do fundo Álvaro Nascimento Figueira (1885-1967)

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) disponibiliza, na plataforma de pesquisa de arquivos, um lote de 1737 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s. O conjunto, agora acessível em linha, pertence ao fundo Álvaro Nascimento Figueira (1885-1967), um fotógrafo amador que se destaca pela captação artística das suas fotografias. Este lote inclui 862 negativos de película, 145 negativos de vidro, 5 álbuns com 639 provas fotográficas e 91 provas fotográficas avulsas.
Do conjunto destacamos as fotografias relativas aos temas do quotidiano e dos retratos de pessoas anónimas. Para além destes, podemos encontrar imagens de acontecimentos, de arquitetura civil, de arquitetura militar, de arquitetura religiosa, de diversos arruamentos, de associações, de atividades desportivas ou de tauromaquia. Disponibilizam-se, ainda, algumas fotografias de atividades económicas, de esculturas civis, de espaços balneares, de fauna, de flora, de festividades e de infraestruturas. Constam também imagens de diversos objetos, de paisagens dos concelhos da ilha da Madeira, de profissões (como lavadeiras e vendedores ambulantes), de ribeiras, dos serviços públicos e de vários transportes aquáticos e terrestres.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.

DRABM apresenta o volume A Capela de Nossa Senhora da Ajuda e os Morgados dos Piornais (São Martinho, Funchal): Séculos XVI-XXI

A DRABM, por intermédio da ação editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresenta ao público o volume intitulado A Capela de Nossa Senhora da Ajuda e os Morgados dos Piornais (São Martinho, Funchal): Séculos XVI-XXI, no próximo dia 12 de dezembro, pelas 17h30, no auditório do CEHA-AV (rua das Mercês, n.º 8).

O livro é de autoria coletiva, tendo sido assinado por vários autores de uma mesma família: Maria Favila Vieira da Cunha Paredes, Fernão Manuel Homem de Gouveia Favila Vieira, que já não se encontra entre nós, e Maria João Pereira da Silva Favila Vieira; e ainda por um antigo diretor do Arquivo Regional da Madeira (hoje Arquivo e Biblioteca da Madeira), Luís de Sousa Melo, infelizmente falecido no corrente ano. É composto de registos múltiplos: começa com uma «notícia histórica»; apresenta uma memória genealógica; edita em letra redonda vários documentos históricos; dá a conhecer factos dispostos em linha cronológica; mostra abundantes imagens iconográficas e fotográficas; e é completado por exaustivas genealogias.

Nas palavras da Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Rosa, da Universidade Nova de Lisboa, que prefaciou e fará a apresentação do volume, «Através deste labor, fica-se a conhecer melhor, desde logo, a protagonista principal – a capela de Nossa Senhora da Ajuda. Como panteão familiar e local de celebração das cerimónias religiosas da linhagem; como polo dinamizador da vivência crente comunitária; como, por último, pequena parcela do mundo eclesiástico, com o qual tecia relações específicas. Há, de seguida, uma importante investigação genealógica e de "histórias individuais", que nos torna familiares os homens – e mulheres! – que viveram em torno daquela instituição, e do resto do morgadio linhagístico.»

O novo volume estará disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e terá o preço de 15,00 euros.

DRABM recebe iniciativa Vamos enfeitar a árvore de Natal

No próximos dias 13 e 14 de dezembro o Arquivo e Biblioteca da Madeira associa-se às Festas de Natal 2022, recebendo pela primeira vez a iniciativa da Secretaria Regional de Turismo e Cultura /Direção Regional de Turismo Vamos enfeitar a árvore de Natal.
Nesta atividade serão recebidas várias escolas e instituições da Região, proporcionando-se momentos de leitura, animação e decoração de quatro árvores de Natal, que vão permanecer no exterior do edifício.

Exposição – O Natal / a “Festa” nas Crónicas de Horácio Bento de Gouveia
em regime de itinerância na Biblioteca Municipal de São Vicente
 
Com o objetivo de assinalar a quadra natalícia, a  Biblioteca Municipal de São Vicente recebe uma exposição que divulga alguns aspetos do Natal – ou da “Festa” – na Madeira, tais quais são descritos pelo escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia (1901-1983), em crónicas de imprensa periódica. Esta exposição, que esteve patente no Arquivo e Biblioteca em 2017, segue agora para o concelho do qual este autor é natural, promovendo-se assim o conhecimento da sua obra junto da comunidade. A itinerância da exposição O Natal / a “Festa” nas Crónicas de Horácio Bento de Gouveia pretende também divulgar o fundo local e incentivar o trabalho de parceria junto da Rede Regional de Bibliotecas.
A exposição abre ao público no dia 13 de dezembro e ficará patente até 22 de janeiro. A Biblioteca Municipal de São Vicente está disponível para a promoção de visitas orientadas, mediante inscrição.

Projetos em linha...

Divulgação de obras em domínio público: The Mirror of the Sea
       
A DRABM divulga, junto dos seus leitores, livros em Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
Em dezembro celebramos o nascimento de Joseph Conrad e damos a conhecer a sua obra The Mirror of the Sea, uma proposta do fundo de reservados da Biblioteca de Culturas Estrangeiras. Este livro narra as memórias e aventuras do seu autor desde 1874, durante o seu percurso no Serviço Mercantil Britânico.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira, ou em formato digital, através do nosso catálogo bibliográfico e da RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.

 
CONRAD, joseph, 1923, The mirror of the sea, Garden City, N.Y.: Doubleday, Page & Co.

 

Para os mais pequenos...

DRABM lança projeto "Ler para o Boneco: programa de incentivo à leitura em voz alta"

Seguindo a linha dos “Book Buddies”, usados em bibliotecas internacionalmente, a sala infantojuvenil passa a disponibilizar o empréstimo de bonecos de pano, aliados aos livros do seu acervo. Pretende-se com este projeto incentivar a promoção da leitura em voz alta, tendo como público-alvo as crianças do 1.º ciclo do ensino básico. A ideia subjacente é facultar um parceiro de leitura, livre de interferências ou críticas, capaz de incentivar autoconfiança das crianças na fase inicial do seu percurso escolar.
O empréstimo dos bonecos é feito em ligação aos livros da Sala Infantojuvenil, adequados a leitura em voz alta nesta fase, reconhecendo-se assim o papel da Biblioteca na motivação e aprendizagem da leitura. O acesso é gratuito aos leitores da Sala, mediante disponibilidade.
Programa infantojuvenil do Arquivo e Biblioteca | sessões de histórias e ateliês de Natal
 
O programa infantojuvenil vem cheio de propostas para o mês de dezembro. Temos sessão de histórias para bebés e crianças, a nossa Festa de Natal e os ateliês destinados aos leitores entre os 5 e os 12 anos.
Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura.
Propostas de exploração do livro e da leitura | Verde é a cor do Natal
 
A sala infantojuvenil apresenta mais uma proposta de exploração da leitura para educadores e pais. A nossa escolha foi para a temática do Natal, com a obra Verde é a cor do Natal, de Oliver Jeffers. Nesta proposta deixamos dicas, atividades e curiosidades para conhecer melhor a obra e o seu autor. 
Oliver Jeffers (1977) é um artista multidisciplinar, cujo trabalho assume muitas formas, da ilustração à pintura. Com este livro, os lápis de cor de O dia em que os lápis desistiram estão de regresso. Tudo porque o verde insiste que é a única cor de Natal na caixa. É claro que os outros lápis também têm uma palavra a dizer até porque não haveria Natal sem eles!

Consulte a proposta

Mais histórias e atividades

DRABM informa...

DRABM esteve presente em Budapeste na inauguração da mostra documental Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira, em itinerância no Palácio de Gödöllő

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca esteve presente na deslocação oficial do Governo Regional a Budapeste no passado dia 28 de novembro, na abertura da mostra documental Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira, agora em itinerância no Palácio Real de Gödöllö. Esta mostra documental, promovida em parceria com a Fundação Otto de Habsburgo a partir da exposição patente ao público no Arquivo e Biblioteca da Madeira entre junho e outubro, foi enriquecida com vários documentos húngaros recolhidos por aquela Fundação. Numa sala repleta de pessoas, entre entidades oficiais húngaras e regionais, assim como historiadores, investigadores, jornalistas e outros interessados na vida e percurso dos Habsburgos, foram abordados documentos e fotografias que, na sua maioria, não eram do conhecimento público na Hungria e que contribuem para a redescoberta e redefinição do conhecimento local sobre o exílio de Carlos na Madeira. Gergely Prőhle, diretor da Fundação Otto de Habsburgo, sublinhou na ocasião a cooperação com as entidades regionais, salientando a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, que cedeu a exposição Centenário da Presença de Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
A abertura da mostra foi antecedida da apresentação (e mesa-redonda) de dois livros que trazem à luz investigações e dados sobre a vida e morte daquele que foi Carlos IV da Hungria, da responsabilidade da Fundação, com a colaboração da associação Veritas da Hungria e a parceria do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura/Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, entidade que estabeleceu um protocolo de colaboração com a referida Fundação em junho último.
Esta sessão contou com a presença do presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, do diretor regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Nuno Mota, assim como do embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai, do embaixador de Portugal na Hungria, Jorge Roza de Oliveira, e do cônsul honorário da Hungria na Madeira, Pedro França Ferreira. Foram assim evocadas as relações históricas entre os dois territórios, e sobre a importância dos Habsburgos na construção da Europa do presente, sobretudo o efeito que Carlos teve na vida e carreira de Otto.
Refira-se ainda que a organização estima que a exposição agora inaugurada no Palácio Real de Gödöllö será visitada por cerca de 40 mil pessoas ao longo das próximas semanas.
Na ocasião a comitiva madeirense teve ainda a oportunidade de apresentar às entidades húngaras e à Fundação Otto de Habsburgo a edição em inglês do n.º 11 da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, intitulado Charles of Habsburg, e recentemente editado pela DRABM.

Bibliotecas particulares na DRABM: Holy Trinity Church

A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a Biblioteca Holy Trinity Church, adquirida por contrato de depósito, em 2021. Esta biblioteca, constituída por 302 títulos, é totalmente em língua inglesa e publicada na década de 90. Deste núcleo documental realçamos um conjunto de obras sobre literatura de viagens, e as publicações do século XVIII, entregues à DRABM pela Associação da Igreja Anglicana do Funchal.

Acesso à Biblioteca Holy Trinity Church no catálogo bibliográfico da ABM
 

Ingresso de documentos e oferta de livros (novembro)
 

Biblioteca Elisa Brazão
Doação da biblioteca privada da Prof.ª Maria Elisa de França Brazão (1940-2021) com um total de 357 espécies bibliográficas. Parte deste conjunto (117) constituirá a Biblioteca Elisa Brazão no Arquivo e Biblioteca da Madeira e as restantes 240 espécies bibliográficas - monografias de autores madeirenses e revistas regionais - serão distribuídas pelas bibliotecas municipais, como forma de enriquecer o fundo local das mesmas.
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, Associação Xarabanda, Biblioteca do Exército, Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Câmara Municipal do Funchal, EB1/PE/Creche do Lombo da Guiné – Calheta, Embaixada da Hungria, Portuguese Culture & Historical Center (Hawaii), Posto Emissor do Funchal, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Alison Karina Jesus, André Fournier, António Ribeiro Marques de Andrade, Joaquim Pinheiro, José Luís Ferreira de Sousa, José Vieira Gomes e Paulo Santos.
Total: 151 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 22 caixotes, com um total de 2848 espécies bibliográficas.
.

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca deseja a todos os seus leitores,
parceiros e amigos um Feliz Natal e próspero Ano Novo.
Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp