Facebook
Instagram
YouTube
Website

Newsletter do Arquivo e Biblioteca da Madeira
 

Setembro no ABM...

ABM apresenta Programa Educativo 2021/2022
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através da Direção de Serviços de Comunicação e Acesso, apresenta o Programa Educativo 2021/2022, com atividades destinadas a grupos escolares, público sénior, parceiros e restante comunidade. As propostas incluem visitas orientadas, atividades pedagógicas, formação, divulgação do livro e da leitura e empréstimo de materiais. Além da oferta presencial no ABM, mantemos o empréstimo de materiais bem como a produção e disponibilização de conteúdos online.
O nosso Serviço Educativo está a preparar o regresso das horas do conto, ateliês e atividades periódicas, no âmbito das parcerias institucionais estabelecidas. Todas as normas de segurança serão cumpridas.
Conheça melhor o nosso projeto através deste panfleto informativo e obtenha informação mais detalhada em abm.madeira.gov.pt ou através do contacto direto com o nosso serviço por telefone, ou no email seec.abm.srtc@madeira.gov.pt
Consulte o Programa Educativo 2021/2022

ABM dinamiza formação “Descrição bibliográfica Unimarc: exercícios práticos”
No âmbito do projeto de apoio à Rede Regional de Bibliotecas Públicas decorrerá, no mês de setembro, na sala de Formação da DRI, Edifício Golden, Funchal, duas ações de formação “Descrição bibliográfica Unimarc: exercícios práticos”.
Esta ação é dirigida aos profissionais da Bibliotecas Municipais e incidirá especialmente nos procedimentos práticos de tratamento documental na plataforma Prisma. A ação será orientada pela bibliotecária do ABM, Helena França.
 

ABM em linha...

Escritor Gilberto Freyre no mercado dos Lavradores, Freguesia de Santa Maria Maior, Concelho do Funchal, 1951-12-15, negativo em película, MFM-AV, em depósito no ABM, VIC/21023
Disponibilização de um lote de 150 novas imagens do fundo “Photographia Vicente”
A DRABM divulga na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 150 novas fotografias pertencentes ao fundo da Photographia Vicente, em depósito no ABM.
Esta seleção fotográfica incide sobre as seguintes temáticas: exposição de desenhos do artista Carlos Barcelos, realizada em dezembro de 1963; exposição documental relativa ao 400º aniversário da fundação da cidade do Rio de Janeiro, celebrado em fevereiro de 1966; visita do escritor brasileiro Gilberto de Mello Freyre à Madeira em dezembro de 1951; funeral de Wanda Nabuco de Gouveia, esposa do Dr. Paulo Nabuco de Gouveia, cônsul do Brasil no Funchal, em fevereiro de 1956, e retratos registados entre 1884 e 1891.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma .

Divulgação de obras em domínio público: George Orwell
Em 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
No mês de setembro destacamos George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, autor que em 2021 entra em domínio público. George Orwell nasceu a 25 de junho de 1903, em Motihari, Bengala, Índia e morreu a 21 de janeiro de 1950, em Londres. Romancista, ensaísta e crítico inglês, notabilizou-se pelos seus romances “Animal Farm” (1945) e “Mil novecentos e oitenta e quatro” (1949).

Orwell, George, 1984, Nineteen eighty-four, Harmondsworth, Penguin Books
 

Para os mais pequenos...

Sessões de histórias ABM Bebés e ABM Miúdos
O regresso às aulas é marcado por duas sessões de histórias para os nossos leitores. Para os mais pequeninos (dos 0 aos 3 anos) a sessão será no dia 11 de setembro (sábado), às 11h na Sala Infantojuvenil, mediante inscrição prévia (a partir de 7 de setembro) e com acompanhamento de um adulto. Para leitores com mais de 4 anos teremos uma sessão no dia 18 de setembro, nos mesmos moldes da anterior, com inscrição prévia a partir de 14 de setembro. Além das histórias da sessão, são apresentados outros livros do nosso acervo e é dado apoio aos pais na seleção de livros para cada criança.

ABM informa...

Visitas orientadas à exposição “António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular”
Encontra-se patente no átrio do ABM a exposição documental “António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular”. O Serviço Educativo do ABM disponibiliza visitas orientadas a esta mostra, que incluem a dinamização de atividades de teor interativo, direcionadas a vários grupos: alunos do 3.º ciclo, ensino secundário, cursos profissionais, associações culturais, entre outros.
António Aragão (1912-2008) empenhou-se na recolha de elementos patrimoniais exclusivos do Arquipélago da Madeira, tanto urbanos como rurais. Tome-se por exemplo as gravações áudio, obtidas nos próprios locais da dita “Madeira profunda”, de cantares, rimas e canções de trabalho, praticamente já desaparecidos, mas que podem ser escutados no próprio local da exposição em suporte próprio.
António Aragão era licenciado em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi em 1953 que tomou posse como conservador no então Arquivo Distrital do Funchal. Personagem multifacetada e um dos grandes vultos da cultura madeirense, também foi historiador, investigador, pintor, escultor e escritor. Esta exposição está inserida nas comemorações do centenário do seu nascimento, promovidas ao longo do presente ano pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Ingresso de documentos e oferta de livros (julho e agosto)
 
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de 100 caixas com processos judiciais provenientes do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal, Tribunal Judicial da Comarca da Ponta do Sol, Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz e do Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente. Datas extremas: 1955-2015.
 
Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares
Incorporação de 1 volume de legislação: Diário da República, I Série, março a abril de 1999.
 
Coleção de postais do Eng. José Manuel Melim Mendes
Doação de 12 álbuns com cerca de 6000 postais de vários editores versando temas e motivos relativos à Madeira, à sua história, paisagem e património, datados entre as décadas de 1890 e 1960.
 
Depósito legal
Ingresso de 68 caixotes, contendo um total de 9311 espécies bibliográficas.
 
Oferta avulsa de monografias e publicações periódicas
Monografias e publicações periódicas ofertadas pela Câmara Municipal de Machico, Câmara Municipal do Funchal, Direção Regional da Cultura, Instituto de Estudos Turolenses, Museu da Baleia, Revista “A Ideia”, Universidade da Madeira e Universidade dos Açores.
Total: 16 espécies bibliográficas.
Monografias ofertadas por Fernando de Castro Brandão, Francisco Braz Teixeira, Graça Gomes, Irene Lucília, Laura Camacho, Luís Vieira Gonçalves, Manuel Rosa, Manuel Poggio Capote, Paulo Esteireiro e Polyana Camacho.
Total: 160 espécies bibliográficas.

Copyright © *|2020|*  All rights reserved

ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO

 






This email was sent to << Test Email >>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Arquivo e Biblioteca da Madeira · Caminho dos Álamos n.º 35 · Funchal 9020-064 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp