Seminário “Fotografia, Cinema e Arquivos” no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira a 13 e 14 de maio
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM) e o Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV) promovem, nos dias 13 e 14 de maio, um seminário dedicado ao cinema e à fotografia, fenómenos culturais marcantes nas sociedades contemporâneas, que suscitaram particular atenção e interesse na ilha da Madeira, desde a sua génese no século XIX.
Vários investigadores associados a instituições regionais com responsabilidades no estudo e na divulgação cultural e científica do património cultural madeirense – DRABM, CEHA-AV e Universidade da Madeira –, bem como investigadores da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade da Beira Interior, que, a nível nacional e internacional, têm trabalhado sobre a História do Cinema Português, vão apresentar e debater trabalho de investigação científica e de intervenção técnica na área da arquivística.
Simultaneamente, farão parte deste seminário três outras iniciativas: uma exposição de trabalhos de criação visual desenvolvidos no ano letivo de 2018-2019, por alunos de Artes Visuais da Escola Secundária de Francisco Franco, a partir de pesquisa sobre cinema e a sua história, sob coordenação da docente Filipa Venâncio (curadora da exposição) e em colaboração, quer com o projeto Plano Nacional de Cinema implementado na Escola Secundária de Francisco Franco, quer com a Casa-Museu Frederico de Freitas; a apresentação de um recente livro sobre cinema português; e um ciclo cinematográfico comentado, com a projeção de vários filmes que contaram com a colaboração de Manuel Luiz Vieira enquanto fotógrafo.
O seminário tem como parceiros a Universidade da Madeira – Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, a Cinemateca Portuguesa, o Plano Nacional de Cinema / Escola Secundária de Francisco Franco e o CCICF – Cineclube do Funchal “Screenings Funchal”.»
«O Seminário “Fotografia, Cinema e Arquivos” encontra-se em processo de validação pela Direção Regional de Educação (Grupos 200, 240, 300, 400, 420, 430, 600), devendo os interessados em frequentar esta formação enviar um email de inscrição para ceha@madeira.gov.pt, com os seguintes dados: nome completo; grupo de recrutamento; escola; email; contacto telefónico; e NIF. Os participantes interessados em requerer comprovativo de frequência poderão solicitar a emissão do devido certificado.
Ver programa
|
|
O Porto Santo nas Fotografias do Padre Eduardo C. N. Pereira
Esta exposição, aberta ao público no final de abril, tem por objetivo dar a conhecer fotografias do Porto Santo captadas pelo Padre Eduardo C. N. Pereira, desde antes da década de 40 até aos anos 70. Selecionadas de entre o vasto espólio do Padre Eduardo Pereira, depositado no Arquivo e Biblioteca da Madeira, as fotografias, de âmbito etnográfico e sociológico, representam paisagens humanizadas, cenas do quotidiano e elementos da cultura material – e constituem, deste modo, documentos significativos para o conhecimento da história do Porto Santo.
Sacerdote, músico e cantor, professor e dirigente escolar, investigador e historiador, escritor e poeta, jornalista e fotógrafo amador, o Padre Eduardo Pereira (1887-1976) foi uma figura ímpar no panorama cultural da Madeira do século XX; escreveu, entre outras, a marcante obra Ilhas de Zargo (1.ª ed. de 1940; 4.ª ed. de 1989), extensa monografia ainda hoje relevante para estudiosos e curiosos. O Porto Santo foi, para o Padre Eduardo Pereira, ilha eleita, terra predileta. O autor reservou, a esta Ilha, um lugar especial como tema de estudo, em variadas áreas do saber; adotou uma atitude de reflexão, intervenção e denúncia – contra o abandono e a penúria seculares e em prol do desenvolvimento material, cultural e social; elegeu o Porto Santo como destino de vilegiatura; escolheu, inclusive, aqui assentar morada, nas últimas décadas da sua vida; aos habitantes prestou serviço pastoral paroquial; e aqui foi, também, jornalista correspondente.
A exposição fotográfica ficará patente até junho de 2021, na Sala de Exposições do Edifício dos Paços do Concelho do Porto Santo.
Ver mais
|
|
ABM dinamiza formação “Introdução às Técnicas Documentais”
No âmbito do projeto de apoio à Rede Regional de Bibliotecas Públicas decorre, no mês de maio, no ABM, a formação “Introdução às técnicas documentais”. Esta ação é dirigida aos profissionais da Bibliotecas Municipais e incidirá especialmente nos procedimentos técnicos de gestão de documentos. A ação será orientada pelas bibliotecárias do ABM Helena França e Liliana Pestana.
|
|
Formação “Técnicas de Encadernação”
No mês de maio o ABM promove a formação "Técnicas de Encadernação”, destinada ao grupo Técnicos Superiores de Bibliotecas Escolares.
Trata-se de uma 2ª edição, como complemento à formação ministrada em 2020 “Conservação e restauro de livros - bibliotecas escolares”.
Atendendo à elevada utilização dos livros e à dificuldade das escolas em renovar o seu acervo, estas formações permitem atribuir algumas competências e noções básicas de procedimentos que podem ser aplicados no dia a dia de um gestor de uma biblioteca escolar. A ação será orientada pela Diretora de Serviços de Conservação e Restauro do ABM, Dina Noite.
|
|
Disponibilização de um lote de 150 novas imagens do fundo “Photographia Vicente”
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um novo lote de 150 imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente`s, pertencentes ao fundo Photographia Vicente, em depósito no ABM.
Este conjunto conta com um bloco de retratos datados de 1886 a 1897 e três retratos do padre Ernesto João Schmitz, da primeira década do século XX. São apresentadas ainda imagens de âmbito temático diversificado, sendo de realçar registos alusivos à presença de Gago Coutinho e Sacadura Cabral na Madeira, na sequência da travessia aérea Lisboa-Brasil; um acidente rodoviário na avenida Zarco; as instalações da Estação Rádio da Madeira no Pico dos Barcelos, as celebrações festivas da firma Hinton & Sons, assim como plantações de bananeiras e de canas-de-açúcar das suas propriedades. Destacam-se também panorâmicas sobre a baía e cidade do Funchal e outras vistas sobre o Jardim Municipal, Parque de Santa Catarina e sobre edifícios particulares e arruamentos envolventes.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo ou explore o fundo "Photographia Vicente".
|
|
Divulgação de obras em domínio público: Alfredo Augusto Lopes Pimenta (1882-1950)
Este 2021, a DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, um conjunto de autores e obras. As monografias disponibilizadas em linha podem ser livremente utilizadas e estão acessíveis através do catálogo bibliográfico do ABM. Em maio, destacamos obras de Alfredo Augusto Lopes Pimenta.
Pimenta, Alfredo Augusto, 1924, Poemas em proza, Lisboa, Portugália
Pimenta, Alfredo Augusto, 1920, O livro das sinfonias mórbidas, Lisboa, Portugália
Alfredo Augusto Lopes Pimenta nasceu em Lisboa no ano de 1882 e morreu em 1950. Historiador, poeta e escritor português, licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e foi professor no Liceu Passos Manuel em Lisboa, entre 1911 e 1913. Em 22 de Dezembro de 1931 tornou-se diretor do Arquivo Municipal de Guimarães. Foi militante anarquista e mais tarde republicano, aderindo ao Partido Republicano Evolucionista. Em 1915 torna-se militante monárquico. Funda o movimento Acção Tradicionalista Portuguesa. Como poeta destacam-se as obras Alma Ajoelhada, (1914), O Livro das Orações, (1916), Paisagem de Orquídeas, (1917), O Livro das Sinfonias Mórbidas, (1921), entre outras.
|
|
|
Fábulas no Jardim
Para assinalar os 400 anos do nascimento de La Fontaine, O ABM organiza, por altura do Dia Mundial do Livro, uma mostra bibliográfica alusiva a este ícone da literatura. Jean de La Fontaine marcou uma época com as suas fábulas, construindo histórias que têm geralmente animais como personagens e uma lição de moral associada à narrativa. São histórias reeditadas e reinterpretadas por diversos autores até os dias de hoje, dedicadas tanto aos adultos como às crianças.
Para o público infantojuvenil, no dia 7 de maio (sábado) realizar-se-á a sessão Fábulas no Jardim, dedicada à narração e descoberta de diversas histórias. Esta iniciativa decorrerá nos jardins do ABM, às 11h00, mediante inscrição prévia. É dirigida a crianças a partir dos 4 anos, com cartão de leitor e acompanhadas por 1 adulto.
|
|
Eva Mejuto, A Casa da Mosca Fosca: uma proposta de exploração de leitura
Com a nossa habitual hora do conto cancelada por tempo indeterminado, a equipa da sala infantojuvenil tem preparado um conjunto de propostas para os nossos leitores e pais. Partindo de uma história, apresentamos o tema, a autora e um conjunto de atividades que poderão ser desenvolvidas em casa. Este mês propomos a exploração da obra de Eva Mejuto, A Casa da Mosca Fosca. Aceda a esta proposta e descubra também muitas outras, na nossa área Histórias e Atividades do ABM.
|
|
Adesão da Biblioteca Municipal da Calheta ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira
A DRABM assinou, no dia 7 de maio, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal da Calheta ao Catálogo Coletivo de Bibliotecas da Madeira (CCBM). Estiveram presentes o Secretário Regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, o Diretor Regional da DRABM, Nuno Mota e a vereadora da Câmara Municipal da Calheta, Doroteia Leça, como responsável para a cooperação no CCBM.
O CCBM é um catálogo colaborativo que tem o objetivo de valorizar o património bibliográfico regional através da integração, divulgação e localização de toda a informação documental bibliográfica das bibliotecas da RAM. A adesão ao CCBM requer a adoção de determinados princípios e normas bibliográficas, definidas pelo órgão coordenador.
No âmbito das suas funções de coordenação da RRBP, a DRABM disponibilizará às bibliotecas aderentes ao CCBM um conjunto de procedimentos e medidas técnicas a executar no âmbito biblioteconómico, e de cuja observância decorrerá a uniformidade dos registos bibliográficos produzidos por todas as bibliotecas cooperantes.
Também importante é a normalização de procedimentos, relativos ao empréstimo interbibliotecas e a sua adequação às especificidades de cada biblioteca.
|
|
Acondicionamento de coleção de livros litúrgicos Igreja Paroquial de São Jorge
A equipa de Conservação e Restauro do ABM, no âmbito de uma parceria com a Igreja Paroquial de São Jorge, concluiu o acondicionamento de 10 missais romanos, 5 livros de cânticos, 4 estampas das estações da Via Sacra e um fólio em pergaminho.
A preservação foi o foco principal desta intervenção que teve início com o expurgo dos documentos, através do sistema de anoxia, com intuito de eliminar insetos bibliófagos. Seguiu-se o acondicionamento do espólio e o armazenamento do conjunto documental em depósito.
Esta coleção de livros litúrgicos da Igreja Católica deu entrada no ABM, em setembro de 2020, por contrato de depósito. É composta por missais romanos e livros de cânticos (15 livros com datas de edição entre 1726 e 1958). Inclui ainda quatro estampas das estações da Via Sacra e um fragmento (1 fólio em pergaminho) de um livro de cânticos litúrgicos dos finais do séc. XV ou do séc. XVI.
|
|
Oferta de livros (abril)
Monografias e publicações periódicas oferecidas pela Biblioteca Municipal de Santa Cruz.
Total: 96 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas por Fernando Pires.
Total: 34 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas por A. M. Guerreiro.
Total: 4 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas por Élvio Duarte Martins Sousa.
Total: 2 espécies bibliográficas.
Monografias oferecidas por Sónia Emília Veiga Rosa.
Total: 1 espécie bibliográfica.
Monografias oferecidas por Fátima Barros.
Total: 1 espécie bibliográfica.
Monografias oferecidas por Luísa Maria Freitas Ferreira Aguiar.
Total: 1 espécie bibliográfica.
|
|
|
|
|