DRABL apresenta diagnóstico aos arquivos da Administração Pública Regional | 29 de novembro

A Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL), apresenta no dia 29 de novembro o diagnóstico aos arquivos da Administração Pública Regional. A sessão pública terá lugar a partir das 10:00 no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira.

Além da divulgação do relatório do diagnóstico e suas principais conclusões, em comunicação por José Vieira Gomes (DRABL), serão apresentadas ao longo do dia comunicações por Pedro Penteado, Diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Luís Faria, Diretor de Inovação da empresa KEEP SOLUTIONS, e pelos arquivistas da Administração Pública Regional Eduardo Gouveia (Instituto de Segurança Social da Madeira) e Laureano Macedo (Direção Regional do Orçamento e Tesouro).

Este encontro é de entrada livre e destina-se a todos os técnicos e dirigentes da Administração Pública, em especial com responsabilidades na área dos arquivos.

Refira-se que o relatório de diagnóstico aos arquivos da Administração Pública Regional promovido pela DRABL, através da Direção de Serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos, resulta de um trabalho de recolha de dados junto dos serviços do Governo Regional da Madeira, que decorreu entre fevereiro de 2022 e julho de 2023, junto de 71 entidades. É um instrumento que ambiciona valorizar os arquivos da administração regional e promover a qualidade, a preservação, a segurança, a acessibilidade e a transparência dos sistemas de informação públicos na RAM.

Diagnóstico aos arquivos da Administração Pública Regional
Sessão pública de apresentação

29 de novembro de 2024

10h00 – Sessão de abertura, com o Secretário Regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus

10h15 – José Vieira Gomes: Diagnóstico aos arquivos da administração pública regional

11h15 – Coffee-break

11h30 – Pedro Penteado: Novas metodologias de classificação avaliação da informação pública para facilitar a transição digital

12h30 – Almoço

14h00 – Eduardo Gouveia: O caso de sucesso do Instituto de Segurança Social da Madeira

14h20 – Laureano Macedo: Da Portaria n.º 88/2011, de 26 de julho à Portaria n.º 142/2023, de 13 de março: configurações de um cânone arquivístico

15h00 – Luís Faria: Primeiros Passos na Preservação Digital: Estratégias de Planeamento e Implementação

16h00 – Sessão de encerramento, com o Diretor Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro, Nuno Mota