Logotipo Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira
Salvaguardamos e valorizamos o património documental e bibliográfico da Região.
Sobre o Projeto 2018-12-13T12:28:12+00:00

IMC Pragas – Arquivos e Bibliotecas

Sobre o Projeto

Os documentos textuais (informação registada sobretudo em suporte papel) estão sujeitos à ação infestante e destruidora das pragas, com danos potencialmente irreparáveis ao nível da perda de informação. Assim, torna-se imperativa a adoção de ações preventivas, determinantes para a salvaguarda desses documentos, minimizando os riscos de perda e destruição.

O IMC pragas pretende ser um instrumento orientador e pedagógico para a Identificação, Monitorização, Controlo e erradicação de pragas em documentos gráficos (IMC Pragas); é  direcionado para todos os que querem saber sobre o tipo de pragas existentes, a sua ação destrutiva e correta identificação, fornecendo as ferramentas adequadas para o seu controlo e erradicação.

O IMC Pragas divide-se nas 3 seguintes fases:

Identificação

Ao serem identificadas as pragas que infestam a documentação, será possível determinar o seu ciclo de vida, condições ambientais propícias ao seu desenvolvimento e hábitos alimentares, evitando assim que as pragas se multipliquem e continuem a utilizar a documentação como fonte de alimentação e abrigo. Esta análise poderá ser efetuada através da observação dos danos ou vestígios deixados e, quando possível, pelo seu aspeto físico.

 Monitorização

A implementação de um programa de monitorização para controlo de insetos bibliófagos e roedores fornece informações relevantes acerca das medidas preventivas (externas e internas) a adotar num edifício, de forma a prevenir e a dificultar o desenvolvimento de pragas.

 Controlo e erradicação

A partir dos dados fornecidos através da monitorização, será possível identificar as áreas problemáticas e tomar as respetivas medidas preventivas e corretivas, de forma a proceder ao controlo e erradicação de insetos e roedores.