DRABM abre a Semana da Educação Artística da UNESCO 2023

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), recebeu, no dia 22 de maio, a abertura da Semana de Educação Artística 2023.

O evento decorreu no auditório do Arquivo e Biblioteca, entre as 9h00 e as 13h00, com a presença da Dr.ª Fátima Claudino, representante da Comissão Nacional da UNESCO. Esta sessão contou com alguns dos professores e orientadores das Escolas / Cidades de Aprendizagem afetas à UNESCO, para um plenário em torno da Educação artística em todas as suas formas e expressões, desde o pré-escolar ao Ensino Secundário. Também foi apresentada a nova Maleta Pedagógica do Serviço Educativo da DRABM, de abordagem à Poesia Visual portuguesa.

A Semana Internacional da Educação Artística decorre anualmente na quarta semana de maio, conforme resolução da UNESCO, desde 2011. A UNESCO apoia duas formas de educação artística: aprender as artes (ensino e aprendizagem das artes visuais e cênicas) e aprender por meio das artes (integração das artes na educação para melhorar e elevar o nível da aprendizagem). A educação artística também intensifica, de maneira transversal, o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 4, sobre educação de qualidade; o ODS 5, sobre igualdade de gênero; o ODS 8, sobre melhorar as oportunidades de trabalho e emprego decente por meio da cultura e da criatividade; tudo isso no espírito do ODS 16, sobre a mitigação de conflitos e a construção da paz.

A DRABM, que integra a Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO, abriu as atividades a decorrer na Região.