Newsletter n.º 33

Julho no ABM...

ABM integra o Portal Português de Arquivos (PPA)
com 1,2 milhões de réplicas digitais de documentos

O Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (ABM) já integra o Portal Português dos Arquivos .
O protocolo entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Direção Regional da Cultura foi assinado no dia 13 de dezembro de 2018, porém só no primeiro semestre deste ano foi possível agregar ao portal o vasto repositório digital do ABM.
O ABM direciona para esta plataforma de pesquisa mais de meio milhão de registos descritivos e cerca de 1,2 milhões de réplicas digitais de documentos, provenientes de cerca de 80 fundos e coleções, com datas compreendidas entre os séculos XV e XX. Neste acervo arquivístico destacam-se os fundos paroquiais (particularmente as séries de registo de batismos, casamentos e óbitos), os fundos fotográficos (com cerca de 7000 imagens disponíveis) e os fundos municipais, entre outros arquivos da administração pública da Região Autónoma da Madeira, bem como alguns arquivos privados.
Com a entrada neste portal, o repositório arquivístico do ABM será igualmente disponibilizado através do Portal Europeu de Arquivos e da plataforma EUROPEANA.

Novo projeto editorial do ABM: Coleção Madeira – Memórias Fotográficas
Disponíveis para venda os números 1, 2 e 3

A Madeira, através do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s (anterior Photographia – Museu “Vicentes”), possui um património documental de rara relevância no panorama da História da Fotografia na Europa, fruto da atividade de vários fotógrafos, profissionais e amadores. A coleção Madeira – Memórias Fotográficas, composta por catálogos de divulgação em língua portuguesa e inglesa, tem por objetivo dar a conhecer parcelas significativas desta herança e fornecer álbuns fotográficos de história.
Estão disponíveis para venda 3 números, que mostram fotografias da Madeira de vários fotógrafos e em diversas datas: Alexander Lamont Henderson, 1906 (n.º 1); João Anacleto Rodrigues, 1891-1943 (n.º 2); Aloísio César de Bettencourt, 1872-1895 (n.º 3).
Cada volume contém: textos introdutórios sobre o fotógrafo e o arquivo fotográfico correspondentes e o âmbito e conteúdo das imagens e as fotografias propriamente ditas, selecionadas e ordenadas mediante critérios temáticos. Os livros podem ser adquiridos na loja do ABM e na Direção Regional da Cultura.
A coleção é editada pela Direção Regional da Cultura e pelo ABM – onde os acervos dos fotógrafos contemplados, e de outros ainda, estão depositados e foram inventariados – e pelo referido museu.

Compras online disponíveis na Loja do ABM

A partir do mês de julho é possível fazer compras e efetuar pagamentos online na página institucional do ABM. As publicações e produtos estão disponíveis na loja do ABM, que integra o novo portal de serviços do Governo Regional.
Este projeto vem permitir aos nossos utilizadores adquirir todas as obras publicadas pelo ABM, entre as quais destacamos a nova coleção
Madeira – Memórias Fotográficas, os catálogos de exposições, as transcrições documentais ou os cadernos pedagógicos.
O portal de serviços congrega, num único ponto de acesso, toda a presença digital do Governo Regional da Madeira. Na renovada loja do ABM  podem ser efetuados pagamentos com cartão de crédito ou por multibanco.

Assinatura de auto de doação do arquivo da União dos Caseiros da Ilha da Madeira

No dia 8 de julho, pelas 15h00, o ABM assina um auto de doação do arquivo da União dos Caseiros da Ilha da Madeira. A cerimónia decorrerá no auditório do ABM, com a presença da Secretária Regional do Turismo e Cultura, Dr.ª Paula Cabaço, e com os representantes da entidade originariamente detentora dos documentos.
O arquivo que dará entrada no ABM, num total de 6 caixas (2 livros, 71 pastas e 3 capilhas), reúne a documentação produzida e acumulada por esta instituição (1976-1991), na qual se inclui: fichas de sócios; documentação contabilística (balancetes, recibos, registo de compras); correspondência (da Associação, de caseiros com senhorios); comunicados; abaixo assinados; recortes de imprensa; documentos de compra e venda dos caseiros. Acrescem ainda algumas fotografias e exemplares do jornal “O Caseiro”, entre outros documentos.

Exposição “Imagens e Memória do Concelho de São Vicente” inaugurada a 2 de julho

O ABM abre ao público a 2 de julho, às 18h00, no Centro de Promoção Cultural de São Vicente, a exposição fotográfica “Imagens e Memória do Concelho de São Vicente”.
À semelhança de duas mostras anteriores (sobre os concelhos da Calheta e de Câmara de Lobos) serão apresentadas curiosas e interessantes imagens do antigo património edificado, dos aglomerados urbanos de outrora, das pitorescas paisagens rurais do passado e dos agrestes panoramas naturais que se desenham ao longo dos vales e vertentes das altíssimas montanhas deste concelho nortenho, constituído pelas freguesias de São Vicente, da Ponta Delgada e da Boaventura.

Para os mais pequenos...

Calendário de atividades de julho-setembro de 2019
Consulte as propostas da Sala Infantojuvenil para o terceiro trimestre de 2019.
Ver calendário

Hora do Conto
Sábados, às 11h00, na Sala Infantojuvenil.

ABM online...

Acervo da Empresa de Eletricidade da Madeira (1939-2018)

 O ABM disponibiliza, na plataforma Archeevo, o inventário do arquivo da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM).
Constituído por 349 unidades de instalação (livros, caixas e pastas), com datas compreendidas entre 1939 a 2018, este arquivo contém documentação ilustrativa das funções de gestão e suporte da instituição e, ainda, da importante obra de aproveitamentos hidroagrícolas e hidroeléctricos da Madeira, numa primeira fase levados a cabo pela Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira. São de realçar, assim, os projetos e processos de empreitadas.  Não menos importante é a secção respeitante à exploração, transporte e distribuição de energia elétrica nos diferentes concelhos. O acervo inclui, também, uma secção relativa aos consumidores e um conjunto de fotografias no âmbito da atividade da EEM, estas últimas a disponibilizar em breve, após a respetiva digitalização.

Atas das sessões, contratos e escrituras e registo geral de ordens e provisões da Câmara Municipal da Calheta

A assinalar o feriado municipal da Calheta, no passado dia 24 de junho, o ABM disponibilizou online os livros de atas das sessões do seu executivo municipal dos seguintes anos: 1794-1834, 1837-1846, 1849-1860 e 1958-1990. Foram ainda colocados em linha os livros de contratos e escrituras (1878-1981), bem como os livros de registo geral de provisões régias (1760-1845) e os registos de editais (1827-1917). As cerca de 16.500 imagens disponibilizadas são da maior importância e utilidade para os serviços camarários, para o cidadão e para o investigador.

Atas das sessões e registo de editais da Câmara Municipal da Ribeira Brava

 Também a assinalar o feriado municipal da Ribeira Brava, no passado dia 29 de junho, o ABM disponibilizou online os livros de atas das sessões do seu executivo municipal dos anos de 1957 a 1989, bem como os copiadores de editais de 1926 a 1974. As cerca de 6100 imagens disponibilizadas constituem um testemunho e uma fonte imprescindível para a história deste concelho, uma vez que registam quase 50 anos de deliberações e iniciativas de gestão da autarquia ribeira-bravense.
Refira-se que a publicação em linha de documentação municipal decorre de um projeto de digitalização, em regime de outsourcing, que abarcará uma parcela significativa dos arquivos municipais incorporados no ABM, num total de mais de 300 mil imagens. No âmbito deste projeto, já foram disponibilizados os livros de vereações e de contratos e escrituras das autarquias do Funchal, do Porto Santo, de Santana e da Calheta.

ABM conclui disponibilização do fundo fotográfico de João Francisco Camacho (1833-1898)

 No mês de julho, o ABM disponibiliza todo o fundo fotográfico de João Francisco Camacho. Será possível aceder a mais 231 imagens, datadas de entre 1863 e a primeira metade do século XX, ligadas aos vários estúdios fotográficos presentes neste fundo.
Este fundo é, na sua essência, da família de João Francisco Camacho, predominantemente do ramo da sua filha Adelaide Cristina Camacho Loforte. Resulta da acumulação de retratos ao longo de vários anos, muitos deles da autoria de João Francisco Camacho e dos seus estúdios, mas também de outros estúdios, resultantes, provavelmente, de ofertas de carte-visite e de postais. Este fundo apresenta, portanto, dois pontos de inegável importância: o trabalho de João Francisco Camacho e numa relação da grande variedade de estúdios fotográficos na segunda metade do séc. XIX, particularmente em Lisboa.
Consulte o dossiê de divulgação e o instrumento descritivo.

Fotografias em destaque: “Palácio de São Pedro” e “Carros de Cesto”

No mês de junho, nos dias 1 e 15, na rubrica “Fotografias em destaque”, serão apresentadas imagens relativas aos temas “Palácio de São Pedro” e Carros de Cesto”.
As imagens selecionadas são procedentes de vários fundos do acervo do
Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.

Jornais: novos títulos

Foi recentemente disponibilizado na plataforma Prisma o jornal “O diario do commercio : orgão do partido progressista”, relativo aos anos 1900 (Jul./Dez.), 1901 (jan./dez.), 1902 (jan./dez.), 1903 (jan./jun.), 1906 (jan/dez.), num total de 100 pdfs pesquisáveis.

 

O ABM destaca...

Conferência sobre a Lenda de Machim no Centro de Estudos Nacionais “Aires de Ornelas”

O ABM destaca uma fotografia da conferência do Padre Eduardo C. N. Pereira na Conferência sobre a “Lenda de Machim”, no Centro de Estudos Nacionais “Aires de Ornelas”. Esta fotografia é de 15.12.1938 e está inserida no vol. 3.º (p. 391), "Título de Rodrigues de Oliveira" da coleção Arquivo Genealógico Madeirense, da autoria do médico e genealogista João José Maria Rodrigues de Oliveira (1875-1950). Trata-se de um nobiliário da Madeira e Porto Santo, total de 45 volumes manuscritos.
ABM, Luiz Peter Clode, liv. 658, p. 391.

 

O ABM informa...

Participação do ABM no evento "Literata 30 anos de Literatura na Madeira"
 

No dia 3 de junho a responsável do Serviço Educativo, Dr.ª Natércia Gouveia, representou o ABM  na mesa redonda “Gestão Cultural da Literatura”. O debate realizou-se na Universidade da Madeira, integrado no evento "Literata 30 Anos de Literatura na Madeira". A Dr.ª Marcela Costa, também do ABM, integrou a primeira mesa de debate “Literatura: O tempo e a ilha”.
O evento foi organizado por alunos do Mestrado em Gestão Cultural, no âmbito da cadeira de Gestão Cultural da Literatura.

Ingresso de documentos e oferta de livros (junho) 

Empresa de Eletricidade da Madeira
Formalização da entrega, efetuada nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, do arquivo da Empresa de Eletricidade da Madeira, num total de 349 unidades de instalação (231 caixas, 113 livros e 5 pastas). Datas extremas: 1939-2018.


Monografias ofertadas pelo Centro de Estudos de História do Atlântico (CEHA), Ordem dos Engenheiros Técnicos, Câmara Municipal do Funchal, António Jorge de Menezes, Joaquim Domingos Capela e António Alexandrino.
Total de 6 espécies bibliográficas.
 
Depósito Legal: Entrada de 12 caixotes, contendo um total de 2612 espécies bibliográficas.

 

Em breve...

Exposição “Imagens e Memória do Concelho de Machico”

No mês de setembro o ABM dá continuidade a este projeto com a inauguração de uma exposição fotográfica dedicada ao concelho de Machico.

Copyright © 2024 Arquivo e Biblioteca da Madeira, All rights reserved.
ABM


ALTERAR DADOS | CANCELAR SUBSCRIÇÃO



Email Marketing Powered by Mailchimp