Facebook
Instagram
YouTube
Website
Outubro no Arquivo e Biblioteca
Exposição Igreja Inglesa da Madeira — A História de um Edifício assinala bicentenário da instituição

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) abre ao público, no dia 26 de outubro, às 17h00, a exposição Igreja Inglesa da Madeira — A História de um Edifício
Esta exposição, que tem a curadoria de Cefyn Embling-Evans, foi concebida com o objetivo de celebrar o Bicentenário (1822-2022) da Igreja da Santíssima e Indivisa Trindade, Funchal, e assinalar o depósito do seu arquivo histórico no Arquivo e Biblioteca da Madeira.
O Arquivo é composto por uma grande quantidade de documentos que expressam a história desta igreja na sua dimensão material, mas também espiritual. De modo seletivo, a narrativa da exposição é direcionada para o objeto histórico particular da construção da igreja, tal como contada e retratada no arquivo, de forma a explicar o aspeto atual do edifício, por vezes destacando indivíduos cujas personalidades ficaram intimamente associadas a ele, outras vezes reconstituindo um contexto mais alargado, mas desvendando pequenos detalhes.
Esta exposição, em formato bilingue, ficará patente até ao dia 15 de janeiro, no átrio do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
 
DRABM promove Seminário Da Escrita de Si à História: Uma Reflexão Sobre os Desafios e as Potencialidades das Narrativas de Testemunho
 
No próximo dia 20 de outubro de 2022, entre as 14h00 e as 18h00, a DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), acolhe o Seminário «Da Escrita de Si à História: Uma Reflexão Sobre os Desafios e as Potencialidades das Narrativas de Testemunho». Com este seminário pretendemos abordar as literaturas epistolar, de viagem e autobiográfica na dimensão de uma “Escrita de Si” com projeção para a História, através da memória individual de quem escreve e da memória coletiva que se perpetua no tempo e nos estudos que sobre esses documentos se vão fazendo e disseminando.
Organizado pela DRABM, através do CEHA-AV, este seminário, com formato misto (presencial e em streaming na página do Facebook da DRABM), conta também com a participação da Universidade da Madeira, na pessoa da Prof.ª Doutora Teresa Nascimento, e da Universidade do Minho, na pessoa do Prof. Doutor Henrique Rodrigues, ambos com um admirável percurso de investigação nas literaturas de viagem e epistolar, respetivamente. Já a literatura autobiográfica ficará a cargo da investigadora do CEHA-AV, Dr.ª Susana Caldeira.

DRABM assina protocolo com a Câmara Municipal do Funchal
 
A Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) assina um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal do Funchal (CMF) no âmbito do património documental.  A cerimónia, que formaliza a adesão da Biblioteca Municipal do Funchal (BMF) ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira, terá lugar no dia 12 de outubro, pelas 15h00, no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Com este protocolo pretende-se promover e apoiar projetos, programas e ações que contribuam para a proteção e salvaguarda do património cultural. Preservar, valorizar e divulgar o património documental e bibliográfico da RAM. Promover o livro e a leitura e contribuir para a produção de conhecimento sobre a cultura e a história do arquipélago da Madeira. A cooperação entre as partes concretizar-se-á nos domínios específicos da conservação e restauro, da desmaterialização e da divulgação do património documental e bibliográfico da Biblioteca Municipal do Funchal.

Cinema no Arquivo" apresenta o filme Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo

A DRABM, através do Centro de Estudos de História do Atlântico Alberto Vieira (CEHA-AV), promove mais uma sessão do projeto "Cinema no Arquivo", seguida de conversa com Marco Teles e Filipe dos Santos. O filme a exibir será Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo (2011). A sessão é aberta ao público e decorrerá no dia 28 de outubro, às 17h00, no auditório do CEHA-AV.
Realizado por António João Saraiva e Manuel Carvalho Gomes, o documentário Orlando Ribeiro – Itinerâncias de um Geógrafo estreou em 2011, por ocasião do centenário do nascimento de Orlando Ribeiro (1911-1997), retratando a vida e a obra ímpares do geógrafo português de maior projeção no panorama científico internacional no século XX, que marcou sucessivas gerações - até hoje.

Marco Teles é geógrafo e docente, presidente da Associação Insular de Geografia e mestre em Gestão do Território, com a dissertação Câmara de Lobos: estudo das potencialidades de desenvolvimento e promoção turística do concelho, de 2013, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Filipe dos Santos é diretor de Serviços do Centro de Estudos de História do Atlântico - Alberto Vieira e mestre em Estudos Locais e Regionais, com a dissertação O Sal na Ilha da Madeira na Segunda Metade de Setecentos - Penúria, Poder e Abastecimento, de 2009, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

DRABM disponibiliza 60 mil registos de nascimento na plataforma de pesquisa de arquivos

A DRABM disponibiliza um novo lote com cerca de 60 mil registos descritivos de nascimentos e respetivas réplicas digitais, datados entre 1911 e 1920.  Um total de 182 livros, produzidos pelas 11 Conservatórias do Registo Civil da Madeira.
O acesso aos novos registos descritivos e imagens está disponível na plataforma de descrição documental:
Conservatória do Registo Civil da Calheta 
Conservatória do Registo Civil da Ponta do Sol
Conservatória do Registo Civil da Ribeira Brava
Conservatória do Registo Civil de Câmara de Lobos
Conservatória do Registo Civil de Machico
Conservatória do Registo Civil de Santa Cruz
Conservatória do Registo Civil de Santana
Conservatória do Registo Civil de São Vicente
Conservatória do Registo Civil do Funchal
Conservatória do Registo Civil do Porto Moniz
Conservatória do Registo Civil do Porto Santo

Projetos em linha...

Divulgação de novo lote de 158 imagens do fundo Photographia Vicente

A DRABM divulga na plataforma de pesquisa de arquivos um novo lote de 158 fotografias, após tratamento e descrição, do fundo Photographia Vicente, pertencente ao acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, em depósito no ABM. Nesta seleção do fundo Photographia Vicente disponibilizamos a reportagem das cerimónias de inauguração e bênção da igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, paróquia do Porto da Cruz, em 19 de maio de 1957, e outros três registos do espaço interior da Sé do Funchal, de 1905. Também apresentamos imagens de peças em madeira embutida que fizeram parte de exposições na Escola Industrial do Funchal, bem como os trabalhos em marfim de Manuel Cunha, em miniatura ou gravados em dentes de cachalote. Como de costume, esta seleção integra, efetivamente, um bloco de retratos de atelier e de exterior, entre 1891 e 1898.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma de pesquisa de arquivo.

Divulgação de obras em domínio público: A Igreja e o Protestantismo, por Manuel Gomes Jardim      

A DRABM divulga junto dos seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras. Em setembro damos destaque ao primeiro volume de uma obra do Cónego Manuel Gomes Jardim, uma proposta da biblioteca particular da Família Pereira de Gouveia, integrada no acervo bibliográfico da DRABM em 2017. 
Nesta monografia Manuel Gomes Jardim apresenta-nos uma reflexão entre duas religiões, o Protestantismo e o Catolicismo. Após uma breve introdução, onde faz alusão do início da religião Protestante na Ilha da Madeira, dedica o primeiro volume da obra intitulado, “A Igreja e a Biblia. A Igreja e a sua Hierarquia”, ao Catolicismo e à hierarquia da Igreja Católica, contribuindo deste modo para o estudo das crenças religiosas da época.
Esta monografia pode ser consultada presencialmente na sala de leitura geral do ABM, ou em formato digital através do catálogo bibliográfico gerido pela DRABM e na RNOD - Rede Nacional de Objetos Digitais.

 
Jardim, Manuel Gomes, 1940, A Igreja e o protestantismo, [Funchal]: [Typ. Esperança]



 
 

Para os mais pequenos...

DRABM disponibiliza programa infantojuvenil de outubro a dezembro
 
O programa infantojuvenil já está disponível e vem cheio de propostas para os nossos pequenos leitores e pais. De outubro a dezembro teremos histórias, convidados, ateliês e comemorações especiais.
Acompanhe as nossas propostas de promoção do livro e da leitura.

DRABM informa...

DRABM recebeu Embaixador e Cônsul Honorário da Hungria em visita à exposição dedicada a Carlos de Aústria

No passado dia 30 de setembro, a DRABM recebeu o Senhor Embaixador da Hungria em Portugal, Dr. Miklós Hamai e o Senhor Cônsul Honorário da Hungria na Região Autónoma da Madeira, Eng.º Pedro Veiga França Ferreira.
Na ocasião, tivemos a oportunidade de dar a conhecer a exposição "Carlos de Áustria na Madeira: Um percurso pelos Acervos do Arquivo e Biblioteca da Madeira", patente até ao próximo dia 15 de outubro. Seguiu-se uma pequena visita às áreas técnicas e salas de leitura do Arquivo e Biblioteca.

SRTC/DRABM assina contrato de depósito de documentação proveniente da Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta

A SRTC/DRABM assinou no passado dia 21 de setembro, o contrato de depósito que formalizou a entrada de documentação proveniente da Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta. O acervo documental inclui 31 documentos: 8 documentos de arquivo e 23 documentos bibliográficos, produzidos pela Família Bettencourt Pimenta e pela Confraria de Nossa Senhora do Carmo.
Este conjunto documental encontrava-se na casa da Quinta da Estrela, antiga propriedade da família Bettencourt Pimenta, atual propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta. Inclui álbuns fotográficos, cadernos de poesias e uma pasta com desenhos de bordados. No que diz respeito a documentos bibliográficos, destacam-se dois livros de ordenações régias, um dos quais profuso em anotações manuscritas marginais. Inclui ainda um maço de escrituras respeitantes à Confraria de Nossa Senhora do Carmo que estava no cofre da paróquia. Os documentos de arquivo estão datados entre 1658 e a década de 1940 e os de biblioteca estão compreendidos entre 1661 e 1941. A documentação segue agora para tratamento técnico.

Semana da Água: 1 a 8 de outubro
 
A DRABM, membro da Rede de Bibliotecas associadas à Comissão Nacional da UNESCO, associou-se às celebrações da "Água", o tema agregador de 2022.
O programa incluiu a disponibilização de livros para empréstimo, sessões de leitura para bebés e crianças, um ateliê de artes plásticas e o lançamento de uma proposta temática online sobre o tema das "Levadas".
Bibliotecas particulares na DRABM: Família Freitas Lomelino
 
A DRABM através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Bibliotecas divulga a biblioteca Família Freitas Lomelino adquirida, juntamente com arquivo da família, em 1964. Esta biblioteca, com 434 títulos, tem um relevante valor patrimonial, pelo conjunto de obras publicadas no século XVIII e no século XIX. Não menos importante, nesta coleção, são as obras com temas variados sobre o Arquipélago da Madeira .
Acesso à Biblioteca Família Freitas Lomelino no catálogo bibliográfico da ABM

A Família Freitas Lomelino procede de Urbano Lomelino, abastado mercador genovês, que se estabeleceu em Santa Cruz em Santa Cruz no último quartel do século XV. Esta biblioteca foi doada ao Arquivo Regional da Madeira, integrando também o arquivo da família.
Rede Regional de Bibliotecas Públicas da Madeira
Formação 
Descrição bibliográfica: recursos contínuos

Decorreu, no mês de setembro, na sala de formação da Direção Regional de Informática, a ação de formação: Descrição bibliográfica: recursos contínuos
Esta formação foi dirigida aos profissionais da Rede Regional de Bibliotecas Públicas e destinada a aplicar os conhecimentos indispensáveis para a catalogação de recursos nacionais e internacionais. Esta ação foi orientada pela bibliotecária do ABM, Helena França.
DRABM acolheu jovens do Programa “Jovem em formação”

A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) através da Direção Regional de Juventude, participou como organização de acolhimento no programa “Jovem em formação”, dando a possibilidade dos jovens candidatos de beneficiarem de uma experiência em contexto formativo e laboral no decorrer das suas férias escolares.
Em julho e agosto, contamos com a colaboração de 10 jovens e as atividades desenrolaram-se pelas diversas direções de serviço da DRABM. Divulgamos alguns momentos das atividades.

Ingresso de documentos e oferta de livros (setembro)
 
Banda Municipal de Machico
Depósito do arquivo da Banda Municipal de Machico constituído por mais de 1800 músicas, livros de registo de atuações e de registo de sócios. O contrato de depósito foi assinado por Manuel Fernandes de Freitas Spínola, presidente da direção da Associação Banda de Machico, no passado dia 7 de setembro.
Dimensão: 59 pastas e 4 livros
Datas extremas: [1913]/[2001]
 
Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta
Depósito de acervo documental constituído por documentos de arquivo e de biblioteca que se encontravam na casa da Quinta da Estrela, antiga propriedade da família Bettencourt Pimenta, atual propriedade da Fábrica da Igreja Paroquial da Calheta. Inclui 8 documentos de arquivo, dos quais destacamos dois álbuns fotográficos do séc. XIX; e 23 documentos bibliográficos, dos quais realçamos dois livros de ordenações régias. Deste depósito faz parte ainda um maço de escrituras dos séc. XVII e XVIII relativas à Confraria de Nossa Senhora do Carmo.
Dimensão: 31 documentos
Datas extremas: arquivo – 1658/década de 1940; biblioteca – 1661/1941
 
Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente´s
Depósito de documentação proveniente dos Perestrellos Photographos e das doações de Remolo Bettencourt de Freitas e do casal Mr. e Mrs. Milton ao Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s. Inclui negativos em vidro, cartes album e álbum de fotografias.
Dimensão: 1 caixa e 1 envelope
Datas: primeira metade do séc. XX
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas Câmara Municipal do Porto Santo, Duarte Pitta Ferraz, Joaquim Pinheiro, José António Paixão, Paulo Santos e Sandra Cristina Rodrigues.
Total: 55 espécies bibliográficas.
 
Depósito legal
Triagem de 40 caixotes, com um total de 5223 espécies bibliográficas.
 

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp