Concurso Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) promove, no ano letivo de 2019/2020, a 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O CNL, é destinado a alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário e pretende promover o prazer da leitura, estimular o contacto com os livros e desenvolver as competências da oralidade e da escrita.

Condições de Participação

Até 18 de outubro de 2019, as escolas deverão preencher o formulário de inscrição no CNL, disponível nos formulários do PNL2027.

A 25 de outubro de 2019, o PNL2027 publica no Portal do PNL2027 a lista das escolas inscritas.

A inscrição prévia dos concorrentes no PNL obriga à aceitação do regulamento geral do concurso (disponível no site do PNL), bem como do regulamento regional.

Mais informações sobre o Concurso Nacional de Leitura.

Fases de Apuramento

Na Região Autónoma da Madeira serão realizadas duas fases de apuramento:

• Fase Escolar (28 de outubro de 2019 a 12 de fevereiro de 2020, a cargo das escolas da RAM); Cada escola seleciona 2 representantes por nível de ensino.

Nesta edição, pela primeira vez, o ABM fornece às escolas uma proposta de prova escrita e outra de leitura expressiva. As escolas podem optar por utilizar os modelos fornecidos, ou realizar as suas provas de forma autónoma.
Para terem acesso aos modelos de provas os professores podem contactar-nos através do email seec.abm.srtc@madeira.gov.pt

• Fase Intermunicipal/Regional (de 10 de março a 30 de abril de 2020, a cargo do ABM). Mais informações no regulamento em anexo.

Os vencedores da Região participam na Final nacional, a decorrer no dia 6 de junho, em Oeiras.

Contactos

FASE ESCOLAR:
Na RAM as escolas poderão contar com o apoio da Direção Regional de Educação: Divisão de Gestão de Projetos e do Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira:
Serviço Educativo: 291 708 400; seec.abm.srtc@madeira.gov.pt.

O PNL2027 disponibiliza um serviço de apoio, em linha, que possibilita aos professores responsáveis pelo CNL a colocação de questões.
Com este serviço pretende-se criar uma linha de comunicação oficial entre o PNL2027 e todos aqueles que coordenam este concurso nas escolas.
Para colocar as suas questões deverá utilizar o endereço de correio eletrónico apoiopnl@pnl2027.gov.pt

FASE INTERMUNICIPAL/REGIONAL: Arquivo e Biblioteca da Madeira.
Serviço Educativo: 291 708 400; seec.abm.srtc@madeira.gov.pt.

Edições Anteriores

2018/2019

Vencedores 2018/2019

1.º Ciclo: Miguel Gaspar Abreu – Escola Básica do 1.º Ciclo com Jardim de Infância da Ponta do Sol

2.º Ciclo: Ana Carolina Oliveira – Colégio de Santa Teresinha

3.º Ciclo: João David Pestana – Colégio de Santa Teresinha

Ensino Secundário: Lara Ferreira – Conservatório – Escola Profissional Artes, Eng.º Luís P. Clode

2017/2018