ABM integra programa do Festival Colombo 2021
A Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), através da Direção de Serviços de Comunicação e Acesso, integra a programação do Festival Colombo 2021. Entre os dias 7 e 8 de outubro, serão dinamizadas atividades pedagógicas ligadas a episódios da história do Porto Santo, à genealogia porto-santense e à exploração do livro e da leitura. Estas ações vão alcançar vários públicos. No dia 7 de outubro, a equipa do Serviço Educativo promove uma sessão interativa, com alunos do 3.º ciclo, da Escola Básica e Secundária Professor Doutor Francisco Freitas Branco, na qual reconstituímos, de forma lúdica, o ataque de corsários argelinos em 1617. No dia 8 de outubro, na Biblioteca Municipal do Porto Santo, recebemos um grupo de alunos do pré-escolar, para uma hora do conto e ateliê temático, criado a partir da obra “A baleia”, de Benji Davies. Para finalizar o programa, dinamizamos uma atividade prática com o público sénior, dedicada à história das famílias.
|
|
Disponibilização de um lote de 152 novas imagens do fundo “Figueiras”
A DRABM disponibiliza na plataforma de pesquisa de arquivos um lote de 152 novas imagens do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, pertencentes ao fundo Foto Figueiras, em depósito no ABM.
Deste conjunto destacamos fotografias relativas aos seguintes temas:acidentes de automóvel, derrocadas, incêndio da Casa Leacock, a passagem da Divisão Naval Francesa e do navio escola finlandês "Suomen Joutsen" pela Madeira, imagens relacionadas com a visita do presidente da República, general Francisco Craveiro Lopes, clubes e associações desportivos, espaços comerciais, transportes marítimos e motorizados entre outros.
Consulte o novo lote de imagens deste acervo, ou pesquise este fundo na nossa plataforma.
|
|
Divulgação de obras em domínio público: George Orwell
A DRABM assinala com os seus leitores o Domínio Público, disponibilizando, mensalmente, autores e obras.
No mês de outubro destacamos outra obra de George Orwell, pseudônimo de Eric Arthur Blair, autor que em 2021 entra em domínio público. George Orwell nasceu a 25 de junho de 1903, em Motihari, Bengala, Índia, e morreu a 21 de janeiro de 1950, em Londres. Romancista, ensaísta e crítico inglês, notabilizou-se pelos seus romances “Animal Farm” (1945) e “Mil novecentos e oitenta e quatro” (1949).
Orwell, George, 1946, Animal farm, London, New American Library
|
|
Sessões de Leitura ABM Bebés e ABM Miúdos na Sala Infantojuvenil
A partir de 2 de outubro as sessões de leitura para crianças têm novos horários e modos de funcionamento. As sessões ABM Bebés, para crianças entre os 0 e 3 anos de idade, serão realizadas sempre na primeira quinta-feira do mês às 18h00.
As sessões ABM Miúdos, destinadas a crianças a partir dos 4 anos, serão semanalmente aos sábados às 11h. Para que várias famílias possam usufruir da atividade, a sessão será repetida em dois sábados consecutivos. É necessária inscrição prévia 2 dias antes das sessões, por telefone ou presencialmente na Sala Infantojuvenil. Ficamos à vossa espera!
Consulte o programa
|
|
Anterior diretora do ABM agraciada com medalha de prata por serviços prestados
O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, presidiu, a 22 de setembro, na Quinta das Cruzes, Funchal, à cerimónia de entrega das Medalhas de Mérito Turístico, na qual foram reconhecidas e galardoadas 19 entidades e profissionais do setor pelo profissionalismo, entrega e dedicação à indústria.
A anterior diretora do Arquivo e Biblioteca da Madeira, Dra. Maria Fátima Araújo de Barros, foi agraciada com a medalha de prata por importantes serviços prestados.
Entre 1997 e 2020 dirigiu esta instituição, contribuindo ativamente para o seu crescimento e projeção e coordenando projetos desafiantes como a criação e implementação do sistema regional de arquivos, a transição do Arquivo Regional da Madeira (ARM) para as atuais instalações, o diagnóstico aos arquivos da administração regional e a incorporação dos arquivos anteriores ao período autonómico, a fusão do ARM e da Biblioteca Pública Regional, a transferência, tratamento e disponibilização do acervo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, entre outros.
|
|
SRTC/DRABM recebeu Coleção de folhetos de João Gomes de Sousa, o «Feiticeiro da Calheta»
A Secretaria Regional do Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira, formalizou com Eugénio Perregil a doação de uma coleção de folhetos de João Gomes de Sousa, conhecido como o “Feiticeiro da Calheta”. Esta coleção é composta por 27 folhetos, editados entre 1940 e 1971. Trata-se de literatura de cordel (literatura popular em verso) da autoria daquele poeta popular madeirense.
Após tratamento, os folhetos ficarão disponíveis à consulta pública, pela via digital, nas Salas de Leitura do ABM.
João Gomes de Sousa nasceu a 30 de novembro de 1895, no sítio do Lombo do Atouguia, freguesia e concelho da Calheta, e faleceu a 8 de julho de 1974, no Lombo do Brasil, Calheta. Descendente de uma família pobre e humilde, que vivia da lavoura, era filho de João Gomes de Sousa e de Maria Rodrigues dos Santos. Em 1918, casou-se com Catarina Pestana, que faleceu em maio de 1945. Viúvo, casou em segundas núpcias, em dezembro desse mesmo ano, com Augusta Gomes, de quem teve uma filha.
Evidenciou-se pela sua grande capacidade para criar versos e rimas sobre factos e gentes da Madeira, e é recordado como um homem repentista que animava as festas e os arraias realizados na Ilha, a cantar e a tocar viola de arame. O “Feiticeiro da Calheta” relatava em verso diversas histórias, nas quais descrevia as vivências do povo e acontecimentos do seu tempo. O registo das suas composições na literatura de cordel surge em 1938, após a participação na primeira Festa da Vindima ocorrida no Funchal, nos dias 18 e 19 de setembro daquele ano, com o grupo folclórico do Arco da Calheta.
|
|
Ingresso de documentos e oferta de livros (setembro)
Arquivo da Banda Recreio Camponês
Ingresso adicional de 12 caixas com obras musicais e documentos de arquivo (regulamentos, estatutos, escrituras, convocatórias e documentos de âmbito financeiro).
Datas extremas: 1927-2007
Coleção de folhetos do poeta popular madeirense João Gomes de Sousa
Doação de Eugénio Perregil. Coleção de 27 folhetos impressos do poeta popular madeirense João Gomes de Sousa, o “Feiticeiro da Calheta”.
Datas de edição: 1940-1971.
Tribunal Judicial da Comarca da Madeira
Incorporação de 103 caixas com processos judiciais provenientes do Tribunal Judicial da Comarca do Funchal, Tribunal Judicial da Comarca da Ponta do Sol, Tribunal Judicial da Comarca de Santa Cruz e do Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente.
Datas extremas: 1960-2012.
Oferta avulsa de monografias
Monografias ofertadas por Daniela Sofia Viveiros, Maria da Paz Freitas e José Manuel Vieira.
Total: 29 espécies bibliográficas.
|
|
|
|
|