Facebook
Instagram
YouTube
Website
Novembro no Arquivo e Biblioteca
SRTC/DRABM promove o Seminário Fotografia, Cinema: As Artes do Colonialismo
 
 No próximo dia 17 de novembro, entre as 11h e as 19h, o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV) acolhe o Seminário Fotografia, Cinema: As Artes do Colonialismo, que incluirá uma exposição, uma mesa-redonda e a projeção de um documentário.
 
Itinerância da exposição Visões do Império na nova sala do CEHA-AV
A sessão de abertura do seminário terá lugar às 11h, com a presença do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e da Diretora do Padrão dos Descobrimentos, Margarida Kol de Carvalho. Segue-se a apresentação do catálogo da exposição Visões do Império, na sua primeira itinerância após permanência no Padrão dos Descobrimentos, entre maio e dezembro de 2021. A itinerância desta exposição é promovida no quadro de uma parceria entre a SRTC/DRABM, a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (Lisboa) e o Padrão dos Descobrimentos. A exposição será apresentada na nova sala de exposições do CEHA-AV e incluirá uma visita orientada pelos curadores Miguel Bandeira Jerónimo e Joana Pontes.
 
Mesa-redonda Artes do Colonialismo
A sessão terá continuidade pelas 14h30, com a mesa-redonda votada ao tema Artes do Colonialismo. A Fotografia, o Cinema e a Arte Contemporânea na (Re)Construção Crítica da História e da Memória. Esta mesa-redonda e debate será moderada por Miguel Bandeira Jerónimo, Professor Associado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Contará com a participação do investigador Afonso Dias Ramos, do Instituto de História da Arte (NOVA FCSH), que abordará as questões da arte, história e memória. Entre os convidados constam ainda Alba Martin, doutorada no European University Institute (Florença, Itália) e especialista na área da fotografia da guerra colonial em Moçambique, e a investigadora e colaboradora do CEHA-AV, Ana Salgueiro, que centrará a sua intervenção na questão do colonialismo no cinema, em especial na sua relação com a Madeira. Este painel contará também com José Pedro Monteiro, investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, que abordará a questão colonial e a academia.
 
Exibição do documentário Visões do Império, comentado pela realizadora
O programa culminará às 17h00, com a projeção do filme Visões do Império (93’), comentado pela realizadora, Joana Pontes, e por Miguel Bandeira Jerónimo. Este documentário é uma viagem coletiva ao passado colonial através de uma seleção de fotografias do império português, dos finais do século XIX até à Revolução de Abril de 1974. As reflexões suscitadas pela revisitação de fotografias da infância da realizadora em Angola são o fio condutor de uma procura de contextos e sentidos sobre a documentação fotográfica do império colonial português. Essa demanda leva a realizadora ao encontro de dois investigadores, Filipa Lowndes Vicente e Miguel Bandeira Jerónimo.
 
O seminário terá entrada gratuita, mas solicita-se uma inscrição prévia junto do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), através do email ceha@madeira.gov.pt

 
DRABM apresenta volume n.º 11 da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”: Carlos de Áustria
 
A DRABM, por intermédio da ação científica e editorial do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresenta ao público o número 11 da coleção “Madeira – Memórias Fotográficas”, intitulado Carlos de Áustria, no próximo dia 9 de novembro, pelas 16h30, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira (caminho dos Álamos, n.º 35, Santo António).
O catálogo é composto de um ensaio introdutório – com o título Carlos de Áustria na Madeira (em Fotografias e outros Documentos), da responsabilidade de Filipe dos Santos, e pretende mostrar, através de fotografias, vários momentos do exílio do imperador Carlos de Áustria na Madeira (a partir de 19 de novembro de 1921), incluindo o seu falecimento (a 1 de abril de 1922) e a subsequente saída da sua família, assim como a vinda de familiares em décadas posteriores ao seu falecimento (em abril e dezembro de 1967, janeiro de 1968 e abril de 1972).
As fotografias provêm do fundo arquivístico da casa fotográfica Perestrellos Photographos (PER), que foi incorporado no Photographia – Museu “Vicentes”, atual Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, e posteriormente depositado – em 2016 – no Arquivo e Biblioteca da Madeira; as legendas das fotografias ficaram a cargo de Filipe dos Santos, Alda Pereira, Manuela Marques e Tânia de Jesus.

O novo volume estará disponível para venda na loja do Governo Regional ou presencialmente, na receção do Arquivo e Biblioteca da Madeira, e terá o preço de 7,50 euros.

Comemorações do bicentenário da Igreja Inglesa do Funchal | ABM disponibiliza acesso a 20 mil réplicas digitais de documentos do arquivo histórico desta Igreja Anglicana

O arquivo histórico da Igreja Inglesa do Funchal (Holy Trinity Church - HTC), depositado no Arquivo e Biblioteca da Madeira, desde 2021, é constituído por documentação datada entre 1802 e 2018, num total de 377 unidades de instalação (livros, pastas e documentação avulsa).
O ABM inicia a divulgação deste arquivo na sua plataforma de descrição de arquivos, com um primeiro lote, constituído por 76 registos descritivos e cerca de 20 mil imagens de documentos que remontam ao ano de 1802. Consultar novo lote

Este arquivo reúne documentação no âmbito da ação pastoral, administrativa, financeira, patrimonial e da gestão quotidiana da HTC. Destaque para os livros de registo de batismos, casamentos e óbitos celebrados na referida igreja, bem como para os livros de sepultamentos realizados no cemitério inglês. Assumem particular importância os livros de atas e deliberações de reuniões gerais de residentes britânicos, as pastas de correspondência recebida e expedida, onde se incluem as missivas estabelecidas com os cônsules ingleses na Madeira, documentos relativos à famosa disputa do Reverendo Lowe, catálogos dos livros pertencentes à biblioteca da Igreja, plantas, mapas com a localização da igreja e cemitério inglês na cidade do Funchal, entre outros.
A disponibilização deste arquivo, predominantemente constituído por documentos redigidos na língua inglesa, e singular na sua organização e conteúdo documental, representa um ativo bastante relevante para o conhecimento – ainda incipiente – da importante história da comunidade britânica na Madeira.

Mapa de parte da cidade do Funchal, mostrando a posição da Igreja Inglesa.
A legenda revela a posição geográfica da Igreja Inglesa e respetivo cemitério, face à localização dos principais hotéis e consulado britânico. Ano: Cerca de 1925. Dimensões: 382 x 3357 mm. Em depósito no ABM. HTC, n.º 63. Disponível na plataforma de descrição arquivística do ABM.

DRABM disponibiliza 688 objetos digitais do arquivo da Comissão de Inquérito aos tumultos de 9 de agosto de 1846, na Madeira, em torno de Robert Reid Kalley

A DRABM disponibiliza na sua plataforma de pesquisa de arquivo os documentos da Comissão de Inquérito aos tumultos de 9 de agosto de 1846, na Madeira, em torno de Robert Reid Kalley (CRRK), num total de 109 documentos (688 objetos digitais), predominantemente datados entre 1841 e 1846. Este conjunto documental permite-nos reconstruir uma linha temporal desde os primeiros tempos do britânico na Madeira até aos tumultos que precipitaram a sua fuga da ilha.

O arquivo engloba a correspondência, pareceres, mandados, alvarás, recortes de imprensa, apontamentos e mapas que dizem respeito à Comissão criada por Decreto de 5 de setembro de 1846 para investigar, na Madeira, os tumultos do dia 9 de agosto contra o médico missionário escocês, Robert Reid Kalley, acusado de fazer propaganda da fé Protestante aos portugueses. Esta Comissão, presidida pelo conselheiro, ministro e secretário de Estado, António José de Ávila, tinha por missão “reparar o mal ocorrido, (…) extirpar todas as causas que possam determinar este acontecimento, ou dar lugar a outros análogos, procedendo-se para este fim a uma indagação e informação cabal de todas as circunstâncias que acompanharam este acontecimento; e adotando-se imediatamente as convenientes providências”.

A importância deste arquivo reflete-se não só na documentação acumulada, que serviu de base para instruir os processos que permitiram ao comissário António José de Ávila desenvolver os seus trabalhos de inquérito, mas também nos documentos que atestam os pensamentos, decisões e conclusões do comissário sobre as intenções de Kalley, a conduta das autoridades, os motivos que fizeram desencadear a revolta popular e as consequências dos tumultos.

Carta do Dr. Robert Kalley para o bispo do Funchal D. Januário Vicente Camacho, em que comunica que decidiu retomar a leitura das Sagradas Escrituras em sua casa no domingo, dia 15 de agosto de 1841, após um interregno decorrente da Portaria de 26 de abril do mesmo ano. Data: 1841-08-09. ABM, CRRK, cx. 1, n.º 5. Disponível na plataforma de descrição de arquivos.

DRABM disponibiliza acesso a segundo lote de registos descritivos de processos judiciais (1889-1932)
 
A DRABM dá acesso na plataforma de pesquisa de arquivos ao segundo lote de registos descritivos de processos judiciais (1889-1932), desta feita produzidos pelo Tribunal Judicial da Comarca da Ponta do Sol, num total de 575 registos, relativos a duas séries: autos cíveis de inventário obrigatório (1889-1932) e autos cíveis de inventário entre maiores-facultativo (1904-1907).
 
 
 


 

Projetos em linha...

Divulgação de novo lote de 150 imagens do fundo Perestrellos Photographos

A DRABM divulga na plataforma de pesquisa de arquivos um novo lote de 150 fotografias do fundo Perestrellos Photographospertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM. Nesta seleção destacam-se os seguintes temas ou motivos: construção do posto de combustível da BP sobre a ribeira de Santa Luzia; Clínica de Santa Catarina; miradouros das Cruzes e dos Marmeleiros; aeroporto de Santa Catarina e do Porto Santo; cemitério e igreja Inglesa. Disponibilizam-se também paisagens dos concelhos do Funchal, de Santa Cruz e do Porto Santo.

Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.

Divulgação de obras em domínio público: A. E. W. Marsh
       
A DRABM divulga junto dos seus leitores livros em Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
Em novembro apresentamos a obra Holiday wanderings in Madeira, de A. E. W. Marsh. Publicado em 1892, em Londres, será uma das primeiras narrativas de viagens sobre a Ilha da Madeira. Marsh descreve como foi a sua viagem à ilha da Madeira, acompanhando esta relato com imagens de lugares, pessoas, costumes e uma pequena história da descoberta da Ilha da Madeira.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na sala de leitura geral do Arquivo e Biblioteca da Madeira ou em formato digital através do catálogo bibliográfico da DRABM e na RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.
 

 
Marsh, A. E. W., 1892, Holiday wanderings in Madeira, London: Sampson Low, Marston & Company

Para os mais pequenos...

DRABM disponibiliza programa infantojuvenil de outubro a dezembro
 
O programa infantojuvenil vem cheio de propostas para os nossos pequenos leitores e pais. Este mês o destaque vai para uma sessão especial dedicada ao Mundial de Futebol, no dia 26 de novembro.
Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura.
Propostas de exploração do livro e da leitura | Onde vivem os monstros
 
A sala infantojuvenil apresenta mais uma proposta de exploração da leitura para educadores e pais. A nossa escolha foi para a temática do Halloween, com a obra Onde vivem os Monstros, de Maurice Sendak. Nesta proposta deixamos dicas, atividades e curiosidades para conhecer melhor a obra e o seu autor. 
Maurice Sendak é o artista de livros infantis mais homenageado da história. Recebeu a Medalha Caldecott de 1964, o Prémio Hans Christian Andersen de 1970, o Prémio Laura Ingalls Wilder de 1983 e o Prémio Memorial Astrid Lindgren de 2003. É uma referência incontornável no universo da literatura infantil.
Consulte a proposta

Mais histórias e atividades

DRABM informa...

DRABM recebeu a segunda doação de Jorge Gordon constituída por mais de duas mil fotografias


No final de outubro foi formalizada com Jorge Nuno Soares Gordon a doação de 2.057 provas fotográficas (1.789 monocromáticas e 268 policromáticas) provenientes dos arquivos fotográficos de Augusto João Soares e de Fernando Batista de Sousa Gordon, respetivamente, avô e pai do doador. Trata-se de um conjunto de fotografias da ilha da Madeira e do Porto Santo, sobretudo, paisagens e quotidiano, incluindo ainda fotografias de piqueniques e passeios, idas à praia, procissões e Festa da Flor e algumas de Portugal Continental. Este conjunto de fotografias abarca mais de 80 anos de história, já que a mais antiga é datada de 1887 e a mais recente da década de 1970.
Refira-se que esta foi a segunda doação feita por Jorge Gordon à DRABM. Em maio do ano passado, já tinha doado 154 provas fotográficas, do arquivo do seu avô Augusto João Soares, datadas entre 1927 e a década de 1940. Nesse conjunto documental incluem-se fotografias da manufatura da obra de vimes na Camacha, das primitivas casas nas Queimadas em Santana, das tosquias no Paul da Serra, de procissões e de cortejos na cidade do Funchal, de paisagens e outros motivos do quotidiano da Madeira e do Porto Santo. Todas estas provas fotográficas possuem no seu verso uma inscrição a lápis com a identificação do local e data da fotografia.
De acordo com o diretor regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Nuno Mota, este primeiro conjunto doado está em fase de tratamento e identificação e será disponibilizado em 2023 nas plataformas de pesquisa do ABM. Presente na assinatura do contrato de doação, o Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, agradeceu a “atitude de desprendimento que, pela segunda vez, é demonstrada por Jorge Gordon e que coloca assim ao serviço da população uma coleção de fotografias históricas, importante para a salvaguarda da nossa memória”.
Eduardo Jesus, salientou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela DRABM “não só ao nível da preservação e salvaguarda do património documental, fotográfico e, também, fílmico da Região, mas sobretudo, na disponibilização de toda esta informação, transformando-a em conhecimento.”

DRABM apresentou nova proposta temática: Levadas da Madeira

No âmbito da Semana dedicada à Água, o tema agregador de 2022 da Rede de Bibliotecas da UNESCO, a DRABM, através da Direção de Serviços de Comunicação e Acesso, divulgou uma nova proposta temática dedicada às Levadas da Madeira, canais responsáveis pela distribuição de água na ilha. O ano de 2022 coincidiu igualmente com a entrega da primeira versão da Candidatura das Levadas da Madeira a Património Cultural Mundial da Unesco.
A nova proposta disponibiliza uma seleção de documentos agrupados por temas, permitindo divulgar um pouco mais esta colossal obra do património cultural madeirense.
Acesso à proposta: Levadas da Madeira

DRABM presente em Encontro Nacional sobre Preservação Digital
 
No passado dia 3 de novembro realizou-se o Encontro Nacional sobre Preservação Digital: Legislação, planos de preservação e casos de sucesso, na Torre do Tombo, em Lisboa.
A DRABM esteve representada neste evento de debate, reflexão e apresentação de casos práticos na área da gestão e preservação de arquivos digitais, uma temática que assume relevante importância para a DRABM, no âmbito das suas competências de apoio técnico aos arquivos da administração pública regional. Estiveram presentes a Dr.ª Ana Men e a Dr.ª Andreia Rebolo, técnicas superiores de Arquivo afetas à Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos.
Acesso ao resumo, oradores e programa do Encontro
DRABM representada nas I Jornadas de Serviços Educativos - Rede de Arquivos do Algarve
 
No passado dia 14 de outubro realizaram-se as I Jornadas de Serviços Educativos, a cargo da  Rede de Arquivos do Algarve. O evento, organizado em linha, reuniu arquivos de todo o país, que apresentaram as suas experiências de trabalho junto da Comunidade Educativa, público em geral e parceiros. Este encontro possibilitou a partilha de projetos, a apresentação de dúvidas e dificuldades, bem como a reflexão conjunta de estratégias de futuro.
A DRABM esteve representada pela Diretora de Serviços de Comunicação e Acesso, Natércia Gouveia, que apresentou o trabalho do serviço educativo da instituição, implementado desde 2005.
Bibliotecas particulares na DRABM: Laboratório Regional de Saúde Pública
 
A DRABM, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas, divulga a Biblioteca Laboratório Regional de Saúde Pública, doada em 2015. Esta biblioteca, com 1389 títulos na área da saúde, estende-se em termos cronológicos desde o século XIX até à primeira década de 90. 
 
Acesso à Biblioteca Laboratório Regional de Saúde Pública no catálogo bibliográfico da ABM

O atual Laboratório Regional de Saúde criado em 1904, com a denominação de Laboratório de Bacteriologia e Higiene, situava-se na rua nova de S. Pedro, desenvolvia a prática de cuidados de saúde e de tratamento de análises. Em dezembro de 1939, o laboratório passou a funcionar no edifício da Santa Casa da Misericórdia (hoje edifício central do Governo Regional, na avenida Zarco) integrando novas secções de análises química e tecnológica e de análises clínicas e bacteriológicas. Em 1975, foi designado de Laboratório Regional de Saúde Pública, alargando na década de 80 as suas competências, especificamente no rastreio de deficiências audiovisuais e na análise da poluição das águas marítimas, em colaboração com o Instituto Hidrográfico.

Ingresso de documentos e oferta de livros (outubro)
 

Jorge Nuno Soares Gordon
Doação de arquivo fotográfico pertencente ao seu avô, Augusto João Soares, e ao seu pai, Fernando Batista de Sousa Gordon. Trata-se de um ingresso adicional à doação formalizada em 24 de maio de 2021 e é composto por fotografias da ilha da Madeira e Porto Santo. Inclui, sobretudo, paisagens e quotidiano, fotografias de piqueniques e passeios, idas à praia, procissões e Festa da Flor.
Datas extremas: final do séc. XIX/ década de 1970
Dimensão: 9 envelopes com 2057 provas fotográficas
 
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de processos judiciais provenientes do Tribunal de Círculo do Funchal, da Vara de Competência Mista Cível e Criminal do Funchal e dos tribunais judiciais das comarcas do Funchal, Lisboa, Santa Cruz e São Vicente.
Dimensão: 191 caixas.
Datas extremas: 1908-2015.
 
Casa-Museu Frederico de Freitas
Depósito temporário de dois álbuns fotográficos da autoria de João Francisco Camacho e da Photographia Vicente e pertencentes ao espólio da Casa-Museu Frederico de Freitas, para efeitos de acondicionamento e digitalização.
Dimensão: 2 álbuns com 64 provas fotográficas.
Datas: segunda metade do séc. XIX
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas por Pedro Costa e Margarida Ornelas (oferta póstuma).
Total: 73 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 19 caixotes, com um total de 2540 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp