Comemorações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental
Exposição «António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular»
No âmbito do programa de comemorações do Dia Regional dos Arquivos e das comemorações do centenário do nascimento de António Aragão, que a Secretaria Regional de Turismo e Cultura irá assinalar com um programa diversificado, a Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) apresenta a exposição «António Aragão: a sua intervenção no estudo e na defesa do património cultural insular». Esta exposição, que visa um dos antigos diretores do Arquivo Distrital do Funchal/Arquivo Regional da Madeira, tem ainda enquadramento nas iniciativas que a DRABM irá promover no mês de junho a propósito do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental, que se assinala no dia 27. Além de informações relevantes sobre o seu perfil, experiência profissional e iniciativas que o destacaram, será disponibilizada ao público uma seleção de documentos do seu arquivo.
A inauguração será no dia 24 de junho, no edifício do Arquivo e Biblioteca da Madeira.
A exposição ficará patente até 15 de outubro, estando prevista a sua dinamização, mediante inscrição junto do Serviço Educativo.
|
|
Comemorações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental
Arquivo fotográfico do Diário de Notícias da Madeira: ABM divulga primeiro lote de quase 700 fotografias
O ABM dá início à divulgação do arquivo fotográfico do Diário de Notícias da Madeira, com um conjunto de quase 700 fotografias alusivas aos primeiros “Raids” do Diário de Notícias (anos de 1988 a 1992), ficando as respetivas descrições e objetos digitais associados, disponíveis na plataforma de pesquisa de arquivos.
Fundado em 1876 pelo cónego Alfredo César de Oliveira, o Diário de Notícias da Madeira é um dos jornais diários mais antigos do país. O arquivo fotográfico e documental do Diário de Notícias da Madeira é constituído por cerca de meio milhão de espécies fotográficas e uma trintena de caixas com material de apoio à edição, cobrindo fundamentalmente o último quartel do século XX e inícios da presente centúria. Os registos fotográficos dizem respeito a temáticas generalistas objeto da edição do jornal: pessoas; acontecimentos; património (natural e edificado); transportes; justiça; política; desporto. O arquivo engloba ainda uma importante coleção de telefotos retratando factos nacionais e internacionais. Representa um testemunho notável de vivências e dos factos de um período da história recente do arquipélago da Madeira.
A organização do fundo respeita a disposição de origem, constituída por três grandes secções temáticas: A - Temas genéricos; B – Desporto; C - Barcos. Acresce uma quarta secção com os negativos dos repórteres/correspondentes do jornal e uma quinta secção intitulada “Arquivo”, que guarda os instrumentos de recuperação de informação concebidos pela empresa. A disponibilização de objetos digitais na plataforma de pesquisa de arquivos irá prosseguir nos próximos meses, de forma faseada.
|
|
Comemorações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental
Divulgação de documentação genealógica e da primeira correspondência do Arquivo Distrital do Funchal
Com o objetivo de assinalar o 90.º aniversário do Arquivo Distrital do Funchal/Arquivo Regional da Madeira, a DRABM disponibilizará pela primeira vez, em junho, acesso à documentação mais antiga do Arquivo Distrital do Funchal. Trata-se de um conjunto de dez unidades de instalação, principalmente relativas à primeira correspondência do Arquivo, abarcando toda a direção de João Cabral do Nascimento e ainda o início da direção de José Pereira da Costa; serão também disponibilizados relatórios de atividades (1931-1970), documentos no âmbito do registo de incorporações, roteiro e índices documentais, num total de quase 3 mil objetos digitais.
A DRABM disponibiliza também em junho um conjunto de cerca de 10 mil registos de batismo anteriores a 1860, pertencentes a vários fundos paroquiais do arquipélago da Madeira. Saliente-se que todos estes registos, que são disponibilizados juntamente com os respetivos objetos digitais, resultam de atividade de descrição documental produzida a partir do mês de março do ano transato em contexto de confinamento e teletrabalho. Este é o segundo conjunto a ser disponibilizado de informação descritiva produzida nestas condições especiais, num universo total de mais de 60 mil registos produzidos.
Entre os novos registos de batismo disponíveis destacamos:
Livro 17.º de registo de baptismos da paróquia de Santa Cruz (1820-1826)
Livro 6.º de registo de baptismos da paróquia da Camacha (1816-1825)
|
|
DRABM assina protocolo com a Diocese do Funchal para digitalização e divulgação da biblioteca histórica da Cúria Diocesana
A Diocese do Funchal e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura formalizarão no mês de junho um protocolo no âmbito da preservação, salvaguarda e divulgação do património documental daquela Diocese. No quadro deste protocolo serão iniciados diversos projetos, sendo o primeiro a digitalização da biblioteca histórica da Cúria Diocesana. Esta biblioteca, composta por várias centenas de volumes com datas de edição entre os séculos XVI e XIX, será ainda integrada no Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM), gerido pela DRABM no âmbito da coordenação da Rede Regional de Bibliotecas. Após a sua digitalização, as réplicas digitais dos exemplares da biblioteca histórica da Cúria Diocesana ficarão disponíveis em contexto virtual naquele catálogo. Recorde-se que o CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação documental bibliográfica das bibliotecas da Região Autónoma da Madeira.
|
|
Comemorações do Dia Regional dos Arquivos e do Património Documental
Emissão Filatélica alusiva ao 90.º aniversário do Arquivo Distrital do Funchal
O ABM assinala o 90.º aniversário do Arquivo Distrital do Funchal/Arquivo Regional da Madeira com o lançamento de uma emissão filatélica. A apresentação pública decorrerá no dia 28 de junho, no auditório do ABM.
|
|
Disponibilização de um lote de 150 novas imagens do fundo “Perestrellos Photographos
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um novo lote de 150 imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, pertencentes ao fundo “Perestrellos Photographos, em depósito no ABM. Deste conjunto destacamos fotografias relativas aos seguintes temas: Plantações de bananeiras; Chalet Restaurant Esplanade; Edificadora do Bom Jesus; Banco Nacional Ultramarino; Presépios; Paisagens dos concelhos do Funchal e de Santa Cruz; Forte de Santiago e Hospital dos Marmeleiros. Constam ainda fotografias de vários visitantes, nomeadamente do General Italo Balbo, Ministro da Aviação Italiana; da escritora Natália Correia, do Presidente Brasileiro Júlio Prestes; dos atores Michael Craig, Therry Thomas e Nigel Patrick; e da visita da Tuna Académica de Coimbra no ano de 1913.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou pesquise este fundo na nossa plataforma.
|
|
Divulgação de obras em domínio público: Robert Reid Kalley (1809-1888),
Em 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, um conjunto de autores e obras. Este mês destacamos Robert Reid Kalley (1809-1888), médico e pastor escocês, pioneiro do Protestantismo Missionário na Ilha da Madeira.
A obra Exposição de Factos, agora disponibilizada, constitui uma súmula dos seus pontos de vista como pastor protestante. A monografia pode ser consultada no catálogo bibliográfico do ABM e na RNOD (Rede Nacional de Objetos Digitais).
Kalley, Robert Reid, 1875, Exposição de factos, Lisboa, Typ. Luso-Britannica de W. T. Wood
Robert Reid Kalley nasceu em 8 de setembro de 1809, em Mount Florida, nos arredores de Glasgow, Escócia. Aos vinte anos diplomou-se como cirurgião e farmacêutico pela Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow, tendo feito os seus estudos práticos no Hospital Real da mesma cidade. Em 1838, Robert Kalley chega ao Funchal, onde cria escolas, um hospital e um serviço de consultas médicas. Começa também um processo de evangelização e distribuição de bíblias. Em 1843 é preso durante alguns meses. A 8 de maio de 1845 foi fundada no Funchal (ilegalmente, pois as igrejas protestantes permaneciam proibidas) a Igreja presbiteriana, tendo sido ordenados presbíteros e diáconos.
|
|
Dia Mundial da Criança 2021
O Dia Mundial da Criança no Arquivo e Biblioteca da Madeira este ano tem como temática a obra O Principezinho, de Saint-Exupéry.
A propósito do tema estará patente uma mostra bibliográfica com obras editadas no século XXI, das quais destacamos uma edição de O Principezinho com apenas 7 centímetros de altura. Apresentam-se edições adaptadas para bebés, uma antologia de frases icónicas e uma interessante edição anotada por José Luís Peixoto. Salientamos também um exemplar, onde as aguarelas originais do autor, combinadas com a engenharia do formato pop-up, transformam a obra escrita e exigem a participação do leitor.
Estarão também disponíveis na sala infantojuvenil para empréstimo vários exemplares de O Principezinho e outras coleções juvenis baseadas na obra.
Para a exploração da temática em casa, foi desenvolvido um caderno de atividades com diferentes desafios e curiosidades sobre o autor e a obra. Para quem nos visitar haverá outras surpresas.
|
|
Regresso das atividades de exploração da leitura com bebés e crianças: ABM Bebés e ABM Miúdos
Com todas as medidas de segurança, a sala infantojuvenil da DRABM retoma as atividades de exploração do livro e da leitura aos sábados, às 11h00.
Mediante inscrição, as sessões são destinadas a crianças com cartão de leitor e um acompanhante. Inscrição presencialmente ou por telefone, para a sala infantojuvenil, a partir da 3.ª feira anterior à sessão.
Aguardamos a vossa visita.
|
|
Adesão da Biblioteca Municipal da Ponta do Sol ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira
A DRABM e a Câmara Municipal da Ponta do Sol formalizaram, no dia 27 de maio, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal da Ponta do Sol ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM). Esta é a segunda adesão no decorrer do presente ano mês de uma biblioteca municipal ao CCBM, depois da adesão da Biblioteca Municipal da Calheta. A DRABM dá assim continuidade ao seu programa de apoio às bibliotecas municipais da RAM, estando previsto o alargamento do CCBM ao longo do corrente ano com a adesão de novas bibliotecas municipais a esta plataforma de informação bibliográfica regional.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (maio)
Arquivo fotográfico de Augusto João Soares
Arquivo doado pelo seu neto, Jorge Nuno Soares Gordon, com um total de 154 provas fotográficas a preto e branco. Datas extremas: 1927/década de 1940.
Arquivo da Banda Recreio Camponês
Ingresso adicional de 10 unidades de instalação com obras musicais.
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s
Depósito de 8 doações ao Museu ocorridas entre 2020 e 2021.
Biblioteca de Tomás Loureiro Machado
Biblioteca doada por Ricardo Silva, com um total de 186 espécies bibliográficas, da área da medicina, editadas entre 1877 e 1945.
Monografias oferecidas por Ana Rita Estácio
Total: 25 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas pela Prof.ª Fátima Abreu
Total: 22 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas por Cátia Teixeira
Total: 12 espécies bibliográficas.
Monografia oferecida por Ana Figueira
Total: 1 espécie bibliográfica.
|
|
|
|
|